A graça é irresistível ou não, os salvos são escolhidos desde o ventre?

Afinal, a graça é irresistível aos salvos? Deus escolhe todos os salvos desde o ventre? Se sim, como cada um receberá o galardão “segundo as suas obras”. Não há injustiça em condenar quem não teve o livre arbítrio para a escolha? Quais as passagens bíblicas explicam melhor?

Esse post foi publicado em Bíblia e marcado , por João Augustos- BUSK BÍBLIA. Guardar link permanente.

Sobre João Augustos- BUSK BÍBLIA

Meu nome é João Augustos Ribeiro, escritor, blogueiro, teólogo, estudante da Bíblia Sagrada e simples servo do nosso Senhor Jesus Cristo. Nasci e morei durante 51 anos na cidade de São Paulo; nasci em 12/10/1948. Hoje é 16/11/2019, tenho, portando, 71 anos neste ano de 2019. Moro atualmente em São José do Rio Preto, SP. Zona rural. Administro o site BUSK BÍBLIA que criei em 2014 junto a outros amigos e irmãos na fé. O site é administrado por mim e outras pessoas que querem contribuir na propagação de conhecimentos bíblicos. O site BUSK BÍBLIA não está ligado ou representa qualquer denominação protestante, igreja evangélica ou seita. Respeitamos e postamos artigos de todas as instituições evangélicas ou protestantes que consideramos como verdadeiras igrejas evangélicas e cristãs como, por exemplo, as igrejas Assembleia de Deus; Igreja Pentecostal Deus é Amor; Igreja Presbiteriana no Brasil; Igreja Aliança do Calvário; Ministério Missão de Fé; Igreja Nova Aliança; Igreja Evangélica Cristo Vive; Igreja Batista Brasileira; Igreja Presbiteriana Independente; Igreja Quadrangular; Igreja Cristã Maranata; Igreja Adventista Do Sétimo Dia; Igreja Congregação no Brasil; Igreja Metodista Wesleyana; Igreja Luterana; Igreja Anglicana e similares a estas... O BUSK BÍBLIA não tem fins lucrativos. Não aceitamos doações de espécie alguma. Nosso site é voltado exclusivamente a divulgação dos Evangelhos de Jesus Cristo e a estudos aprofundados de assuntos bíblicos ou relacionados com a Bíblia, e também com assuntos relacionados às igrejas evangélicas e protestantes.

8 pensou em “A graça é irresistível ou não, os salvos são escolhidos desde o ventre?

  1. E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus! Oséias 2:23.
    Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Gálatas 1:15
    porem…Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 20:16
    …O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:Romanos 2:6-7

  2. Olá, James. A Paz.

    Isso é uma questão teológica muito discutida. João Calvino e Armínio não se resolveram até hoje quanto a isso e nós reproduzimos essa discussão veemente. A doutrina calvinista prevê a predestinação e a eleição daqueles que serão salvos porque eles creem que o homem não pode optar, desejar ou não a salvação e que ela é fatalística.

    Os arminianos (como eu) creem que Deus pode sim escolher ou não determinadas pessoas para uma chamada ministerial específica e elegê-las à salvação, no entanto, cremos também que depende de nós querer ou não servir a Deus, porque Deus, mesmo em Sua soberania, não interfere em nossas escolhas, caso contrário seríamos seres robóticos e a evangelização não faria sentido.

    É isso.

    Ambas têm base bíblica, ambas são coerentes, são duas verdades muito plausíveis. Eu acho que a gente pode crer no que quiser (arminianismo ou calvinismo) desde que a gente entenda que nossa missão aqui é ir e pregar o evangelho a toda criatura, que é ganhar almas pro Reino de Deus e não perder tempo em discussões infinitas sobre Calvino e Armínio, porque nem um nem outro vai me levar pro céu… Só Jesus vai me levar pro céu ou me mandar pro inferno. E é nEle que devemos crer. Repito: Calvinismo e Arminianismo são APENAS doutrinas. Cristo ainda continua sendo A ÚNICA verdade.

    • Boa!!!!
      Está faltando pessoas assim como você que, possam quebrar doutrinas de homens. Cristo morreu por todos , a Bíblia não fala que ele morreu para os escolhidos.

    • Perfeito. Eu também tenho uma inclinação mais para o arminianismo, mas realmente sua resposta foi a mais sensata. Quem crê no arminianismo não é mais salvo do que quem crê no calvinismo, se todos somos de Cristo, isso é o que importa!

  3. A paz esteja contigo James,

    Não sei o que você pensa a respeito, mas todos têm livre escolha, se o homem não tivesse o direito de escolher Eva não haveria pecado e não estaríamos aqui, para simplificar mais o que estou falando tomo por base esse verso…Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20. A palavra “Se” é uma conjunção condicional, isso quer dizer que estabelece uma condição e o texto fala de escolha… se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta… é uma escolha e não uma imposição. No entanto alguns negaram a si mesmos o direito de escolha e entregaram a sua incondicionalmente a Deus.

    Shalom!

  4. Que Deus te abençoe em Graça e em conhecimento!

    Só se entende esse tema, quando conhecemos os dois diferentes ângulos da ELEIÇÃO:
    A diferença que há, entre OS CHAMADOS E OS ESCOLHIDOS A SALVAÇÃO
    “Porque muitos são chamados, MAS POUCOS ESCOLHIDOS”.Mat 22:14

    1º ). OS CHAMADOS PARA A SALVAÇÃO
    O chamado de Deus à salvação “PELA FÉ”, ecoa aos homens desde a queda de Adão (Gên. 3:15), até ao arrebatamento. Até lá, a Porta da Graça estará aberta até seu fechamento nos últimos dias.

    Nosso pai Abraão, num primeiro plano, recebeu o chamado de Deus.
    “Pela fé Abraão, SENDO CHAMADO, OBEDECEU, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”. Heb 11:8

    Num segundo plano, depois do TEMPO DE SUA PEREGRINAÇÃO EM OBEDIÊNCIA (cerca de 15 a 16 anos), Abraão foi confirmado ELEITO – ESCOLHIDO, do Monte Moriá em diante.
    “Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
    Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto AGORA SEI QUE TEMES A DEUS, e não me negaste o teu filho, o teu único filho”. Gên. 22:11-12

    DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
    Segundo “a sua justiça,” Deus jamais chamaria um só povo para a salvação – no caso os Hebreus; pois, estaria fazendo acepção de pessoas, indo ao contrário da sua própria justiça pré-estabelecida nas Escrituras:
    “Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, QUE NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, nem aceita recompensas”. Deu 10:17

    Assim sendo num primeiro plano, o Senhor CHAMOU E CHAMA PARA A SALVAÇÃO PELA FÉ nos méritos de Cristo, “ANTES E DEPOIS DA CRUZ”, todas as nações da terra.
    Iniciando com os israelitas, depois derramando seu Espírito “SOBRE TODA A CARNE” (Joel 2:28), do Pentecostes até aos nossos dias…
    “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, A TANTOS QUANTOS DEUS NOSSO SENHOR CHAMAR”. Atos 3:39

    ATÉ QUANDO DURARÁ O CHAMADO DE DEUS A TODAS AS NAÇÕES?
    O chamado de Deus a todos os povos, continua vigorando de nossos dias até ao fechamento da Porta da Graça p/ as Nações.
    Mat. 25:
    10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, E AS QUE ESTAVAM PREPARADAS entraram com ele para as bodas, E FECHOU-SE A PORTA.
    11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
    12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

    O QUÊ SIGNIFICA A PORTA DA GRAÇA?
    Tanto a Graça de Deus quanto a Porta, É JESUS. O Pai, através do Filho, abriu a Porta da vida Eterna, estendendo a oportunidade (CHAMADO) de salvação a todos os povos, QUE NELE CRÊ!
    “EU SOU A PORTA; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.Joa 10:9

    POR QUE A PORTA DA GRAÇA SE FECHARÁ?
    Por causa do “TEMPO E DO NÚMERO DE SALVOS”.
    -O TEMPO: Embora a salvação do Senhor dure para sempre (Isa. 51:6), HÁ UM TEMPO determinado por Deus, para ser alcançado UM NÚMERO X DOS QUE HERDARÃO A SALVAÇÃO: OS CHAMADOS para A ELEIÇÃO de cada geração, conforme disse o apóstolo Paulo e Pedro:
    “E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
    (Porque diz :Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; EIS AQUI AGORA O TEMPO ACEITÁVEL, EIS AQUI AGORA O DIA DA SALVAÇÃO)”. 2 Cor. 6:1-2

    “…andai em temor, DURANTE O TEMPO DA VOSSA PEREGRINAÇÃO”. 1Pe 1:17b

    -O NÚMERO PLENO DE SALVOS: Ao ser completado O NÚMERO EXATO DOS SALVOS nos fins dos dias (incontável na matemática humana; mas contável na de Deus), termina também O TEMPO ACEITÁVEL, o dia da salvação. Então, fechar-se-á a Porta da Graça p/ as Nações, conforme disse Paulo:
    “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, ATÉ QUE A PLENITUDE DOS GENTIOS HAJA ENTRADO”. Rom. 11:25

