A graça é irresistível ou não, os salvos são escolhidos desde o ventre?

Afinal, a graça é irresistível aos salvos? Deus escolhe todos os salvos desde o ventre? Se sim, como cada um receberá o galardão “segundo as suas obras”. Não há injustiça em condenar quem não teve o livre arbítrio para a escolha? Quais as passagens bíblicas explicam melhor?

Clique aqui para fazer sua pergunta!

Onde entra em vigor, na Bíblia, a graça do Senhor Jesus

Todo crente deve saber que pela graça somos salvos, mas, mesmo assim muito se gloriam em seus feitos. Mas, a questão é a seguinte: houve várias dispensações até a presente (graça), e pouquíssimos sabem onde esta realmente entra em vigor. Para provar isso, postei essa pergunta: Onde na Bíblia vigora a graça de Deus, a partir de qual texto, pois, não sabendo isso, aceitam remendo velho em pano novo… E pior que isso, deitam vinho novo, em odres velhos, e pelo fato de ser velho o odre, não resiste a fermentação do vinho, e ambos se perdem, tanto o vinho como o odre.

Tenho que me preparar para receber a salvação?

Vejo muitas pessoas falando que devemos nos preparar para sermos salvos; que devemos melhorar, e etc, e tal; que devemos fazer por merecer. Creio que essa seja a “Teologia do mérito dos amigos de Jó”, ou seja: se faço tudo certinho, serei abençoado e serei salvo, se peco, serei amaldiçoado, serei condenado.
Bom, o que entendo como Graça é que seja um favor imerecido, como está escrito: Dom gratuito de Deus! Então, sendo assim sou incapaz de fazer algo para salvar a mim mesmo, pois em Isaías também diz que nossas boas obras são como trapos de imundícia.
As religiões, de uma forma geral, inclusive as pagãs, diz que tenho que “merecer”, a graça diz que tenho que crer em Jesus Cristo e no seu sacrifício. Como os amados defensores da “teologia do mérito” me explicam:
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
????