Relações no namoro resultam numa espera maior pelo casamento?

A paz!
Amados, primeiramente sei que a resposta da minha pergunta é positiva, mas gostaria de explicar mais minha história para que os irmãos possam me ajudar diante da postura que tomei.
Conheci um rapaz evangélico e estou com ele há 1 ano. No começo do namoro era clara a intenção dele de casar o mais rápido possível. Nós dois tivemos nossa primeira relação sexual juntos e mantemos uma vida sexual ativa. Eu o amo muito e sei que ele também me ama. Nosso relacionamento é muito sério, saímos, viajamos e nos divertimos bem como frequentamos a mesma igreja. O problema é que fui pega de surpresa ao descobrir os planos de casamento dele que se estenderam o mais que o dobro para 5 anos, sendo que antes ele dizia que não queria namorar mais que 2 anos. Esta certo que nenhum de nós tem condição de um casamento agora ou daqui um ano, porém ele pretende esperar demais e esperar a formação no ensino superior e também um salário muito alto para pensar em me fazer a proposta, sendo que ele poderia tomar as rédeas e se esforçar desde já para que nós pudêssemos nos tornar esposo e esposa o quanto antes como manda a Lei de Deus e como o Senhor se alegraria em ver. Eu penso em meu coração que a maior razão pela qual ele quer adiar tanto o matrimonio seja o sexo. Como ele já disse, não se sente culpado afinal nós vamos mesmo nos casar… só que algum dia.
Já eu me sinto incomodada, e tomei a decisão e lhe disse a pouco tempo que não vamos mais ter relações sexuais até o casamento. Ele não recusou e disse que estava tudo bem, apesar de ficar muito pensativo ele continua me tratando da mesma forma que antes. Pergunto aos irmãos se isso pode resultar numa real mudança no comportamento anterior dele de adiar a união? O que eu fiz parece uma punição aos olhos de vocês? Algumas pessoas com quem compartilho confidencias disseram que pareceu. Agradeço a quem opinar com educação.