O que significa o termo unicórnio na Bíblia?

A palavra unicórnio aparece em algumas passagens bíblicas.
Gostaria de saber a explicação real. Dizem que é a tradução, que na verdade se refere a “boi selvagem” ou ao rinoceronte, uma vez que o rinoceronte tem apenas um chifre…
Enfim, gostaria de saber de modo mais claro. Não creio que haja mitologia na Bíblia, só preciso mesmo de um esclarecimento acerca disso.
Fiquem na paz.

47 pensou em “O que significa o termo unicórnio na Bíblia?

  1. Unicórnio vem da palavra hebraica re´em (רֶאֵם ‎‎), (Único Corno, único chifre).
    Se está escrito, é porque existe, ou existiu.

    Existe uma linha teológica que chega a ser mencionado o animal “RE’EM”, mas nunca foi achado um esqueleto que seja deste animal que seria um boi enorme cheio de carne, com único chifre. O que existe são várias figuras pintadas sobre ele.

    Neste caso ficaremos como a hipótese que o tal do Unicórnio, não seja o cavalo mitológico com um chifre no meio da testa e sim o Rinoceronte. ( Que olhando bem olhado é quase um boi grande, cheio de carne com único chifre).

    • Eu acredito na Bíblia e sei que existiram muitos seres incríveis, assim como dinossauros, como diz a bíblia os leviatãs, mais como surgimento do ocultismo, foram extintos da terra, porque o homem quer o poder de qualquer forma não importando suas consequências e na mitologia por ser uma criatura pura eles achavam que através desses seres o adquiriam um poder sobrenatural…..o que é uma pena…porque ao longo de nossa historia muitos animais poderiam está aqui para contemplarmos sua beleza…..

    • amigo, unicornio na Biblia significa forca, muita forca, e de fato um animal de grande porte dotado de um unico chifre, rinoceronte, sao bicornios, ou seja DOIS chifres, tanto africano quanto o asiatico, sao dotados de dois chifres, desculpe a correcao

      • permita-me comentar que exitem 4 especies de rinocerontes ,sendo o rinoceronte-de-java uma especie quase extinta na Asia que diferente de outras especies tem apenas um cifre ,isso dar uma coesão para quem é adepto da teoria que acredita que o unicórnio mencionado na Bíblia é um rinoceronte

    • Lucifer o unico deus de verdade, sua ordem esta em ascençao uma nova era ira chegar(o bem nao é oq parece jesus nao é oq parece) juntece a nos ou juntece ao abismo q vc chama de “bem”

    • Lucifer o unico deus de verdade, sua ordem esta em ascençao uma nova era ira chegar(o bem nao é oq parece jesus nao é oq parece) juntece a nos ou juntece ao abismo q vc chama de “bem”

      Salve lucifer
      Vida longa a nova ordem

      • Na biblia refere-se a um “touro selvagem”

        Numeros 23 : vers.22
        “Deus os tirou do egito ele tem a força de um touro selvagem.”

        Salmos 22 vers.21

        “Livra-me desses leões;não consigo me defender desses touros selvagens.”

        Salmos 92 vers.10

        “Tu tens me tornado forte como um touro selvagem e me tens abençoado com felicidade.”

        Na biblia foi como um comentarista logo em cima falou a bibblia refere-se a um “unicornio” como um touro selvagem… Um animal forte … Ou seja referindo-se a força ,muita força … O salmo 92 fala bem isso “tu tens me tornado forte como um touro selvagem” …

        • Isso. Prova que a bíblia é uma Lenda ,que fala de. De criaturas. Imaginárias. Como unicórnios, dragões , boi Tata, sereias griff. Entre criaturas. Que nem existem..

        • Corretíssimo! Também fui ler e em nenhum momento é descrito como unicórnio, ou algo de um só chifre, o que levaria a pensar em unicórnio, a bíblia apenas diz touro selvagem! É só ler…

  2. Precisamos ter sabedoria de mais para ler a bibilia , Ler e Medidar , na minha opiniao é apenaa
    sa um termo , que era bastante usado naquela epoca , nao tem relaçao nenhuma com mlogia , se eu tiver era me corrigem pq eu tenho apenas 16 e venho buscanda a Sabedoria em Deus:)

    • Resposta falaciosa de neo-ateu modinha de internet de fácil refutação.
      Há três tipos de raciocínio lógicos, mas vou exemplificar somente dois que são os interessantes aqui.
      Raciocínio Indutivo( do particular ao geral) e Dedutivo (do geral ao particular).
      O Indutivo pelo próprio nome já diz, induz a uma resposta a partir das premissas, e o dedutivo deduz.
      A ciência é muita das vezes indutiva devido a sua metodologia empírica. E nós cristão somos dedutivos devido à nossas experiências pessoais.
      Para você afirmar que nunca viu uma jumenta ou uma cobra falar usando o argumento indutivo você terá que ter conhecido todas as cobras e jumentas existentes na história para chegar à conclusão de que cobras e jumentas não falam, ou seja o raciocínio indutivo não passa de falácia.
      Já o dedutivo vai chegar dizer: as jumentas e cobras não falam, pq eu nunca vi, mas pode ter existido uma jumenta ou uma cobra que falaram pois eu não conheço todas as cobras e jumentas que existiram.
      Agora nós cremos que a jumenta e a cobra falaram pq nossas experiências pessoais pela fé nos fizeram crer que nada é impossível para Deus, pois se cremos no maior dos “absurdos” que é Ele, então “asurdos” menores – como unicórnios, cobras e jumentas falantes – são possíveis.

