Já foi salvo?

JOÃOZINHO tinha dez anos de idade quando um homem o parou numa feira e perguntou: “Mocinho, aceita a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador?” Esta pergunta parecia bastante estranha a Joãozinho, visto que sempre crera em Jesus. Por isso, respondeu: “Claro que sim.” “Louvado seja o Senhor!” gritou o homem para todos ouvirem. “Mais uma alma salva para Cristo!”
Será que a salvação é realmente tão simples assim? Foi o Joãozinho “salvo” a partir do momento em que disse essas palavras, não importando o que fizesse durante o restante da sua vida? Muitas pessoas sinceras responderiam que sim. Alguns tratados religiosos dizem que se deve anotar a data em que se é “salvo”, para poder lembrá-la.
Certo clérigo escreveu que no “momento da simples fé em Cristo, . . . fixa-se permanentemente o destino da pessoa”. Ele afirmou que a Bíblia diz que a salvação depende de um único e singelo “ato de fé, não da continuidade da fé”. Outro escritor religioso escreveu: “Trata-se dum serviço acabado. Ele já foi realizado para você . . . Sua ‘guerra já terminou’. Sua ‘iniqüidade foi removida’.” No entanto, mesmo aqueles que estão firmemente convencidos de que é assim podem notar um problema nisso. É óbvio que muitos dos a quem se disse que estão “salvos” não vivem do modo que a Bíblia diz que devem viver. Uma explicação comum é de que talvez não tenham mesmo “aceitado” a Cristo.
Então, o que está realmente envolvido em se “aceitar” a Jesus? Trata-se dum único ato de fé ou é um modo de vida contínuo? Precisa nossa crença ser forte o bastante para motivar-nos a agir? Podemos realmente aceitar os benefícios do sacrifício de Jesus sem a responsabilidade de segui-lo?
Muitos querem as bênçãos, mas não a responsabilidade de seguir e obedecer a Jesus. Na realidade, a palavra “obedecer” muitas vezes os perturba. No entanto, Jesus disse: “Vem ser meu seguidor.”
Lucas 18:18-23
E a Bíblia declara: “Os que não obedecem às boas novas acerca de nosso Senhor Jesus . . . serão submetidos à punição judicial da destruição eterna.”
 2 Tessalonicenses 1:8, 9; Mateus 10:38; 16:24.
A Bíblia diz muitas coisas que suscitam sérias perguntas sobre o que se tem ensinado a respeito da salvação. Seria bom verificar o que a Bíblia diz mesmo sobre este assunto.