esta cansado de orar?

Salmo 69:3 : ” Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de esperar por meu Deus . “
Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é aprender a esperar . Mais difícil ainda é não entender o porque certas coisas nos acontecem , e , por confiarmos e amarmos a Deus , nos dispomos a “esperar Nele”.
Vemos Davi falando no Salmo 42:5 : ” Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim ? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença .”
Mas no Salmo 69 , verso 3 , o mesmo Davi demonstra uma certa frustração e se queixa de estar cansado de esperar pela ação de Deus .
Todos nós já tivemos essa experiência um dia , e talvez você esteja passando por isso hoje . Esperar não é fácil , principalmente quando há sofrimento envolvido .
Criamos expectativas de que certas situações se resolverão logo , ou melhor , esperamos que as coisas aconteçam logo e principalmente que aconteçam da maneira como desejamos . Porém , observamos o tempo passar e parece-nos que nada acontece , e as vezes , para piorar mais ainda , as coisas não acontecem na hora que desejamos nem exatamente como esperamos .
Nos entristecemos e perguntamos ao Senhor : por quê ou até quando , Senhor ? Nos preocupamos , nos angustiamos e até choramos e as vezes choramos muito ! E isso não é bom !
Lembrei-me hoje da história de Abraão e pude entender as atitudes e sentimentos dele . Abraão era humano , como eu e você , sujeito aos mesmos sentimentos .
O Senhor fala com Abraão em Gênesis 15 através de uma visão , e diz : “ Não temas , Abrão , eu sou o teu escudo , e teu galardão será sobremodo grande ”. Mas Abraão (ainda chamado de Abrão aqui) se queixa sobre o que poderia receber de Deus , pois desejava um filho , um herdeiro que ainda não tinha .
Deus então faz uma promessa à Abraão dizendo-lhe que ele teria um filho , o qual seria o seu herdeiro e que ele também teria uma descendência grandiosa , como as estrelas vistas no céu .
A Palavra nos diz em Gênesis 15:6 que Abraão creu naquela palavra e que isso lhe foi imputado para justiça , ou seja , a sua fé na Palavra de Deus o justificou diante de Deus .
Pois bem , assim como prometido a Abraão , a Palavra de Deus contém muitas promessas para os seus filhos , dadas aos que o amam , aos que o temem e andam nos seus caminhos .
Essas promessas nos foram dadas para que não venhamos a desfalecer , a desanimar , como aqueles que não têm esperança , pois o Senhor nos guarda , nos ajuda , nos consola , nos guia , nos ensina , nos sustenta e nos restaura quando caídos ou feridos .
Tudo isso está escrito na sua Palavra , e é a Verdade .
Tudo o que está escrito se cumpriu cabalmente até hoje e continuará a se cumprir até o fim . No entanto nem sempre se cumpre ou se cumprirá como nós desejamos , e sim como o Senhor deseja , pois a vontade do Senhor é boa , perfeita e agradável (Romanos 12:2) , e a nossa vontade normalmente é imperfeita , nem sempre boa ou agradável para nós mesmos .
O que acontece é que a vontade de Deus não tem variação de mudança , mas a nossa sim . Hoje queremos de um jeito e amanhã de outro . Amanhã não queremos mais da maneira como desejamos hoje e se Deus fizer da forma como pedimos hoje , amanhã Ele teria que mudar tudo ! E o mundo viraria uma bagunça e no final seríamos mais infelizes do que as vezes ficamos , pelo fato de Deus não nos atender imediatamente .
Abraão tinha a promessa , mas o tempo passou e nada acontecia . Passaram-se dez anos (Genesis 16:3) e nada aconteceu nesse período . Abrão não tinha um herdeiro .
Fico pensando como foi difícil para Abraão esperar . Ele tinha a promessa , porém , parecia que Deus tinha se esquecido do que falou à Abraão !
Abraão poderia até pensar : Deus se esqueceu de mim , Ele se esqueceu da promessa que me fez ; ou ainda poderia imaginar de forma diferente : Deus me prometeu , mas acho que sou pequeno demais e não tenho muita importância para Ele , ou : acho que não mereço receber essa benção de Deus pois não sou perfeito diante Dele !
Temos o costume de pensar em nossos méritos como uma forma de convencer Deus para que Ele nos dê o que desejamos . Se nos esforçamos e não recebemos o que esperamos , então achamos que Deus se esqueceu de nós , que nos abandonou por algo que fizemos de errado ou algo que deixamos de fazer .
E se não nos esforçamos , então choramos com sentimento de auto piedade e tentamos nos justificar diante Dele dizendo que não conseguimos , que não aguentamos mais ou que a vida perdeu o sentido para nós , por isso ficamos inertes , parados , sem forças para seguir em frente , e outras coisas bobas que não fazem sentido nenhum para Ele , pois Ele te conhece profundamente e entende o que se passa dentro de você como ninguém .
O fato é que não somos pacientes o suficiente para entender e aceitar a maneira de Deus agir e sempre encontramos uma justificativa para o nosso comportamento . Queremos que seja segundo o desejo do nosso coração , mas , Deus , que sabe todas as coisas , não te dá porque sabe que não é o melhor para você , ou o propósito Dele para a tua vida não é esse . E Deus não erra !
Abraão, depois de 10 anos , “cansado de esperar” pela promessa , aceitou uma oferta de sua mulher , Sara (Chamada de Sarai ainda) de deitar-se com a serva dela , Hagar , a Egípcia , e ter os filhos que Deus lhe prometera . Isso agradou a Abraão , pois não precisaria esperar mais !
Quando ficamos “cansados de esperar”, assim como estava Abraão ; esse é o momento propício para cometermos os maiores erros de nossas vidas !
Quando estamos cansados de esperar corremos o risco de tomar decisões impensadas , decisões erradas que certamente nos trarão consequências imprevisíveis e desagradáveis no futuro .
Entendo o sentimento de Abraão . Talvez ansioso , triste , angustiado, frustrado, desanimado com a vida! Deus se esqueceu de mim, poderia pensar, – então vou fazer do meu jeito ! E vou resolveer o problema !
Hagar gerou um filho , o qual se chamou Ismae l. Os Ismaelitas deram origem ao povo Árabe , que hoje são os maiores inimigos do povo de Israel , os quais são os herdeiros legítimos de Abraão , prometidos por Deus .
Depois desse erro Abraão precisou esperar mais 14 anos para ter o seu herdeiro com Sara .
Quando Ismael nasceu Abraão tinha 86 anos e quando Isaque nasceu Abraão possuía cem anos (Genesis 21:5) , portanto , 26 anos após de receber a promessa do Senhor .
Fico me perguntando : se Abraão não tivesse tomado a decisão de “resolver a situação” ele mesmo , será que Deus não o teria abençoado antes ? Isso pode se aplicar a você também !
Deus , na verdade , queria dar para Abraão um Isaque , mas por “estar cansado de esperar” e atender os desejos do seu coração Abraão acabou tendo um Ismael, e isso lhe trouxe muitos problemas .
Talvez você deseja um Isaque de Deus , mas se não for paciente pode acabar tendo um Ismael e isso não me parece bom .
Deus nunca mentiu . Sua Palavra é fiel e verdadeira , suas promessas se cumprem cabalmente na vida dos seus filhos , no tempo certo .
Aprendi que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e os Seus caminhos não são os nossos caminhos (Isaias 55:8) . As vezes nos atrapalhamos um pouco ao querer que os pensamentos de Deus sejam os nossos pensamentos e que os Seus caminhos sejam os nossos caminhos ! Caminho é a forma de Deus operar , a maneira de Deus agir !
Por isso o salmista diz no salmo 25 : 4 ” Faze-me saber os teus caminhos Senhor ; ensina-me as tuas veredas. “, em Provérbios 3:17 vemos o pregador anunciar : ” Os seus caminhos são caminhos de delícias , e todas as suas veredas são paz .”
Também somos lembrados por Ele em Provérbios 5: 21 ” Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor , o qual observa todas as suas veredas ” . Em Provérbios 8: 32 ” Agora , pois , filhos , ouvi-m e; porque felizes são os que guardam os meus caminhos .”
Deus cumpriu a sua promessa à Abraão e não deixará de cumprir as suas promessas , dentro do contexto dos tempos , aos que o amam , porém , nós podemos “nos atrapalhar” um pouco por não entender o agir de Deus .
Desejosos de resolver nossos problemas ou satisfazer os desejos de nossos corações , tomamos caminhos errados ou agindo de forma equivocada e acabamos sofrendo um pouco mais por causa da nossa impaciência e obstinação .
Por isso , pense como Davi no salmo 42:11 e no salmo 43:5 ” Por que estás abatida , ó minha alma , e por que te perturbas dentro de mim ? Espera em Deus , pois ainda o louvarei , a Ele , que é o meu socorro , e o meu Deus . “
Confia e espera em Deus , “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade , porque Ele tem cuidado de vós .” (1ª. Pedro 5:7)
Sei o quão difícil é esperar , mas a palavra nos ensina em Romanos 9: 28 que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo os seus propósitos .
Confia na Palavra de Deus ! Ela é fiel e verdadeira , ou seja, acontecerá exatamente como ela diz , por isso não desanime e não desfaleça na fé .
Permaneça firme nos caminhos do Senhor e Ele te abençoará no tempo certo . No tempo de Deus todas as coisas são formosas (Eclesiastes 3:11).
O seu amor e a sua graça te sustentará durante esse tempo , pois Ele te ouve e te vê e não se esquece de ti .
No mais , alegrai-vos na esperança , sede pacientes na tribulação , perseverai na oração (Romanos 12:12)
Fiquem em paz.
Deus vos abençoe…