    NOTA: Um dos erros de Calvino foi exatamente interpretar que, Cristo morreu só para os eleitos.
    ———————————————————————————————————————————-
    3 – Expiação limitada – Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate SOMENTE DOS ELEITOS.
    ———————————————————————————————————————————
    Segundo ele, cada salvo eleito foi chamado individualmente NAS ERAS ETERNA, “SEM NENHUMA OPÇÃO DE TEMPO DE ESCOLHA – LIVRE ARBÍTRIO, DADO A CADA UM PARA OBEDECER OU NÃO AO CHAMADO.” Ao defender isso, mais suas quatro teses, Calvino não considerou a Justiça Divina, que o Senhor NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS.
    “E, se invocais por Pai aquele que, SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS, JULGA SEGUNDO A OBRA DE CADA UM, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”. 1Pe 1:17

    Para mostrar sua Justiça aos povos, o Senhor Deus, CHAMOU A TODOS OS POVOS À SALVAÇÃO, lhes dando UM TEMPO DE ESCOLHA, EM ACEITÁ-LA OU REJEITÁ-LA. Em outras palavras nos deu “O LIVRE ARBÍTRIO”. Porém, nessa salvação, permitiu apenas UM NÚMERO X DE ELEITOS – ESCOLHIDOS, ENTRE OS CHAMADOS.

    Desde o início, Deus já dizia a Caim, um dos primeiros CHAMADOS à salvação, que ele poderia entrar para O NÚMERO X DOS ELEITOS – ESCOLHIDOS, se durante O TEMPO de sua peregrinação na terra, FIZESSE O BEM.
    “SE BEM FIZERES, NÃO É CERTO QUE SERÁS ACEITO? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Gên. 4:7

    Como também mais à frente, Deus propôs as mesmas palavras ao seu povo, os Hebreus:
    “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE POIS A VIDA, PARA QUE VIVAS, tu e a tua descendência”. Deut. 30:19

    Deus deu também ao seu próprio Filho Jesus Cristo, quando na terra, UM TEMPO DE ESCOLHA para Ele decidir entre O MAL E O BEM:
    “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
    Manteiga e mel comerá, ATÉ QUE ELE SAIBA REJEITAR O MAL E ESCOLHER O BEM”. Isa. 7:14-15

    Como não poderia ser diferente, o Altíssimo exorta também hoje, aos cristãos que uma vez entraram pela Porta da Graça, NO TEMPO que lhe restam de vidas, QUE PERMANEÇAM NA GRAÇA, OBEDECENDO O EVANGELHO ATÉ AO FIM, COM TEMOR E TREMOR.
    “Mas aquele QUE PERSEVERAR ATÉ AO FIM SERÁ SALVO”. Mat. 24:13

    Cuidando, zelando da sua coroa, afim de que ela não venha a ser tirada e dada a outro, perdendo o seu lugar, DENTRE O NÚMERO X DOS ESCOLHIDOS PARA A SALVAÇÃO.
    “Eis que venho sem demora; GUARDA O QUE TENS, PARA QUE NINGUÉM TOME A TUA COROA”. Apoc. 3:11

    “Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, ACHAR FAZENDO ASSIM.
    Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá”. Luc. 12:43-44

    E finalmente, provando que sua salvação está ao alcance de todos, ATÉ PARA OS NÃO CRISTÃOS, Deus na sua infinita misericórdia, lhes deu também promessa:
    Se eles hoje NA INCIRCUNCISÃO, tiver as obras dos que são DA CIRCUNCISÃO (do Espírito); mesmo fora do Corpo de Cristo, no Juízo do último dia, eles ocuparão o lugar dos muitos cristãos que prevaricaram e prevaricam. Esses, farão parte DO MESMO CORPO, PARTICIPANDO DO NÚMERO X DOS ESCOLHIDOS; no lugar dos professos cristãos, que HOJE VIVEM NA INCIRCUNCISÃO. (Ex. Os que vivem adulterando a Palavra de Deus nas Igrejas, os que vivem roubando os dízimos dos órfãos e viúvas, os que se encontra nos vícios, os que não praticam a caridade, etc, etc…)
    “Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura A INCIRCUNCISÃO NÃO SERÁ REPUTADA COMO CIRCUNCISÃO?
    E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Rom 2:26-27 – Mat. 25:41 a 46.

    Exatamente por isso, Jesus disse que adiante de muitos religiosos, entrarão no reino de Deus os publicanos e meretrizes
    “Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que OS PUBLICANOS E AS MERETRIZES ENTRAM ADIANTE DE VÓS NO REINO DE DEUS”. Mat 21:31

    Essa passagem é um tapa na cara dos que se julgam ELEITOS antes do tempo e do julgamento do Senhor; pois, Deus CHAMA E ELEGE P/ A SALVAÇÃO, ATÉ OS QUE PELA LETRA E RELIGIÃO, NÃO SÃO ELEITOS.
    Nisso, a diferença é mostrada, não pela religiosidade dos religiosos, MAS PELA OBRA daquele que pratica o bem, mediante O EVANGELHO DE CRISTO, mesmo sem o conhecimento Dele.

    Aliás, os Calvinistas afirmam que a salvação É PELA FÉ (Efe. 2:8), e não pelas OBRAS, o que está correto…
    “E por isso nenhuma carne será justificada diante dele PELAS OBRAS DA LEI,” porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Rom. 3:20

    …Porém, confundem, a não justificação pelas obras da Lei; COM A REAL JUSTIFICAÇÃO, PELAS OBRAS DA FÉ (o Evangelho): Diferença da água para o vinho!
    Tig. 2:
    20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que A FÉ SEM AS OBRAS É MORTA?
    21 Porventura o nosso pai Abraão NÃO FOI JUSTIFICADO PELAS OBRAS, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
    22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que PELAS OBRAS A FÉ FOI APERFEIÇOADA.
    23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”.

    QUANDO SE FECHARÁ A PORTA DA GRAÇA?
    O fechamento da Porta da Graça ocorrerá dentro da Grande Tribulação, entre o final dos 42 meses da primeira besta (Apoc. 13:5), e o início dos 1.290 dias do anticristo (Dan. 9:27); depois desse tempo, ninguém mais dentre as Nações, será salvo (pois, Deus tratará com a salvação de Israel)
    Lucas 13:
    23 E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
    24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que MUITOS PROCURARÃO ENTRAR, E NÃO PODERÃO.
    25 Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois”

    2º ). OS ELEITOS – ESCOLHIDOS A SALVAÇÃO
    Num segundo plano, depois do “TEMPO DE SUA PEREGRINAÇÃO”, perseverando até ao fim de suas vidas, para quem “dormir antes no Senhor”, ou depois do Fechamento da Porta da Graça (quem estiver vivo nesse tempo), os vencedores serão verdadeiramente confirmados, como foi Abraão: ESCOLHIDOS – ELEITOS DE DEUS.
    “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, OS QUAIS AJUNTARÃO OS SEUS ESCOLHIDOS desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mat. 24:31

    “O QUE VENCER será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Apoc. 3:5

    NOTA: Segundo “a sua soberania”, Deus é sabedor desde as eras eternas, quem será ou não salvo. Portanto, ainda hoje, Deus pode escolher “SEM NENHUMA INJUSTIÇA” desde o ventre da mãe individualmente uma pessoa, quanto coletivamente UMA NAÇÃO P/ A SALVAÇÃO. Pois além Dele fazer isso, mediante “A SUA RETA JUSTIÇA”, também o faz SEGUNDO A SUA PRESCIÊNCIA (onisciência, onipresença e onipotência!).
    “ELEITOS SEGUNDO A PRESCIÊNCIA DE DEUS PAI, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas”. 1 Ped. 1:2

    Quanto a nós aqui em baixo, ainda vivemos NA REALIDADE “O TEMPO DO CHAMADO”, DA NOSSA PEREGRINAÇÃO EM OBEDIÊNCIA”; conhecemos e esperamos apenas POR FÉ A ELEIÇÃO; o que passar disso, é pura especulação de homens, que falam por si mesmos. Pois, a Escritura afirma que A FÉ ainda não manifestou a realidade dos fatos vindouros…
    “ORA, a fé é o firme fundamento DAS COISAS QUE SE ESPERAM, e a prova das coisas que se não vêem”. Heb. 11:1

    …Além de que, ninguém jamais conheceu a mente do Senhor!
    “Por que QUEM COMPREENDEU A MENTE DO SENHOR? ou quem foi seu conselheiro?” Rom. 11:34

    Espero ter contribuído com o tema, para a edificação dos irmãos e para a Glória de Deus!!!
    Desculpem o texto extenso.
    Jaime e Júlio – Curitiba Pr – E-mail: [email protected]

    • A paz Jaime,

      Gostei muito do seu comentário, muito bom, só tem uma parte que eu não comungo que é…QUANDO SE FECHARÁ A PORTA DA GRAÇA?
      O fechamento da Porta da Graça ocorrerá dentro da Grande Tribulação, entre o final dos 42 meses da primeira besta (Apoc. 13:5), e o início dos 1.290 dias do anticristo (Dan. 9:27); depois desse tempo, ninguém mais dentre as Nações, será salvo (pois, Deus tratará com a salvação de Israel). Mas isso é o meu ponto de vista, no mais eu te parabenizo pelo belo comentário.

      PARABÉNS!

      A paz esteja contigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *