Canto na igreja desde meus 12 anos, e até hoje, porém, nessa caminhada toda sofri com muitas decepções. Eu sempre estive envolvido em bandas de jovens, ministérios de louvor e até coral, sempre fazendo o que mais gostei na vida, cantar para Deus. Mas minhas decepções começaram quando chegaram pessoas mais capacitadas, com técnica, e com vozes mais bonitas nos grupos em que eu participava…
No início os líderes contavam comigo pra tudo, desde fazer solos em louvores e até ministrar, mas com a chegada dessas pessoas eu fui deixado na prateleira, me deu uma sensação de que me davam oportunidade por falta de alguém mais capacitado. Foi aí que comecei a sentir inveja da voz dessas outras pessoas, e comecei a me comparar com elas; minha voz sempre teve dificuldades de chegar a tons extremamente agudos, já essas pessoas faziam isso com muita facilidade; minha voz sempre alcançou muitos graves, nunca tive dificuldades nas extremidades mais baixas; mas, do que me valia ter tantos graves se não havia canções que exigissem isso para eu usá-los? Se todas as canções tocadas na igreja eram agudas demais? Então, o que me restou foi dar lugar pra essas pessoas mais capacitadas!
Quando eu ameaçava sair do coral ou da banda, o líder insistia muito para eu permanecer porque eu era importante e que não alcançar agudos era só um detalhe pois eu era afinado, tinha a voz bonita, etc…. Nunca acreditei que eu tinha talento, até hoje, pois sempre enfrento a mesma coisa, quando estou ali cantando fazendo o que mais gosto sempre aparece alguém fazendo melhor que eu, com a voz mais bonita, e acaba tomando o meu lugar!
Cansado de passar por isso, hoje eu tenho me calado, buscado ficar mais no back-vocal, ou colocando as letras das canções na hora do louvor para a igreja cantar junto com a banda, também tenho até criado peças de teatro; mas tudo isso para tampar o buraco da falta de cantar. Eu tinha o sonho de viver de musica, mas depois de tanto ouvir que eu não cantava bem, decidi parar com essa ilusão…
Nunca gostei da minha voz, talvez até nunca acreditei que ela fosse um dom de Deus, mas sim uma maldição, pois acho ela muito feia.
E minha dúvida é essa: Será que Ele quer ouvir o MEU louvor? Com essa voz que tenho? Mesmo com tantos adoradores que possuem vozes mil vezes melhor que a minha???
Desde já, muito obrigado.
Paz seja convosco!
Tiago.