O que você acha deste enfoque (homenagem ao dia dos pais)

Pai é pai https://goo.gl/rBASxM
DEUS É PAI
Há um sentido nesta expressão que não percebi durante muitos anos:
DEUS experimentou a paternidade do mesmo jeito que você e eu, paizão!
Surpreso? Ou não captou a mensagem? Vamos ver: Como você e eu, pai, ELE gerou um filho no ventre de uma mulher. (Mt 3:17).
Como você, eu e Abraão, ELE teve aquela sensação que a gente não sabe explicar mas tem quando olha um menino, vê alguma coisa de nós reproduzida nele, e sabe que ele saiu de nós. ELE deve ter sentido o que Abraão sentia quando olhava para Isaque: a gente sorri por dentro e pensa: “aí, garoto! Você é meu filho! Fui eu que te gerei!” (Hebreus 1:5). É paizão! ELE, Abraão, você e eu sabemos que não tem como explicar essa sensação!
Como você e eu, ELE deve ter se emocionado com as imagens do desenvolvimento daquele corpinho na barriguinha da sua mamãe. Mais ainda porque ELE via ao vivo e a cores o que acontecia lá dentro. (Hebreus 1:5)
Mas que você e eu, paizão, ELE se preocupou tanto com a educação escolar do FILHO que não o enviou à escola pública nem à escola da igreja. O garoto estudou em casa. (Tem pai que faz isso – a mídia já veiculou alguns casos.)
Esqueci de falar: o garoto só pensava em ser missionário – ELE concordou com isso, meio relutante. Mas que fazer? Era a coisa certa! Pai que é pai respeita a vocação do filho, não é. Que nem você e eu, paizão.
Quando o SEU FILHO concluiíu o preparo para a Missão, ELE providenciou uma cerimônia pública de formatura. Assistiu a tudo “meio que escondido no fundo do salão”. Ao final não SE conteve – deu quase que um grito de alegria, dizendo: “GENTE! ESSE É O MEU FILHO…” (Mt 3:17). A gente que é pai compreende, não é paizão? Todo pai é “pai coruja”.
ELE passou por um trauma que não desejo ao meu pior inimigo: seu FILHO foi assassinado barbaramente no campo missionário. Trinta e três anos… Um jovem. ELE podia, mas não quis interferir. Uma questão de escolha… Pior que teve de assistir e documentar a cena. Nem gosto de falar desse drama…
Mas, mesmo sendo quem é, ELE não conseguiu Se segurar… Quando o Filho deu o último suspiro, ELE explodiu de dor e indignação: escureceu o sol; fez a terra tremer; deixou todo mundo apavorado… Mas respeitou a decisão do FILHO. ELE havia concordado antes com aquela ideia louca de missão…
Paizão! Como a gente iria fazer se pudesse, ELE enxuga as lágrimas e parte para a ação: tira o Seu Filho da sepultura e, sendo Médico, faz uma ressuscitação (cardiopulmonar, talvez); elimina todas as marcas dos ferimentos (menos três); veste seu Filho com a roupa mais bonita que se possa imaginar e, sem dar satisfação a nenhuma autoridade do governo local, leva o SEU garoto de volta para casa. Só você, pai, que perdeu um filho tragicamente, pode imaginar a alegria DELE.
Chegando em casa, como o Filho não desistiu do campo missionário – e era a coisa certa a fazer – esse PAI fez o que você e eu, paizão, faríamos se pudéssemos: providenciou tudo – deu ao Seu Filho todos os recursos logísticos e operacionais para a realização do sonho dele; concluir a Missão.
E tem mais! SEU orgulho de PAI falou mais alto: indignado com a vergonha internacional a que Seu Filho foi exposto pelos governantes naquele campo missionário, resolveu mostrar quem manda: conseguiu para o jovem títulos de cidadão honorário em praticamente todos os países do mundo, para que diante do SEU FILHO todo mundo se dobre em respeito. Fez exatamente o que a gente faria, paizão, se pudesse: manipulou a mídia internacional de tal forma que deu ao SEU GAROTO uma visibilidade ACIMA DE TODO NOME, NOS CÉUS E NA TERRA. (Filipenses 2:9-11).
E ELE está certo! Filho é Filho, não é paizão? A gente iria fazer a mesma coisa pelo nosso garoto, se pudesse. PAI é PAI! Todo pai é meio coruja mesmo… Até ELE!

3 pensou em “O que você acha deste enfoque (homenagem ao dia dos pais)

  1. Existem muitas maneira de falar das maravilhas do amor de Deus, nosso Pai. Essa foi uma delas. Oramos para que seja uma inspiração aos pais. Que elas sintam que há um grande PAI no “clube” que sabe o que é amar e sofrer pelo filho.

    Theophilo

  2. Boa noite a todos!
    O enfoque axiomático é:
    TODOS OS DIAS É DIA DOS PAIS E DOS FILHOS!

    Que os pais ou filhos procurem ler as Escrituras Sagradas; procurarem uma igreja NÃO mais próxima às suas casas, mas: — PRÓXIMA às Escrituras Sagradas.

    Estes versículos abaixo são atuais:

    “1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
    2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
    3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
    4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”
    — Efésios 6.1-4 (ACF)

    Graça e Paz do Senhor JESUS CRISTO.

  3. O sutil perigo é o do antropomorfismo, ou seja, caracterizar Deus como humano. Cristo apesar de humano era Deus, (É e será);

    Deus já sabia o final da história.

    Quando falamos Deus é pai, possivelmente lembramos de algumas passagens:

    MATEUS 6

    Continuação do sermão da montanha – Esmolas – Oração – Jejum

    1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.

    2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

    3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;

    4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

    5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

    6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

    7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.

    8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

    9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

    10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

    11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje;

    12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;

    13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]

    14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

    15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

    16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

    17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,

    18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

    O tesouro do céu – O olho puro – Os dois senhores – A ansiosa solicitude pela nossa vida

    19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

    20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

    21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

    22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;

    23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!

    24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

    25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

    26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

    27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

    28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

    29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

    30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

    31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?

    32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.

    33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

    34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

    MATEUS 6:9-13

    17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
    TIAGO 1:17

    6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

    ISAÍAS 9:6

    Aqui Cristo é chamado de Pai Eterno!

    8 Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos.
    ISAÍAS 64:8

    Meu querido irmão, não tome em absoluto como uma crítica destrutiva, porém conforme a tua pergunta, eu prefiro falar que Deus é Pai, por que fui adotado na Cruz e na ressurreição de Cristo! Quando o encontrei. Ele me falou isso, através da Sua Palavra (Escritura).

    Quanto ao sofrimento e sacrifício de Cristo, já estavam preparados; Deus o mandou para isso!

    E Cristo/Deus sabia o que teria que fazer e sendo Deus aceitou; tendo poder para dizer não, aceitou, por isso Isaías também o chama de Pai.

    Saudações em Cristo Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *