Tenho que me preparar para receber a salvação?

Vejo muitas pessoas falando que devemos nos preparar para sermos salvos; que devemos melhorar, e etc, e tal; que devemos fazer por merecer. Creio que essa seja a “Teologia do mérito dos amigos de Jó”, ou seja: se faço tudo certinho, serei abençoado e serei salvo, se peco, serei amaldiçoado, serei condenado.
Bom, o que entendo como Graça é que seja um favor imerecido, como está escrito: Dom gratuito de Deus! Então, sendo assim sou incapaz de fazer algo para salvar a mim mesmo, pois em Isaías também diz que nossas boas obras são como trapos de imundícia.
As religiões, de uma forma geral, inclusive as pagãs, diz que tenho que “merecer”, a graça diz que tenho que crer em Jesus Cristo e no seu sacrifício. Como os amados defensores da “teologia do mérito” me explicam:
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
????

10 pensou em “Tenho que me preparar para receber a salvação?

  1. Olá Ricardo , eu tbm tinha esta duvida e Deus retirou esta minha duvida e irei te ajudar com maior prazer ,
    Eu estudei muito a Biblia com a orientação de Deus para retirar esta minha duvida tbm e entao , escrevi um texto que esta neste meu blog: http://jovenscomalvo.blogspot.com.br/2013/05/as-pessoas-acham-que-estao-salvas-so.html

    E este texto q escrevi , tbm base-ei em 2 estudos biblicos pentecostais que eu tbm descrevi no meu blog :
    1 – http://jovenscomalvo.blogspot.com.br/2013/05/a-seguranca-da-salvacao-1-joao-5.html

    2- http://jovenscomalvo.blogspot.com.br/2013/05/o-julgamento-do-crente.html

    Para ser sincera , eu estava desesperada, eu me sentia insegura , nao tinha certeza e tbm me baseava neste versiculo que vc descreveu : ”Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Mas depois de muito tempo pedindo á Deus orientação sobre a certeza da salvação ,o Espirito Santo me orientou o q realmente quer dizer este versiculo , e sempre q leio este versiculo eu entendo no meu coração que quando a biblia fala em ouvir , ela tbm quer dizer obedecer, praticar , e que crer significa acreditar de todo o coração que Deus existe sem duvidas e ter amor por Ele .
    Te recomendo ver os estudos que estao em meu blog , e que descrevi o link no começo deste comentario e irei por aqui de novo , pois esses estudos sao muito importantes e que me ajudou bastante e creio q ira te ajudar tbm :
    1 – http://jovenscomalvo.blogspot.com.br/2013/05/a-seguranca-da-salvacao-1-joao-5.html

    2 – http://jovenscomalvo.blogspot.com.br/2013/05/o-julgamento-do-crente.html

    3 – http://jovenscomalvo.blogspot.com.br/2013/05/as-pessoas-acham-que-estao-salvas-so.html

    Espero ter te ajudado !! Que Deus te abençoe !! Que Deus te faça crescer mais e mais em conhecimento da Palavra de Deus e da Vontade Dele !! Abraços fica na Paz !!

    • Mas lembrando , para estarmos perto de Deus , devemos estar em santidade , e para estar em santidade , de acordo com a Biblia , é obedecer aos mandamentos Dele, sei que somos incapazes e pecadores mas pela nossa força de vontade Deus nos considera santos, assim como considerou alguns personagens da biblia …
      Agora se vc pecar sem temer á Deus , é uma coisa ruim ,mas se arrependa , mas se vc pecar sem a sua vontade , se arrependa tbm , creio q esses pecados q nao é de acordo com a nossa vontade não alteram nossa santidade em Deus, mas se pecarmos com a consciencia de que é errado , aí sim está em pecado ;
      JESUS morreu por nos para sermos salvos mediante a graça , não há sacrificio há se fazer , apenas a vontade de obedecer ao Pai , q é praticamente estar em santidade ,como eu expliquei acima … Espero ter ajudado novamente

  2. Olá, Ricardo!

    Você não precisa se preparar para ser salvo, a salvação realmente não é por méritos, ela não pertence aos homens ou as boas obras, apesar das boas obras serem uma evidência do verdadeiro cristão, ela não é, nem de perto, um meio para a salvação. A salvação pertence a Deus somente, e ele a dá a quem lhe apraz. Jn 2:9 ; Rm 9:14-16

    Vou lhe deixar abaixo um excelente texto do Paul Washer que mostra a diferença do cristianismo para as demais religiões:

    Se formos verificar nas três maiores religiões…, e perguntarmos a um Judeu Ortodoxo: “Se você morrer agora para onde você vai”? Ele responderia: “Vou para o céu”. Por qual motivo? “Porque amo a Lei de Deus”. “Eu sou um servo de Deus”. “Sou um homem justo”.

    Então o repórter pergunta ao Muçulmano: Se você morresse agora para onde iria? “Eu iria para o paraíso”. Porque? “Eu amo o Alcorão, eu tenho feito as orações, as peregrinações, eu dou esmola aos pobres. Eu sou um homem justo”.

    Ele pergunta ao Cristão, ao verdadeiro Cristão: Se você morresse agora para onde iria? “Ele respondeu para o céu”. Qual a razão da esperança que há em você? E o Cristão respondeu: “Eu nasci em pecado, em pecado minha mãe me concebeu, eu tenho quebrado toda a Lei de Deus e eu mereço toda extensão de Sua justa ira contra mim”. E o reporte interrompe dizendo: Eu não entendo, os outros dois homens eu entendi. Eles são homens justos, pelas suas próprias virtudes, seus próprios méritos e feitos. Eles acreditam que vão para o céu por terem feito coisas boas, mas o senhor me deixou confuso. Você é um enigma. Você esta me dizendo que vai para o céu mesmo merecendo justamente o oposto. Qual é a base da sua esperança? E aquele Cristão responde: Eu estou confiando na virtude e méritos de outro. JESUS CRISTO, MEU SENHOR! Paul Washer

    PS: “Toda religião do mundo é uma religião de obras. O cristianismo é a única que não exige obras. Por isso o mundo não entende.” Paul Washer

  3. Como você citou no versículo, quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna, mas ao crê, você precisa aceitar os ensinamentos do Senhor, nós então morremos para o mundo e vivemos para Deus, Cl 3.5,6,7,8,9,10 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. Por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Nelas também em outro tempo andaste, quando a vossa vida era dominada por elas. Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros pois já despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestides do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. No livro de 1 Pedro 4.18 e 19, nos fala sobre a dificuldade em conseguirmos a salvação: E se é com dificuldade que o justo se salva, onde comparecerá o ímpio e o pecador? Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem as suas almas ao fiel Criador, fazendo o bem. Lembre-se da “porta estreita”. No livro de Tiago nos fala sobre a importância das obras como comprovação da fé Tg 2.18.” Mas dirá alguém: Tu tens fé; eu tenho obras. Mostra -me tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minha obras” . Não caia nessa cilada do inimigo, é isso que ele quer que todos pensem, por isso as igrejas européias estão em decadência e fechando seus templos, além do aumento do ateísmo; não dê ouvidos aos que distorcem o que a Bíblia diz, e tentam infiltrar na igreja os seus ardiz.

  4. Paz aos irmãos em Cristo!

    Hamilton F, resposta muito sábia
    nem precisa eu comentar nada…
    Creio que Ricardo está bem consciente disso, creio também que ele só postou essa pergunta para levar os outros à reflexão!

    Um abraço a todos!

  5. Paz aos irmãos em Cristo!

    Hamilton F, resposta muito sábia
    nem precisa eu comentar nada…

    Creio que Ricardo está bem consciente disso, creio também que ele só postou essa pergunta para levar os outros à reflexão!

    Um abraço a todos!

  6. Quem aceitar a Jesus Cristo o único SALVADOR e não tiver vergonha de falar sobre Ele, que pregar o seu evangelho, etc, para engradecer o nome de Deus herdará a salvação, mas se fizermos para nossa glória não conseguiremos chegar ao céu. é claro, cada um sabe o que faz, e sabe que se faz coisas erradas e sabe também que essas tais coisas entristecem o coração de Deus, não vai herdar o reino do céu, porque o nosso coração nos condena.

  7. É simples: 5 virgens prudentes estavam preparadas para receber o noivo, e elas entraram para as bodas. 5 virgens loucas não haviam se preparado. O noivo veio e elas ficaram de fora.

  8. Muito bom Josajá !!!

    Somos justificados pela fé,
    mas essa fé é com obras

    O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
    A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
    Romanos 2:6-7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *