SALVAÇÃO

A SALVAÇÃO VEM DAS OBRAS OU DA FÉ/

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE ISSO?

VEJAMOS, COMEÇANDO COM A CARTA DO APOSTOLO “TIAGO”.

No capitulo, 2 versos 14, Tiago, diz: De que proveito é, meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas ele não tiver obras? Será que tal fé o pode salvar?

Deve-se notar que Tiago não contradiz o que Paulo falou, a saber, que “o homem é declarado justo pela fé, à parte das obras da lei”. Rom. 3:28. Tiago concorda plenamente com este ensino, mas escreve para refutar o abuso ou a deturpação dele. A deturpação era o conceito de que o homem, apenas por ter idéias corretas sobre ser justificado pela fé, sem nenhuma demonstração desta fé por boas obras, era justo aos olhos de Deus e finalmente receberia plena salvação. Na realidade, conforme Tiago salienta, qualquer pretensa fé que não induzir a pessoa a boas obras não é fé genuína. Tal homem apenas ‘diz que tem fé’. Aquele que afirma ter fé no sacrifício expiatório de Cristo e que diz que é cristão, mas não demonstra esta fé por atos, não é realmente cristão. Se a sua “fé” não tiver produzido mudanças na sua personalidade, na sua vida e nos seus atos, que lhe adianta então? Como pode ele fazer o que Jesus ordenou aos seus seguidores:Mateus. 5:16 “Deixai brilhar a vossa luz perante os homens, para que vejam as vossas obras excelentes e dêem glória ao vosso Pai, que está nos céus”?

Chamaria alguém a um homem de verdadeiro médico, doutor dedicado, que se estabelecesse num consultório e expressasse fé no tratamento médico, mas que nunca tratasse ou ajudasse alguém clinicamente? Jesus disse: “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mat. 7:21. O que Tiago diz no versículo 14 liga-se com a descrição que faz no capítulo 1:26, 27, onde fala sobre o homem que ‘acha que é’ ou ‘pensa que é’ adorador de Deus, mas deixa de produzir os frutos de sua fé ou de sua forma de adoração. Deixa de “refrear a sua língua”, de discipliná-la para falar em harmonia com a verdadeira situação, com o que ele realmente é. Sua forma de adoração é “fútil”. Ele deixa também de ter obras, tais como cuidar dos órfãos e das viúvas, e manter-se imaculado do mundo. Além disso, tal profissão vã e fútil de fé leva a pessoa a erros tais como mostrar parcialidade, por não cumprir a lei do amor e por não ter misericórdia.

SERÁ QUE TAL FÉ PODE O SALVAR?

Note que Tiago não enfatiza a própria fé, mas sim a “fé” específica em questão, “tal fé”, a falsamente chamada fé, que não tem obras. Conforme Tiago reconhece, a verdadeira fé na palavra de Deus pode salvar nossa alma.Tia. 1:21. Nisto Tiago concorda plenamente com Paulo. Ambos estão em harmonia quanto à verdadeira fé e às obras cristãs. Mas, Tiago considera obras diferentes daquelas sobre as quais Paulo escreve em Romanos, capítulos 3 e 4.

Paulo, dizendo que as obras não podem resultar para alguém numa declaração de justiça, está falando sobre obras da lei, em que a pessoa se empenha, obras em que talvez se estribe, pensando que pode adquirir a justiça de Deus ou que as contínuas boas obras do cristão, em si mesmas, lhe granjeariam a justiça.Rom. 4:2-5. Mas Tiago fala sobre obras cristãs que são motivadas, não por um código de leis, mas pela fé e pelo amor. São o resultado, o produto e o fruto desta fé, e não podem ser separadas ou desligadas da verdadeira fé. No entanto, Paulo, embora salientando que alguém é inicialmente declarado justo pela fé, fala também repetidas vezes sobre a necessidade de o cristão se empenhar em obras de fé — obras que mostram esta fé. Chama os cristãos de povo “zeloso de obras excelentes”.Tito 2:14; veja 1 Tessalonicenses 1:2-7; 1 Timóteo 2:10; Tito 2:7; 3:8, 14.. E quem realizou mais obras do que Paulo? Tiago pergunta: “Será que tal fé [isto é, a que não tem obras para mostrar sua genuinidade] o pode salvar?” É claro que a resposta é: Não, não pode.

VERSOS 15

“Se um irmão ou uma irmã estiverem em nudez e lhes faltar alimento suficiente para o dia, 16 contudo, alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, mantende-vos aquecidos e bem alimentados” mas não lhes derdes o necessário para os seus corpos, de que proveito é?

Com “nudez”, Tiago não necessariamente queria dizer estarem nus, mas estarem insuficientemente vestidos (a palavra grega gymnos pode ser usada neste sentido). Tiago apresenta aqui um exemplo vigoroso. Palavras, pensamentos ou desejos bondosos expressos por alguém, sem serem acompanhados por uma ajuda tangível, embora ele possa prover amparo material, não são de auxílio nenhum, mas, na realidade, são uma afronta e podem agravar a dor de quem sofre.
Do mesmo modo, a pretensa fé, que não faz nada e não exerce nenhuma influência prática na vida da pessoa, nem induz outros a ter fé, é inútil. Alguém que diria: ‘Vá em paz’, ao mesmo tempo repelindo aquele que sofre privação, deixando para outro o trabalho de ajudá-lo, seria conhecido na comunidade como alguém que não tem nem amor, nem bondade. Do mesmo modo, o professo cristão com tal fé vã revelaria a futilidade de sua religião, lançando vitupério sobre Deus. Poderia isso ser chamado de cristianismo? Estaria seguindo o exemplo de Cristo? O patriarca Jó numa ilustração similar, mostra o julgamento adverso que ele mesmo teria recebido, se tivesse seguido este precedente.

VERSOS 17

Assim também a fé, se não tiver obras, está morta em si mesma

A espécie de fé que não vem acompanhada de atos, em harmonia com a sua profissão, não somente não faz nada para quem a tem, mas tampouco exerce influência sobre os homens, e nenhuma sobre Deus, assim como tampouco um morto pode influenciar os vivos. “Por si só” está morta. (Almeida, atualizada; Tradução Interlinear do Reino, em inglês) Quer dizer, segundo a evidência que apresenta, tal “fé” não fornece nenhuma prova de ter qualquer vida, apesar das afirmações positivas de quem a possui.
VERSOS 18
Não obstante, alguém dirá: “Tu tens fé e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé à parte das obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

Neste caso, Tiago usa um artifício literário. Evidentemente prevendo que haveria alguém associado com a congregação cristã que levantaria objeções às suas declarações inspiradas sobre a fé e as obras, ele apresenta “alguém” como que dirigindo as palavras já citadas a outro membro da congregação.
Se ele for considerado como alguém que apóia o argumento de Tiago, então este “alguém” está falando a um objetor, que acredita que basta a mera fé. Ele diz ao objetor: “Tu [afirmas que] tens fé e eu tenho obras.” Prosseguindo, este “alguém” levanta o desafio: “Mostra-me a tua [suposta] fé à parte das obras, e eu [em apoio do argumento de Tiago] te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” De fato, quem afirma ter fé, mas não tem obras para prová-la, não teria realmente a fé verdadeira que conduz à salvação. Sua suposta fé seria ficção sem vida.
Por outro lado, Tiago talvez quisesse apresentar este “alguém” no papel dum objetor na discussão sobre a fé e as obras. Começar Tiago com a palavra grega que significa “mas” ou “não obstante” dá apoio a esta conclusão. Neste caso, a declaração do objetor a outro membro da congregação seria: “Tu tens fé e eu tenho obras.” Ou, conforme A Nova Bíblia Inglesa verte estas palavras: “Mas alguém talvez objete: ‘Aqui há um que afirma ter fé e outro que aponta para os seus atos.’”
Como devemos entender as palavras que Tiago colocou na boca de tal pessoa? O indivíduo retratado seria alguém que cria que Tiago estava errado no seu argumento. Ele tranqüilizava ou consolava outro membro da congregação, alguém que afirmava ter fé, sem ter obras. Ele dizia, na realidade, àquele que não tinha obras: ‘A tua fé é suficiente. Um membro da congregação pode ter fé, e outro, obras. Tudo está bem. A fé e as obras são como dons diferentes — ninguém pode ter todos os muitos dotes encontrados entre os membros da congregação cristã. Não fiques perturbado. Tiago faz questão demais das obras. Prossiga; e podes ter certeza de que, mesmo que não tenhas obras (tais como prover alimento e roupa a irmãos e irmãs necessitados, mencionado por Tiago nos versículos 15 e 16), estás agradando plenamente a Deus, se tiverdes fé.’
Tiago responde então: “Mostra-me a tua fé à parte das obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Em outras palavras, ele desafia aquele que professa ter fé sem obras a provar a sua afirmação, que não tem obras tangíveis para corroborá-la. Tiago, por outro lado, tem ações para provar a existência de genuína fé.
Não importa como se encare a colocação das aspas, é evidente que o ponto básico salientado é o mesmo, a saber, que o verdadeiro cristão precisa ter tanto fé como obras.
A fé que se professa aqui é a fé básica em Jesus Cristo e é essencial para o cristão. A mera profissão dela, porém, não prova a sua existência. A verdadeira fé tem obras vinculadas a si. Fé sem obras não é verdadeira fé, e quem tentasse identificar e ver tal fé não poderia encontrar nenhum vestígio dela, porque não apresenta nenhuma evidência de sua existência. Os pontos em que as boas obras deveriam evidenciar-se apresentam-se vazios. A verdadeira fé não pode ser separada de obras. Portanto, a réplica apresentada por Tiago mostra que a verdadeira fé tem substância. Tal fé demonstra seu poder de induzir o cristão a produzir obras.
O que está incluído nestas obras? O cristão, em todos os pontos da vida, deve querer harmonizar-se com a vontade divina, ‘fazendo todas as coisas para a glória de Deus. Conforme mostra a ilustração de Jesus a respeito das ovelhas e dos cabritos, as obras da fé incluem ir em auxílio dos irmãos espirituais de Cristo, consolá-los em tempos de enfermidade e prover aos necessitados entre eles alimento, bebida, roupa e abrigo. Mat. 25:35, 36.Também é vital a obra excelente da proclamação das “boas novas”. Mat. 24:14. A fé que não possui tais obras mostra não ter poder, ser ineficaz e nada mais do que mera alegação.

VERSOS 19
Crês tu que há um só Deus? Fazes muito bem,Contudo, os demônios crêem e estremecem
Quando um homem está morto, não há nele nenhuma força ou “espírito” animador. De modo que não se produzem obras. Isto é evidente a todos, e pode-se ter a certeza de que não há “espírito” no corpo. O cadáver não serve para nada, mas precisa ser enterrado, para tirá-lo da vista. Do mesmo modo, a fé meramente professa é tão sem vida, improdutiva e inútil como um cadáver. Não se pode ver a fé com os olhos literais, assim como se pode ver alguém, mas as obras de fé podem ser vistas. Quando não há nenhuma animação em alguém, nenhum induzimento a boas obras, há evidência conclusiva de que não existe fé viva nele, porque a fé é uma força motivadora, assim como o “espírito” ou a força de vida motiva o corpo. Por outro lado, quando há abundância de obras cristãs, há bastante evidência de que a fé motiva a pessoa a obras corretas. Por isso, Tiago conclui o seu argumento com uma ilustração que não poderia ter sido mais apropriada.

Tiago escolhe a verdade básica mais óbvia de toda a adoração, a saber, que há apenas um só Deus, o Todo-poderoso. É bem claro que este único Deus em quem os leitores de Tiago criam é o Deus que se identificou nas Escrituras inspiradas. O cristão, tendo tal fé, faria muito bem até esse ponto, porque se trata dum ensino que devia ser adotado por todos. Até esta fé ou crença, mesmo que não fosse mais longe, produziria alguns efeitos. Contudo, a menos que produzisse obras excelentes, não teria valor algum e não levaria à salvação. Tiago prova este ponto ao dizer a seguir:

Tiago mostra aqui que a mera crença, por si só não é genuína fé, mesmo que tenha alguns efeitos emocionais. Os demônios, criaturas espirituais, anjos desobedientes a Deus, realmente viram a Deus e sabem que ele existe, e que ele é um só Deus. Seu conhecimento deste fato e a crença nele produzem efeitos neles — estremecem, sabendo que foram sentenciados à destruição. (Mar. 1:24; 2 Ped. 2:4; Judas 6) Mas, certamente não serão salvos, pois, não somente não fazem boas obras, mas os seus empenhos são todos obras contra Deus. Portanto, diria alguém aos demônios: Basta a sua crença em Deus, sem boas obras; ela os salvará? É interessante notar que nenhuma das criaturas espirituais, nem mesmo os demônios, são ateus ou agnósticos. O ateísmo e o agnosticismo são doutrinas encontradas apenas na terra, entre os que dizem que teriam de ver a Deus com os próprios olhos para crer ou ter fé nele.
VERSOS 20
que a fé à parte das obras é inativa?
A “fé”, ou crença, tal como os demônios têm, produz algo, a saber, sobressalto, tremor, nos demônios. Mas, quanto a qualquer eficácia para a salvação, é absolutamente inativa, improdutiva.
VERSOS 21
declarado justo por obras, depois de ter oferecido Isaque, seu filho, no altar?
Abraão era o antepassado ou progenitor da nação judaica, da qual Tiago era membro natural. Todavia, Tiago não estava escrevendo aos judeus, como nação. Dirigia-se aos cristãos espalhados, tanto de procedência judaica como gentia. Não obstante, Abraão era o “pai de todos os que têm fé”, tanto judeus como gentios.
Novamente, Tiago não contesta o ensino de Paulo. Em Romanos 4:2, 3, Paulo escreveu que, se Abraão “tivesse sido declarado justo em resultado de obras, ele teria base para jactância; mas não para com Deus. Pois o que diz a escritura? ‘Abraão exerceu fé em Jeová, e isso lhe foi contado como justiça.’ “Paulo citou assim o mesmo texto de Gênesis 15:6 que Tiago menciona mais tarde, no versículo 23 do capítulo de sua carta, agora em consideração. As palavras mencionadas foram proferidas a respeito de Abraão provavelmente uns 35 anos antes de seu ato de tentar oferecer seu filho Isaque, a que Tiago se refere. Então, em que sentido se harmonizam os escritos inspirados de Paulo e de Tiago?

Gênesis 15:1-6 mostra que Abraão foi declarado justo pela fé, quando creu na promessa de Deus, de tornar seu descendente como as estrelas do céu em número, numa época em que não havia nenhuma evidência tangível de que Abraão teria um filho, visto que Sara já por muito tempo era estéril. Então, por que pode Tiago dizer que Abraão foi “declarado justo por obras”? Porque Deus, mais tarde, fez a Abraão uma declaração ou um veredicto de justiça, em resultado ou por causa de suas obras, quando ofereceu Isaque. Por meio deste ato, Abraão provou ou demonstrou além de dúvida que sua fé original em Deus e no Seu poder havia sido e ainda era genuína. Provou que sua fé era viva, não morta. Não foram as próprias obras de Abraão que lhe trouxeram a justiça, mas as suas obras eram produto da fé genuína que tinha, e Deus, pelo seu veredicto, confirmou este fato. A disposição de Abraão, de obedecer à ordem de Deus, de sacrificar seu filho, era um ponto saliente para se fazer a declaração de Gênesis 22:12.
VERSOS 22
Observas que a sua fé cooperou com as suas obras e que a sua fé foi aperfeiçoada pelas suas obras,

A fé que Abraão tinha o ajudava e motivava a fazer boas obras. Podemos notar que Tiago não diz que Abraão só tinha obras, mas diz que “a sua fé cooperou com as suas obras”. Abraão nunca teria tentado ofertar seu filho, se não tivesse tido fé. Ao mesmo tempo, se não tivesse obedecido à ordem de Deus, não teria obtido o decreto de aprovação de Deus. Então, Deus nunca teria dado a confirmação da fé que Abraão tinha, nem da sua justificação pela fé. De modo que tanto a fé como as obras contribuíram para o resultado, não a fé sozinha, nem as obras por si sós.
Deus sabia que Abraão cria plenamente na promessa, registrada em Gênesis 12:1-3, quando foi dada pela primeira vez. E Deus podia prever que a fé certamente motivaria Abraão a obras de obediência. As obras de Abraão, realizadas perante Deus e os homens, justificavam a confiança que Deus tinha nele, expressa anos antes, e levaram à confirmação dela por Deus. Considere as palavras de Deus, depois de Abraão ter demonstrado sua fé por obras. Deus disse: “Agora sei [ou: reconheço, admito] deveras que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, teu único.” Gên. 22:12
Que Abraão foi encarado por Deus como homem justo foi demonstrado até mesmo já antes do nascimento de Isaque, quando Deus disse: “Abraão seguramente se tornará uma nação grande e forte, e todas as nações da terra terão de abençoar a si mesmas por meio dele. Pois fui familiarizar-me com ele, para que ordenasse aos seus filhos e aos da sua casa depois dele que guardassem o caminho de Jeová para fazer a justiça e o juízo; a fim de que Jeová, com certeza, faça vir sobre Abraão aquilo que falou a respeito dele.” Gên. 18:18, 19 De modo que a fé que Abraão possuía foi “aperfeiçoada” ou “completada”, não no sentido de que lhe faltasse alguma coisa, de que fosse necessitada ou inadequada de começo, porque não era imperfeita em si mesma. (Veja a referência a Jesus ser aperfeiçoado, em Hebreus 2:10.) Antes, Deus, por lidar com Abraão e pela Sua ordem a ele, produziu de Abraão obras a ponto de haver uma prova completa da fé que este possuía. A fé possuída por Abraão, junto com suas obras, levou a se alcançar o objetivo de sua fé.
VERSOS 23
e cumpriu-se a escritura que diz: “Abraão depositou fé em Jeová, e isso lhe foi contado como justiça”, e ele veio a ser chamado “amigo de Jeová”.

Tiago cita aqui Gênesis 15:6. Conforme vimos, já muito antes do nascimento de Isaque, Jeová prometera a Abraão que seu descendente se tornaria tão numeroso como as estrelas do céu. (Gên. 15:5) Quando Abraão tentou oferecer Isaque, parecia que esta promessa ficaria anulada, porque, sem Isaque vivo, ela não podia ser cumprida. (Deus dissera: “O que será chamado teu descendente será por intermédio de Isaque.” [Gên. 21:12]) A fé induziu Abraão a obedecer a ordem de Deus, de sacrificar Isaque, porque “ele achava que Deus era capaz de levantá-lo até mesmo dentre os mortos; e dali o recebeu também em sentido ilustrativo”. (Heb. 11:19) Assim se “cumpriu” o texto de Gênesis 15:6, que diz que Abraão foi declarado justo por causa de sua fé. Como? Por se mostrar agora claramente que aquela primeira declaração de justiça foi certa e correta. O que revelava que era assim? As obras de Abraão, sua obediência voluntária à ordem de Deus a respeito de seu filho. O ato de Deus, de declarar inicialmente que Abraão era justo pela sua fé, mostrou-se assim justificado, em base sólida. Ele havia lido corretamente o coração de Abraão, conforme mostrou a obediência deste na severa prova. Portanto, por ocasião da tentativa de Abraão, de sacrificar Isaque, Deus reafirmou o que declarara anteriormente, indo mais longe por selar sua promessa com um juramento. (Heb. 6:13-17) A fé levou Abraão a esta confirmação completa da promessa, porque era fé genuína que induzia a obras. Sabendo que Abraão tinha tal fé, Deus o levou a fazer obras que a provavam além de dúvida. Se Abraão não tivesse obedecido quanto a ofertar Isaque, sua fé teria ficado inoperante, sem valor.
Tiago apresenta assim deveras um forte argumento de que a fé que é de valor real e genuíno tem obras como evidência. E a que obras ela induziu a Abraão! Portanto, a resposta é Sim à pergunta suscitada em Tiago 2:21: “Não foi Abraão, nosso pai, declarado justo por obras, depois de ter oferecido Isaque, seu filho, no altar?” Ele fora declarado justo muitos anos antes. Mas as obras de Abraão confirmaram a declaração feita anos antes por Deus, e, neste ponto, Deus validou sua declaração inicial. De modo que Tiago está destruindo o argumento daqueles que imaginavam que tinham fé, embora não tivessem obras para prová-la.
As obras de Abraão provaram que ele tinha uma profunda fé, do coração, e que realmente amava a Deus. Demonstrou perante Deus e os homens que era, em palavras e em atos, amigo de Deus, a ponto de que o Rei Jeosafá podia referir-se a ele como sendo ‘aquele que amou’ a Deus, e Jeová podia dizer, por meio de seu profeta Isaías: “Tu, ó Israel, és meu servo, tu, ó Jacó a quem escolhi, a descendência de Abraão, meu amigo.” (2 Crô. 20:7, NM; Centro Bíblico Católico; Isa. 41:8) A palavra hebraica traduzida por “amigo” em Isaías 41:8 é a mesma palavra traduzida pela frase “aquele que [te] amou”, ou “amante”, em 2 Crônicas 20:7; e ali o Rei Jeosafá declarou que Abraão era o “amante” ou “amigo” de Deus.
VERSOS 24
Vedes que o homem há de ser declarado justo por obras e não apenas pela fé.
Esta prova que se acaba de apresentar no caso de um dos mais destacados servos de Deus deve habilitar-nos a ‘ver’ que uma afirmação de fé sem obras para prová-la, é ineficaz e não tem valor, e não resulta em alguém ser justificado ou declarado justo. Se cristãos afirmarem crer nas “boas novas” mas nunca fizerem nada relacionado com tal crença — se nunca falarem sobre Deus e Cristo, nem transmitirem as “boas novas” a outros, se nunca fizerem nada para ajudar outros, se a sua alegada fé nunca fizer uma mudança para melhor na sua vida, de que valor seria o cristianismo?
Deus, quem esquadrinha o coração, sabe se a fé é real ou não, e ele declara a pessoa justa à base da fé genuína. Mas a fé que não produz boas obras é apenas especulativa ou imaginária. Quem tivesse tal fé não seria aceitável a Deus, desde o começo — não seria declarado justo, porque Deus saberia de antemão que a sua fé imaginária não produziria boas obras. (Considere a presciência de Deus a respeito de Saulo [Paulo], Jacó, João Batista e Jeremias .
VERSO 26
Deveras, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta

Quando um homem está morto, não há nele nenhuma força ou “espírito” animador. De modo que não se produzem obras. Isto é evidente a todos, e pode-se ter a certeza de que não há “espírito” no corpo. O cadáver não serve para nada, mas precisa ser enterrado, para tirá-lo da vista. Do mesmo modo, a fé meramente professa é tão sem vida, improdutiva e inútil como um cadáver. Não se pode ver a fé com os olhos literais, assim como se pode ver alguém, mas as obras de fé podem ser vistas. Quando não há nenhuma animação em alguém, nenhum induzimento a boas obras, há evidência conclusiva de que não existe fé viva nele, porque a fé é uma força motivadora, assim como o “espírito” ou a força de vida motiva o corpo. Por outro lado, quando há abundância de obras cristãs, há bastante evidência de que a fé motiva a pessoa a obras corretas. Por isso, Tiago conclui o seu argumento com uma ilustração que não poderia ter sido mais apropriada.

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Posso ter fetiche com minha namorada?

Eu tenho um fetiche diferente. Sou podolatra, tenho atração por pés femininos, e minha namorada não ve problema nisso, desde que eu aprecie os pés dela. Mais tenho duvida se eu poderia seguir com isso durante o namoro ou esperar o casamento. Temos um limite pra tudo e tambem com isso. Gosto de acariciar, cheirar, beijar, fazer cocegas, massagens… e não passamos disso. Só gostaria de saber se isso poderia estar errado diante de Deus ou se o melhor é continuar com isso só depois do casamento?

sonhei com uma igreja estranha

A paz do senhor!
tive um sonho que eu ia pra uma igreja que os comportamentos das pessoas era estranho,la eles deram oportunidade para uma jovem que sua roupa era bem decotada e vi um irmao que me parecia que era o lider da igreja e sua camisa tinha uma imagem e ele me parecia que estava bebado pelo seu modo de falar e ele falava alguma coisa para mim,mas eu nao tenho certeza se lembro

PORQUE RAZAO O ISLAMISMO ESTA CRESCENDO ALARMADAMENTE NO BRASIL?

Qual sera a razao do ISLAMISMO estar crescendo alarmosamente no Brasil, eles conquistaram os Estados Unidos, estao conquistando a Europa, mesmo em Portugal, que e um pais 80% Catolico, estao crescendo em numero assustador, em Africa, eles sao os originarios dos grandes conflitos, em especial na parte norte de Africa.
Agora chegou o tempo do Brasil e das Americas do Sul, e tempo de voces se UNIREM, nao so orar, mas fazerem aquilo que Jesus nos mandou fazer, que e pregar o Evangelho, nao importa qual e a razao de pregar-mos o Evangelho, como disse Paulo oas Fil 1:18 O que importa? Contando que Cristo seja anunciadao de toda a maneira ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda.

Nos os chamados Cristaos somos o povo mais DESUNIDOS, na face DA TERRA, tomem o exemplo dos TJ’s dos Adeventistas, dos Mormons, dos ISLAMICOS, nao importa em que parte do mundo se encontram eles falam a mesma doutrina, nao existe diferencas doutrinarias entre eles como no nosso meio, eles teem algo a nos ensinarem e isso e sobre UNIAO.
Fiquem na paz e BUSQUEM A UNIAO Efe 4:3 e 13 Amem.

sonho

A paz do Senhor! Queridos irmãos, tive um sonho e gostaria de saber a interpretação se assim Deus permitir: Estava na cozinha da minha casa, quando vi uma minhoca, esta minhoca se multiplicou em várias; então elas se embolaram e entraram dentro de um prato com macarrão, e se misturaram a ele.

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Voltei pra Jesus

Me desviei a 3 anos e meio e eu era líder e ministro de louvor. O motivo foi que me apaixonei por alguém do mesmo sexo e eu não podia continuar com esse sentimento. Eu nunca fiquei com esse homem mas acabei me afastando. Nesse tempo ninguém da igreja me procurou e apenas me afastei… Esse mês decidi voltar e voltei pro Senhor e tou visitando algumas igrejas e também a qual eu fazia parte…Não conversei com \\\’\\\’meu pastor\\\’\\\’ sobre tudo que aconteceu porque nesse tempo me envolvi com homens e ele não sabe de nada. Nunca tive essa abertura com ele… Eu quero muito que Deus reavive meu ministério e gosto muito dessa igreja e queria voltar pro louvor mas não sinto que sou muito visto espiritualmente mas nunca fui de outra igreja e isso me bloqueia. No fundo tenho medo de não continuar meu ministério em outro lugar. São muitas dúvidas. E estou lutando e decidido a estar com o Senhor e fugir desse pecado só que preciso de uma liderança presente que me ajude… Nunca conversei com nenhum pastor sobre o que vivi e passei e sinto um peso enorme ficando calado.

O SISTEMA RELIGIOSO E SUAS INCOERÊNCIAS!

LEI E VELHO TESTAMENTO

• VOCÊ É JUDEU? O VELHO TESTAMENTO NUNCA FOI PARA VOCÊ! Leis e ordenanças do v.t serviram até o sacrifício de Jesus, foram cumpridas e morrem na cruz (Gl 3:19-27; 2Cor 3:14; Ef 2:15; Hb 7:18; Rm 7:6; Rm 10:4)
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TEMPLO

• O único templo autorizado por Deus foi o construído por Salomão e foi derrubado no exílio!

• O templo, que os discípulos freqüentavam ERA UM PÁTIO ABERTO feito pelo Imperador Romano Herodes; As sinagogas, eram locais de estudo (biblioteca). (At 2:46)

• O terceiro Templo é Jesus Cristo – \”Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei – Referindo-se a seu corpo\” Jesus derruba o templo, para que construir mais? Templo é espiritual não físico (Mc 13:1-2; Jo2:19-21)

• Jesus diz \”a minha casa será casa de oração\” se referindo a Israel não ao templo de Herodes (At 7:48)

• Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, tão pouco pede para ser servido lá ( At: 17-24)

• A casa de Deus é o povo, o Espírito do PAI habita nas pessoas não no tijolo e cimento! (1Cor 3:16);

• Os apóstolos nunca edificaram templos religiosos, nem ministraram culto neles, eles se reuniam em casa! (Col 4:15; Rm16:5) O templo dessa época era um pátio aberto!

• Será que Jesus era um falso profeta? Ele derrubou o templo que vocês idolatram!! Que pena!!!! \”Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei – referindo-se a seu corpo\” \” \”Não sobrará pedra sobre pedra\” \”O véu do templo se rasga de alto abaixo e as pedras se fendem\”

• Deus não pediu para que se construísse nenhum santuário terrestre na nova aliança para adorá-lo, assim está escrito “Nem no templo, nem no monte, os verdadeiros adoradores adoram em espírito” (Jo 4:20-24) RESPEITE A VONTADE DO CRIADOR, não negue o verdadeiro santuário colocando um falso no lugar. Nova aliança, que ocorre na morte do Messias, envelheceu a primeira. (Hb 8:13) Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um ((santuário terrestre!)) (Hb 9:1) Assim, em obediência, os discípulos de Jesus estavam em comunhão com o verdadeiro santuário, o qual o CRIADOR fundou, e não o homem (Hb 8:2) De modo que, os que servem ao tabernáculo de Pedra, ou seja, o santuário falso erguido por homens, negam o verdadeiro! Como está escrito \”Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.\” (Hebreus 13:10) da graça tendes caído todo aquele que pelas velhas práticas ficam atraídos!
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IGREJA

PELA HISTÓRIA: No inicio a igreja era todas as pessoas centradas em viver as palavras de Jesus em suas vidas no dia a dia. Então, a igreja chegou a Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, a Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente chegou a América e tornou-se um negócio!

PELOS EVANGELHOS: Em termos bíblicos, a igreja é simplesmente aqueles que estão seguindo a Jesus, a família de Deus! Definitivamente não é instituição, não é uma corporação, não é uma empresa!! (Mt 18:20 1Co 6.19; 1 Pe 2:5; Ef 2:20-22 ) Da mesma forma que pode se dizer \”sou cristão\” pode se dizer \”sou igreja\”! Não existe igreja instituição, existe igreja você, você é a casa de Deus e em você ele habita (Hb 3:6.), não na pedra, não no tijolo e muito menos em um CNPJ. Você deve encarnar as palavras de Jesus no seu dia a dia, você deve atender os necessitados, você deve servir ao próximo, você deve anunciar o evangelho e ter comunhão com os pobres e necessitados, não é pagar para alguém fazer isso no seu lugar. Quem é igreja, é em qualquer lugar e não precisa de patrulhamento! O EVANGELHO afronta o que você aprendeu com sua instituição? Vai continuar afrontando, enquanto você continuar lendo a bíblia apenas nas partes que te mandam, enquanto você não fizer uma leitura linear dela! Por que você não faz uma leitura retilínea de capa a capa? Acaso tem medo de conhecer a verdade?
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COMUNHÃO

• Comunhão não é freqüentar a instituição, é servir ao próximo! A comunhão é com os pobres e necessitados e não com uma corporação! (At 2:44-45-Rm 12:4-5; Ef 4:25-28; Ef 4:32); ______________________

CONGREGAÇÃO

• Quem disse que congregar significa estar em uma instituição, empresa ou facção religiosa? Congregar-se não é ir ao templo E PARTICIPAR DE ATIVIDADES RELIGIOSAS, MAS é reunir-se! De acordo com Jesus, onde estiverem dois ou três que REUNIDOS EM SEU NOME, ali está a igreja ( igreja é povo), pois Cristo está com eles, conforme prometeu em (Mt 18). Assim, se dois ou três amigos se encontrarem para falar sobre as lições espirituais, ou para servirem alguém, ali é a igreja! Isso é congregar-se, reunir-se pelo evangelho!
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OFERTA:

• Pastores da bíblia eram trabalhadores e não viviam as custas do evangelho (2 Tess 3:7-8);

• Oferta é alimento para os Pobres não para sustento Pastoral (1 Cor16:1;2 Cor 9:9-10; At 8:20);

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DIZIMO DE ABRAÃO:

• O DIZIMO DE ABRAÃO NADA TEM A VER COM O DIZIMO DA LEI DE MOISÉS!! Abrão dizimou uma única vez na vida, não para sempre. Foi voluntário e não foi 10% (Gen 14);

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O DIZIMO DA LEI

• Casa do Tesouro nunca foi um templo religioso protestante, era um silo para guardar alimentos para os famintos.

• Dízimo NUNCA Foi Dinheiro, OURO ou pedras preciosas, era alimento (II Crô31:5-6;Sm 8:15);

• Dizimo era dado de 3 em 3 anos 10% era destinado aos necessitados (Dt 14:28-29);

• Quem Rouba a Deus nos dízimos são os Sacerdotes não os fiéis (Ml 2:1);

• Devorador é um gafanhoto e não um demônio (Joel 1.3,4);

• Benção sem medida é chuva para se obter os dízimos do fruto da terra (Lev. 27:30-32);

• Dízimo foi dado ((exclusivamente para os Judeus de Levi)), esse costume foi de Abraão até Levi. (Hb 7:5)

• ((Somente os Sacerdotes de Levi)) poderiam recolher dizimo, não o pastor (Nm 18:21;Nm 18:24);

• Para ser Dizimista deveria-se guardar e Lei de Moisés TODA ELA!. (Hb 7:5; Hb 7:9; Gl 3:10)

• Dizimo era apenas um dos elementos da Lei de Moisés (HB 7:18); Cristo Aboliu a Lei de MOISÉS na CRUZ, junto com o sacerdocio (PADRE) (HB 7:28;Hb 9:16 -17);
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O DIZIMO DO PROTESTANTISMO

• Invencionice Cinista! Baseado no NADA!!! Dízimo é somente para os levitas, pastores não são e nunca serão levitas pois, levita é quem descendia da tribo de \”LEVI\”.

• Em (Ml 3:10) Os sacerdotes que estavam roubando a Deus não somos nós, por favor. Eram os sacerdotes que deviam alimentar os orfãos, viúvas e estrangeiros. Você está forçando a barra falando que somos nós.

• Dizimo no N.t? (Mt 23:23),\”Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã” “Ai de vós” Quem? Judeus ou Cristãos? “Ai de vós, escribas e fariseus” Esses dois homens são Judeus E NÃO CRISTÃOS! Quando ele fala de fariseus, se aplica a eles, eles estavam sobre os mantos da Lei de Moisés, e segundo a LEI, eles precisam obedece-la até que viesse a promessa, o MESSIAS para CUMPRIR A PROFECIA em si mesmo, ou seja, até a morte de Jesus (Hb 9:17)! Nesse momento é dito \”Está consumado\” e O ministério da Lei tem seu fim e inicia-se o ministério da graça! Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.(Rm 10:4)

• O Pastor da bíblia nunca recolheu dízimos (At 15) a coleta era alimentos para os famintos (Rm 15:26); E nunca foi para construção de templos, basílicas e catedrais, muito menos para o sustento de quem tem preguiça de trabalhar. Os discípulos trabalhavam para dar exemplo! E esporadicamente, quando não tinham condições de trabalhar viviam de caridade (Oferta).

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LÍDERES ESPIRITUAIS: PASTOR, BISPO E PRESBÍTERO.

• Após a morte de Jesus, nenhum sacerdote tem mais o direito de representar Deus na terra.“Porque há um só Deus, e UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” 1 Timóteo 2:5-6

• Pastor não é cargo de instituição, é Dom de guiar! (Ef 4:14; 1 Cor 12:28; 1 Cor12:29);

• Pastor eram apenas pregadores do evangelho, e não sacerdotes ministrando culto no templo conforme era feito na velha aliança (Hb: 8:13; Hb 9:1)

• Pastores da bíblia eram trabalhadores e não viviam as custas do evangelho (2 Tess 3:7-8);

• Oferta é alimento para os Pobres não para sustento Pastoral (1 Cor16:1;2 Cor 9:9-10; At 8:20);

• Bispo, presbítero e diácono eram pastores experientes, anciões, simples pregadores do evangelho, não cargos de instituição religiosa, não sacerdotes do templo! Eles, guiariam o recém convertido até ele alcançar a maturidade, (Ef 4:11-14) deixando seu guia para “ide e pregai” O mandamento sempre foi “ide e pregai”, não ide escutai as mesmas coisas o resto da vida! É “ide e pregai” e não pagar os outros para fazer isso em seu lugar.

• Jesus não deixou Sacerdotes e Lideres Espirituais, Ele deixou discípulos (Mt 23:5-8) (Mt 23:9-11) Ele queria que todos nós alcançássemos a maturidade para sermos nosso próprios sacerdotes, nossos próprios líderes de acordo com o evangelho!

• Meninos na fé, que precisam sempre ir ao templo ouvir as mesmas coisas o resto da vida (Hb 5:12-14) Já deveriam ser mestres pelo tempo!

SE OS SEUS LÍDERES NÃO IMITAM OS LIDERES DA BIBLIA, A QUEM IMITAM?

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MANDAMENTO

• O mandamento é este: que creiamos em Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros (1Jo 3:23-24)
• Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:7-8)
• Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. (1 João 4:20-21)
• Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem vaidoso. (I Cor 13:4, 5)
• Todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus (1 João 2:29)
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SALVAÇÃO

Quando se diz, que a fé salva, quer dizer que, somos salvos pela bondade, misericórdia e a graça de Deus (At 15:11), que entregou seu filho justamente para isso (Mc 14:21; Lc 22:37; Jo 15:25). Por isso ele teve que sofrer tanto! Assim, não importa o quanto nos esforcemos para alcançar a salvação, jamais conseguiríamos, jamais seriamos bons o suficiente para Deus nos salvar. Aos homens é isso impossível (Mt 19:25-26), por isso Jesus teve que morrer “Está consumado”! Por isso, jamais poderíamos dizer “ Faço isso, para ser salvo” se assim fosse, não seria graça, mas sim justo pagamento pelo serviço oferecido! Graça vendida não é graça, é prestação de serviço! Por isso quem Crer nas palavras do Messias, e tente viver as, dia a dia, tente produzir frutos e por conseqüência obras (por mais que não consiga) só o fato de tentar, já é o ato de Fé! Mas se não tentar, quer dizer que nunca teve a fé em Jesus, mas tão somente uma crença, crença na sua igreja, em seus líderes, em sinais, em prodígios, em homens, em doutrinas!

• A Fé Salva, as boas obras são conseqüências da fé viva (Tg 2:17)
• Fomos salvos não por obras, mas para boas obras (Ef 2:8-9)

OBRAS E FRUTOS SÃO, EFEITO, E NÃO A CAUSA DA FÉ NO MESSIAS (E NÃO NA CRENÇA) SEM CONTRADIÇÃO, NAS PASSAGENS QUE SE SUCEDEM.

• Todos que servirem a Deus na figura do próximo serão salvos (Mt 25:32-40)
• Todos que forem misericordiosos alcançarão a misericórdia (Mt 18:23-35)
• Todos que com perseverança em fazer bem alcançarão a vida eterna (Rm 2:6-7)
• Quem fizer o bem terão a vida e os que fizeram o mal terão a condenação. (João 5:29)
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BUSCAR A DEUS
• Buscar a Deus? Nem no templo, nem no monte! É em espírito e em verdade (Jo 4:20 e 24)
• Buscar a Deus é em secreto no quarto (Mt 6:6)
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QUEM VAI ME ENSINAR? PRECISO DE UM PASTOR?
• Se o Espírito do Pai habita em nos, não tem necessidade de que alguém nos ensine; (1 Jo2:27)

TEMOS JESUS COMO PASTOR E AS ESCRITURAS COMO GUIAS. HOMENS, DOGMAS, EMPRESAS E DOUTRINAS SÃO DISPENSÁVEIS. SE OS SEUS LÍDERES NÃO IMITAM OS LIDERES DA BIBLIA, A QUEM IMITAM?

EM COLO 1 : 18 NOS DIZ: QUE (JESUS) E O CABECA DA IGREJA !

Em Colo 1 ; 18a nos diz: E Ele (Jesus) e a cabeca do corpo da Igreja, e nos bem sabemos que Ele e a cabeca, e nos somos o corpo, certo ou errado?
A minha pergunta e a seguinte: Quem e entao o CABECA dos pricipados e potestades?
Nao seja apressado na sua resposta, pois eu ja posso imaginar a sua resposta, mas lhe digo que esta errado pesquize antes de responder, e mencione passagens Biblicas por favor.

O que significa esse sonho?

Boa tarde! Ajudem-me por favor a interpretar esse sonho:
Eu sonhei que esta em uma rua andando de bicicleta, indo para minha casa, sendo que eu ia sabendo que teria que passar em frente a casa da irmã do meu ex namorado e sabia também que ele estava lá com os pais. Então, eu ia andando preocupada se estava ou não bem arrumada. Quando eu chegava em frente a cada da irmã dele, eu olhava para a frente, não olhava para os lados, mas eu escutava as vozes deles, então a bicicleta derrapou no buraco e eu caia e me sentia muito mal. Eu, então, pensava comigo: Levanta, não olha para trás, siga em frente… e frisava: Não olha para trás….então acordei.
Obs.: Eu já terminei esse relacionamento já faz 3 anos e 6 meses, não sinto mais nada por ele e já até namorei outra pessoa depois dele. O meu relacionamento com ele foi muito conturbado, eu vivia chorando, emagreci muito. Não entendi esse sonho, sinto que foi uma revelação

sonho

sonhei que estava gravida e que tinha meu filho sem dores com calma sozinha em um quarto depois chegavam varias pessoas meu filho era lindo saudavél e todos ficavam admirando o quanto ele era lindo gostaria de saber qual o significado do meu sonho