      • Eu adoroooo vcs evangélicos. Só vocês conseguem me fazer rir a essa hora da tarde Hahahahahaha. O cara tentou acabar com o método científico em 10 linhas. Coitado do Stephen Hawking, vai perder o emprego depois dessa conclusão Hahahahahahahaha

  3. Penso também que era apenas um termo usado na época para designar força. Afinal de contas se fosse um animal com um chifre na testa, ou cavalo ou renoceronteou até mesmo boi selvagem, os arqueólogos já teriam encontra fósseis de um desses animais. e não .me recordo de a bíblia dizer que o unicornio tem um chifre no meio da testa.

    • Nem precisaria dizer a respeito de 1 chifre só. O próprio nome diz: UNI = único, um
      Cornio = Corno = Chifre. A própria palavra já diz isso. Agora o significado na Bíblia, mesmo com as explicações, continua um mistério. Mas eu ia amar ver um unicórnio, principalmente se fosse como a mitologia descreve. =D

    • querido a questão do suposto animal ter um chifre é o significado da palavra não tem nada a ver com o que esta escrito na Bíblia sendo o significado dessa palavra “um cifre”.

    • não é a bíblia que diz que o unicórnio tem o chifre na nesta ,é a pró pia definição da palavra que diz isso ,salientado sempre que o unicórnio ser simbolo de força faz parte da mitologia e não da Bíblia .

  4. Eu creio que o Unicórnio é simbólico, assim como a baleia que engoliu Jonas, sabemos que a baleia não era material e sim uma forma espiritual no contexto.

    • BALEIA?? QUE BALEIA? A BIBLIA FALA DE “UM GRANDE PEIXE”. ESSE TEU RACIOCINIO É O MESMO QUE ACHA QUE A FRUTA PRIIBIDA DO JARDIM DO ÉDEM ERA MAÇÃ E QUE OS REIS MAGOS ERAM 3. NAO CONFUNDA A BIBLIA COM FOLCLORE DA IGREJA CATOLICA ROMANA.

    • Pois vc está enganada. O grande peixe existiu sim e realmente Jonas esteve dentro dele por três dias. E isso já aconteceu com um americano, que ficou 1 dia e sobreviveu. Com Deus no comando do peixe então, poderia ficar uma semana ! Além do mais o “grande peixe” que na biblia não diz que é uma baleia, foi encontrado recentemente na China e tem uma boca gigantesca e dentes minusculos, o que facilitaria engolir um homem inteiro sem feri-lo. É só pesquisar no google.

  5. E os 10 milhões de animais na arca? E a jumenta falante? E a mãe virgem? E o cara que revive depois de 3 dias? Me conte mais de como a serpente falante acabou com “Os planos do todo poderoso” …isso deveria ter ficado na idade média (y)

    • ateu né só pode, pelo amor de Deus, “O cara que revive depois de 3 dias” Esse tal “cara” morreu na cruz para Te salvar para Nós salvar, agora vamos imaginar aqui se Deus se Jesus não existe por qual forma você está respirando agora? Esse oxigênio BROTOU na terra? Vai me falar que foi os “cientistas”, ele te ama DEUS TE AMA, vá procurar á ele ainda que você tem tempo, antes de você julgar uma pessoa que morreu por você (que você pode ter certeza que ninguém iria fazer por você) Dobre seus joelhos e ore por mais um dia de vida que ele te deu para recomeçar

  6. permita-me comentar que exitem 4 especies de rinocerontes ,sendo o rinoceronte-de-java uma especie quase extinta na Asia que diferente de outras especies tem apenas um cifre ,isso dar uma coesão para quem é adepto da teoria que acredita que o unicórnio mencionado na Bíblia é um rinoceronte.

  7. Desculpe mais vou descordar de sua tese pois o rinoceronte tem dois chifre um grande na ponta e outro menor mais acima então na minha concepção não è o rinoceronte que a bíblia se refere, é outro animal que pelas passagens mencionadas é um animal forte e imponente.

  8. Como todos já sabem a palavra unicórnio significa, Unico, Córnio ->chifre, único chifre, temos que buscar sabedoria em Deus e não ná ciência pois a nossa fé vem de ouvir a palavra de Deus e ter experiências com ele.

    Fação como Salomão de tantas coisas, ele escolheu a sabedoria e Deus concedeu.
    A paz.

  9. Acho k vcs estão todos loucos , primeiro mexendo com assunto k não lhes diz respeito segundo inventando hipóteses para algo que está além do imaginário , se quiserem mesmo saber se existiu ou não unicórnio busquem de Deus essa resposta e parem de ficar blasfemando

  10. Ótima colocação do sr. Ênio pois em meio a tantos fatos incríveis e de impossibilidade à lógica humana é importante não descartar que possam de fato terem existido há muito tempo assim como o leviatã…

  11. pra mim ele se referiu a um animal mistico de um chifre só mesmo,,,não a um rinoceronte ja q o rinoceronte tem 2 chifres,,,,a não ser q ele esteja se referindo ao Elasmotherium ,,,,um unicórnio é uma animal q trás felicidade a quem o possui !!!!!

  12. Nao sei se alguém vai ler pois a respostas são antigas desde o ano passado mais quando se fala e unicornio ou boi selvagem a bíblia se refere a um bufalo pois ele e um tipo de “boi” e seu chofre e inteiro sobre a cabeça de uma ponta a outra e por natureza ele e bem mais forte que os bois de fazenda a qual temos mais costumes em ver.
    Espero ter ajudado!!!

  13. Quem não acredita na palavra de Deus não acredite, mas nós q somos fiéis acreditamos q a bíblia não é lenda e sim nosso manual. Deus criou todas as coisas e há coisas q não estão escritos na bíblia e nem são reveladas a nós pq sao mistérios e só serão revelados quando Jesus voltar e quando Ele voltar todos os que não acreditam se prostaram e confessarao q Jesus é o Rei.

  14. Essa é fácil de responder… É porque a Bíblia obviamente foi escrita por seres humanos e para seres humanos. E seres humanos que, à época em que o texto foi escrito, detinham menos conhecimento de mundo que qualquer criança moderna que possua um smartphone.

    Com o passar do tempo e com a aquisição de mais conhecimento pela humanidade, os líderes religiosos foram percebendo que o texto bíblico possuía erros e contradições inegáveis, e como não podiam admitir que uma divindade perfeita cometeu esses erros, passaram a adotar basicamente dois comportamentos: 1) começaram a aplicar uma doutrina que dizia que, apesar de o texto bíblico vir de Deus, ele era apenas de inspiração divina, então na hora de traduzir o conhecimento divino em palavras os homens acabavam cometendo alguns erros; 2) simplesmente passavam uma borracha no texto anterior e escreviam outra coisa por cima, esperando que ninguém tivesse percebido a gafe ainda.

    Com o termo “unicórnio” na Bíblia aconteceu o segundo caso. Se você abrir a maioria das Bíblias modernas escritas em português na passagem de Nm 23:22, você vai ler que “Deus os retirou do Egito e lhes deu o vigor do búfalo” ou “o vigor do boi selvagem”. Mas essa revisão é moderna! Até pouco tempo atrás estava escrito que Deus lhes havia dado a “força de um unicórnio”! Alguma versões modernas como a King James ainda possuem a presença do animal mítico: https://www.bibliaonline.com.br/kjv/nm/23

    Será que o Deus todo poderoso e onisciente que escreveu a Bíblia não sabia que unicórnios não existiam? E se você aceita a Bíblia como a palavra divina inerrante, tem que acreditar que existiam unicórnios no Oriente Médio àquela época, que sumiram magicamente depois?

    A explicação para essa passagem é muito mais prosaica, na verdade: o termo original escrito no texto em hebraico é re’em ( רְאֵם). Quando os tradutores se reuniram em Alexandria para criar a septuaginta, passando o texto bíblico do hebraico para o grego, ninguém sabia a que animal os hebreus estavam se referindo nessa passagem, afinal, eles não eram da região e não conheciam sua fauna. Mas alguns sábios acharam que o termo se referia a um animal de um único chifre e resolveram nomeá-lo em grego de modo a fazer alusão a essa característica, chamando-o de monokeros (um + chifre). Quando São Gerônimo foi traduzir a Bíblia para o latim, se deparou com o mesmo dilema e adotou a mesma solução, traduzindo o nome para unicornis. E quando a Vulgata começou a ser traduzida para outros idiomas, manteve-se lá a presença do bichinho fabuloso. Somente agora, na época contemporânea, que alguém foi perceber a burrada dos 72 sábios alexandrinos e “consertou” a palavra divina incorruptível. E “consertou” está entre aspas porque atualmente ninguém sabe ao certo se o termo se refere a um búfalo ou a um boi selvagem mesmo, esse foi só o chute mais provável dos tradutores modernos, já que os búfalos eram comuns naquela região e eram animais fortes. Mas pode ser que os hebraicos na verdade estivessem dizendo que os israelitas eram forte como bodes. Ou jumentos. Ou moscas, vai saber… A palavra divina perfeita nem sempre é tão inteligível…

    Erros de tradução como esse existem aos montes na Bíblia. Se Deus queria dizer alguma coisa de importante para a humanidade naquela época, uma coisa que se pode ter certeza é que, depois de tanto telefone sem fio, nós não estamos recebendo sua mensagem original. Mas o que eu mais gosto mesmo são as contradições do texto. Essas não têm como serem escondidas sem se mutilar completamente a Bíblia, e aceitá-las requer muito mais malabarismo mental…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *