O que fazer quando se descobre que seu pastor usa de técnicas de manipulação

Meu pastor(creio eu que muitos outros pastores no mundo) se aproveita de fiés carentes por um amor antes nunca conhecido e que encontram no evangelho o verdadeiro e único caminho verdadeiramente, mas que há atuantes em seu meio que desvirtuam o tão gracioso caminho que é a vida com Cristo, e fazem com que as dúvidas já crescentes se multipliquem de forma pertinente na mente de um cristão, as vezes levando-o a abandonar o que menos merecia tal injustiça, Jesus Cristo, o que sempre fez de tudo para que fossemos felizes.
Na minha igreja vejo essa prática, meu pastor, parece utilizar de práticas de manipulação mental, como uma certa hipnose, para seus cultos, com técnicas precisas para que esta seja realizada. Imagino que ele pode ter essas atitudes de forma inconsciente, assim como outros pastores, mas que estas também podem ter um fundo intuitivo, no caso, mover os fiéis a viverem uma vida só de oferta, com suas mentes baseadas em que a respostas e os propósitos delas estão voltados para dinheiro, posso simplesmente manifestar um propósito a Deus, com um período do meu dia, de oração, de jejum, enfim( quero deixar bem claro que não acho errado o fato de dizimar, acho até que tem que haver essa prática, Deus deixou isso claro na sua palavra, nem mesmo a oferta, acho que a pessoa deve ofertar segundo o que o seu coração lhe sentir ceder) . Ouvi coisas que fiquei escandalizada, como pode um pastor falar que” se for se enrolar para Jesus, então não tem problema, quantas vezes você pegou empréstimo quando tava no mundo pra fazer tanta ‘baboseira’ porque pra Jesus você não pode se enrolar?” Fiquei abismada. Fora as demais coisas que já observei, como as formas de provar na bíblia tal postura tão intolerante a um cristão, dizendo” que a viúva se manteve de pegar emprestado vasilhas para que o milagre fosse realizado, então porque não pode pegar emprestado para que seu milagre seja realizado?” Argumentos como ” Deus quer ver sua atitude, sua oferta diante dEle”, “quanto mais você semear mais irá receber”, porque apelar tanto para o lado financeiro? Nem sempre o dinheiro é o que mais prende uma pessoa, o que a torna mais presa. Porque não bater tanto em outras teclas que as vezes na igreja necessitam e muito serem mudadas além da ganância ao dinheiro? E só trata-las com a auto-estima e a prosperidade. Vejo muito ele usando de psicologia inversa. E fico imensamente indignada, de pessoas usarem o púpito e a palavra de Deus como fonte de manipulação…O que fazer? pra onde correr?? Tenho medo de ser um alvo de manipulação e hipnotismo também…O que fazer?? Temo pelas pessoas que observam o vergonhoso testemunho, sei que muitas delas não terão maturidade o suficiente para entender que eles estão errados, mas que Jesus não é assim como eles…
O que fazer?? Continuar congregando na mesma igreja??