O que fazer na área sentimental ou emocional?

Eu sou um jovem evangélico, me chamo Wellington e tenho 19 anos, estou passando por um problema e a igreja que congrego é difícil abortar uns temas com a liderança pois estão sempre ocupados.
Tenho uma amizade com uma garota de outra igreja, que foi através dela que me converti e conheci a Cristo, e tenho muita dificuldade em lidar com ela, pois ela tem um gênio muito forte, pq ela age em certas coisas que ela so acha certo do jeito dela mais quando eu falo para ela, ela acha ruim e não gosta de ouvir muito bem e fica complicado.
Tento aproxima-la mais de Deus mais a dificuldade é que ela tem um amigo que conhece desde os 11 anos (mais ou menos), e ela já tentou ministrar na vida dele mas ele não entende e complica mais, então o problema é que ela as vezes se envolve com esse garoto e as coisas do mundo que ele curte, não só com ele, como ler livros de fantasias.. e o maior problema disso é que ela me deixa de lado.
Ela e eu conversamos um tempo atrás (1 ano) e se gostamos, houve compatibilidade entre sonhos de Deus, criamos expectativas e hoje ela não da muita atenção porque não obtivemos resposta e ela não quer se prender a mim por não mexer no que não se sabe se é dela ou não, no caso eu (se eu sou para ela), e vice-versa, nós conversamos que iríamos esperar o tempo certo para Deus nos responder e não criar expectativa de um tempo certo para a resposta de Deus, combinamos de esperar ate Deus nos responder e eu não sei se ela esta esperando ou me esnobando… afinal porque ela faria isso?
A minha pergunta é, o que eu posso fazer diante disso, como agir diante dessa circunstancia, devo esperar e deixar Deus resolver, falar com ela o que combinamos ou simplesmente ficar queto e não falar mais com ela se valorizando em algo que Deus vai preparar para mim?
Não sei o que fazer peço tua ajuda. Um grande abraço em Cristo Jesus, Nosso Senhor e Salvador Eterno. Amem
Obrigado pela Atenção.

18 pensou em “O que fazer na área sentimental ou emocional?

  1. a paz mas me esta parecendo um grande conflito muita dúvida deixa Deus tomar conta da sua história peça a Deus para lhe mostrar lhe esclarecer pq eu costumo dizer o que Deus não revela esta encoberto e não é para nós mas se Deus nos revela ai já é diferente, busque na palavra e Deus te dará um final feliz.

  2. Graça e Paz !
    Seu caso é bem complicado ,mas nada que o nosso Deus não posso resolver. Amigo creio eu que Deus já esta lhe mostrando muitas coisas , estou me guiando pelo fatos em que vc esta relatando . Creio eu que vc já sabe o que tem que fazer . Uma arvore se conhece pelos frutos , e creio que vc esta conhecendo essa arvore . Espera em Deus e bem melhor ……………..

    • A minha maior dúvida esta em por exemplo, dela começar se relacionar, criar amizade muito intima com algum menino, tipo como saberei que ela ainda é para mim? Afinal, isso é esperar em Deus, pela forma que agiu…

  3. Me sinto extremamente, desconfortável em responder perguntas sobre área sentimental,outra que acredito que a resposta da pessoa CERTA ou ERRADA, não existe, nao tem essa, Deus jamais vai escolher a pessoa que vc vai namorar ou casar, a escolha é tua. Já vi tanta gente frustrada por cair nessa de “Deus falou..que essa varoa ou varao, é pra vc colocar ” que me irrita esse assunto.Somos Livres, Deus não interfere nas nossas escolhas oque Ele quer é um coração voltado a Ele, um primeiro lugar só pra Ele,é vc nao colocar seu namoro a frente,deixando Deus em segundo plano. A ESCOLHa tem que colocar Sempre Deus como centro, se a sua escolha nao esta colocando se afaste, se não só acho que é muito novo pra namorar, vc sabe pra que sere o namoro, responda essa pergunta com sinceridade!

    Abraços

    • Então, eu acho que o namoro cristão deve ser basear sempre em 1Co 13:4-7, aqui mostra as características baseadas no fruto do Espirito Santo (Gl 5:22). Então eu acho que o namoro cristão é para aproximar o outro mais perto de Deus, sendo cheios do Espirito Santo a cada dia. Um tendo com o outro sempre essas características agindo com a base do amor (1Co 13:4-7)

  4. remamente, desconfortável em responder perguntas sobre área sentimental,outra que acredito que a resposta da pessoa CERTA ou ERRADA, não existe, nao tem essa, Deus jamais vai escolher a pessoa que vc vai namorar ou casar, a escolha é tua. Já vi tanta gente frustrada por cair nessa de “Deus falou..que essa varoa ou varao, é pra vc colocar ” que me irrita esse assunto.Somos Livres, Deus não interfere nas nossas escolhas oque Ele quer é um coração voltado a Ele, um primeiro lugar só pra Ele,é vc nao colocar seu namoro a frente,deixando Deus em segundo plano. A ESCOLHa tem que colocar Sempre Deus como centro, se a sua escolha nao esta colocando se afaste, se não só acho que é muito novo pra namorar, vc sabe pra que sere o namoro, responda essa pergunta com sinceridade!

    Abraços

  5. Oi, Wellington, Paz!
    Primeiramente, Graças sejam dadas a Deus por sua amiga, afinal ela foi um instrumento que Deus usou pra atrair vc para Cristo, certo?

    Quanto ao temperamento dela, talvez Jesus já está operando e precisa de mais tempo na vida de sua amiga, para ir moldando o caráter de Cristo nela. Porém isso é coisa que compete a Deus operar, irmão, e não nós. A nós cabe Orar. Por isso, é importante vc ter paciência e orar pela felicidade dela, pois as coisas, quando têm de acontecer, acontecem no tempo de Deus e conforme Seus planos.
    Contudo, preste atenção! não desperdice a oportunidade q Deus oferece a vc através desta sua amiga ´difícil´, para VC buscar aprimorar em si mesmo a Paciência ao ouvir. Que acha? Pois, muitas vezes em nossa boa vontade cuidamos em querer ajudar o outro a se chegar mais a Deus, quando Deus tem tanta coisa pra trabalhar em nosso próprio coração, se nós permitirmos…

    Certamente, como vc mesmo escreveu, quanto à conversa que tiveram 1 ano atrás, foi criada uma expectativa afetiva, que vem sendo frustrada de lá pra cá. Acho que sua amiga foi honesta com vc, ao pedir para observarem qual resposta de Deus. MAS concordo com uma moça que te respondeu:

    ´´Ele (Jesus) quer é um coração voltado a Ele, um primeiro lugar só pra Ele. Isto é vc não colocar seu namoro na frente, deixando Deus em segundo plano. A ESCOLHa tem que colocar Sempre Deus no centro de sua vida. Se a suas questões não estão dando primazia ao seu relacionamento pessoal com Cristo, mas à expectativa de um namoro, tenha cautela!´´

    Não tenho certeza se Deus escolhe a ´pessoa certa´ para nós, irmão Wellington…

    Acho que TUDO que vem na nossa vida, é resultado de sermos ou não fiéis a Ele: Se confiamos nEle, se buscamos Sua orientação em oração constante, então Ele se chega a nós e, como os planos de Deus são de paz para aqueles que são fiéis a Ele, por consequência natural, somos abençoados em todas as áreas da nossa vida, pois ´´O SENHOR me mostrará os caminhos da vida´´ (Salmo 16:11a).

    O envolvimento de sua amiga com o amigo antigo parece sinalizar que, dentro deste ano que passou, não é ela, a garota que vai estar ao seu lado neste seu começo de vida. Tem muito chão pela frente, vc é muito jovem :).

    Tenho a impressão de que sua amiga tem Amizade por vc, daí ele se envolver com esse amigo antigo, dela.

    Acho que seria bom vc procurar se desapegar um pouco dela. Não se afastar radicalmente, e menos ainda alimentar nenhum ressentimento. Pois não mandamos no nosso coração. Nosso coração é (ou deveria ser, como cristãos) dirigido pelo Senhor Jesus, pois não pertencemos mais a nós, mas a Ele, graças sejam dadas a Deus por isso. Então, se vc se desapegar um pouco dela, isso possibilitará vc a estar aberto pra novas amizades e novas… possibilidades! O importante é confiar (e isto vc já faz) em Deus, e assim espero que Lhe trará de forma bem mais espontânea uma namorada que lhe faça feliz, e vc a ela. Mas insisto que mais importante é buscarmos mais experiências com Deus, mais intimidade com e Ele, com Sua Palavra. ´´As outras coisas nos serão dadas por acréscimo.´´ 🙂

    RESUMINDO: Se as coisas estão confusas na sua cabeça, então entre no seu quarto, exponha a Jesus suas questões, lançando sobre Ele toda a sua ansiedade, pois Ele tem cuidado de vc. Depois, prossiga alimentando-se da Palavra e descanse nEle, aquiete-se, que vc vai percebendo, a cada dia, como Deus fala amorosamente aos nossos corações. Como somos afortunados, por termos sido chamados ao Reino de Deus, pela fé no Seu Filho e nosso Salvador Jesus…!

    A Paz de Cristo. Abraço. Espero ter ajudado em algo. Deixo pra sua meditação Salmo 37:4

    ´´Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.´´

  6. Bom…
    é realmente muito complicado.Mas o que Deus faz não nos deixa dúvidas!
    Deus não vai jogar ninguém em cima de você e dizer:essa é pra você,mas Ele vai te dar a capacidade de enxergar o melhor pra sua vida!
    Espere no Senhor o tempo em que for preciso,mas não se prenda a essa menina,pois se a resposta de Deus pra vocês for não,vai se decepcionar demais…pode acreditar,pois namorei por 5 anos um rapaz que todo mundo dizia que era de Deus para mim,mas em meu coração eu sabia que não era..até o dia em que Deus pediu para eu sacrificar o meu namoro e eu o fiz!!
    Viver a vontade do Senhor é bem melhor!!
    Espera no Senhor que Ele tem o melhor para sua vida!

  7. Cara, se ela estivesse preocupada com fato de ser ou não de Deus, ela não se envolveria com alguém do mundo. Prossiga em sua vida e tenho certeza que encontrará uma mulher para você. Afinal igreja é cheia de mulher com desejo de se casar.

    • A minha maior dúvida esta em por exemplo, dela começar se relacionar, criar amizade muito intima com algum menino, tipo como saberei que ela ainda é para mim? Afinal, isso é esperar em Deus, porque eu posso encontrar com ela e ela querer ficar comigo, e ae como saberei se não vai fazer o que não deveria (novamente)?

      • Pra mim vc está criando um obssão por ela esta sufocando ela segue sua vida e deixe a garota em paz os homens de hoje em dia não suporta ouvir um não ta ai o motivo de tanta tragedia e para de jogar pra cima de Deus vai le a biblia ai vc vai ver que esse sentimento não tem nada a ver com Deus vc so tem 19 anos e uma vida inteira pela frente pode conhecer muitas garotas encontrar alguém e ser feliz agora continua com essa obissão que daqui a pouco vçs vão parar no cidade alerta

  8. Olha eu acho q,se vc gosta dela deveria orar a Deus por tudo nas maos dele e ir falar com ela expor seus sentimentos falar oo q diz seu coracao ver o q ela te responde dai tira suas conclusoes…s num der certo er poq Deus tem algo melhor pra vc!!!!
    Bom er isso Deus continue te abencoando!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *