34 ideias sobre “Deus mandou Moisés falar a rocha ou tocar? Muitos pregam que Deus mandou tocar mas minha Bíblia diz falar. E agora?

  1. Rodrigo, o texto é claro:

    Nm 20:7 Disse o SENHOR a Moisés:
    Nm 20:8 Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, [[[falai à rocha]]], e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.

    Veja o que Moisés fez:

    “Nm 20:11 Moisés levantou a mão e [[[[feriu a rocha duas vezes]]]] com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.

    Era para falar à rocha e não para bater na rocha duas vezes.

    Conheça meu blog: http://www.esbocandoideias.com

      • Mirelle, irei tentar lhe ajudar.Leia Êxodo 17.5-6.Lá você irá encontrar uma narração do mesmo acontecimento, porém com informações que não tem no texto de números 20.7-13.Quando juntamos os dois e levando em consideração que Deus não se confunde, entendemos que Ele ordenou que Moisé falasse e ferisse à rocha.

      • Em exodo 17/6 foi uma afirmaçao Deus ja sabia que moises iria ferir a rocha…como jesus ja sabia que pedro iria negar 3 vezes..como no caso de judas..e em numeros 2/ :8.foi uma ordem..

      • pq se êxodo 17.6 esta escrito que Deus mando Moises ferir a rocha e em números esta escrito que Deus mando ele falar a rocha quais dos versículos estão certos

    • Meu irmão Rodrigo, você esqueceu de ler o texto de Êxodo 17.5-6 que fala do mesmo acontecimento e completa algumas informações importantes para a interpretação desse ferir à rocha.Dá uma olhada lá no texto de êxodo e você vai ver que foi Deus quem mandou Moisés ferir a rocha.Juntando os dois texto entendemos que Deus ordenou que ele falasse e ferisse como já era um costume entre Deus e Moisés.Um abraço!!!

    • olá! Estou estudando a bíblia, e as vezes a compreensão n é fácil, por isso gostaria de saber se você pode me tirar uma dúvida? Realmente em Nm 20:8 Deus manda Moisés falar a rocha , mas em Ex 17: 5 tem a seguinte passagem: Respondeu o SENHOR a Moisés: passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mãos o bordão com que feriste o rio e vai. 6 Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de israel.
      Como interpretar essas passagens se uma hora Deus fala pra Moisés ferir, e na outra já diz pra falar?

    • Meus queridos irmãos, não esqueçamos que o povo vagou pelo deserto por 40 anos, muitas vezes rodando em circulos pela sua rebeldia, apesar dos relatos serem no deserto de sim ou zim, são momentos diferentes, a Bíblia tem dois momentos que as rochas dão água, no primeiro momento descrito em Exodo Deus mandou Moisés levar a vara que ele usou no nilo já para ferir a rocha e também levar seus lideres juntos, já no segundo momento narrado em Números, foi logo após a morte de miriã,neste caso foi só Moisés e Arão, neste momento apesar de tambem falar da vara, a ordem foi clara ¨Fala a Rocha¨, no verso 12 Deus condena o ato de Moisés ( São 02 momentos diferentes da História A BÌBLIA NÃO SE CONTRADIZ ).

  2. Deus pediu que Moisés fosse à rocha pois ele estaria lá, e quando chegasse lá… FALASSE haja água, e jorraria água da rocha, porém Moisés irado com o povo, irritou-se e quebrou a vara na rocha, sendo que a rocha era o próprio Deus, foi por isso que ele não entrou na terra prometida. Por essa única desobediência.

    • Precisamos também levar em consideração que em Exodo 17:6 no monte Horeb Deus manda Moisés ferir a rocha, e isso gera muitas dúvidas, sem levar em considerações que foram ocasiões diferentes e temos outra questão também. Moisés representa a Lei e a Lei nunca leva ninguém a vida eterna, porém a graça que representa Jesus na figura de Josué sim.
      Vejamos o significado do nome Josué abaixo segunda Wikipédia.
      Josué tambem chamado Oseias (Nm 13, 8 – 14, 6)(ou Joshua, do hebraico יהושע בן נון, Yehoshua ou Yeshua, significa “Javé Salva” ou “Javé é Salvação”, Iesous na transliteração para o grego, e na forma latina, Jesus)Josué era chamado originalmente de Oséias (Nm 13.8; Dt 32.44 …
      Josué – Wikipédia, a enciclopédia livre
      pt.wikipedia.org/wiki/Josué.

    • Meus caros irmãos, se lermos junto com os versículos 9 e 10 que não foram citados,mas fazem parte do texto, fica claro que Moisés não desobedeceu ao Senhor.O fato dele tocar a rocha foi uma exposição de sua ira contra a congregação.No versículo 9 fica claro que ele tomou a vara como o senhor havia lhe ordenado e a forma que Deus ordenou está no versículo 8.Portanto, o verso 9 mostra que Moisés falou à rocha antes de tocá-la.O porque de não terem entrado na terra está no versículo 12 e também está muito claro que foi por uma questão de fé e não pela sua atitude de tocar a rocha.O problema é que já estamos acostumados com tudo que ouvimos sobre a bíblia e não examinamos verdadeiramente os textos, só reproduzimos o material ouvido na ebd e nas pregações de dvd’s.

      • Diego, Nm20:24.
        Foi por desobediência sim, Deus fala bem Claro a Moisés o motivo dele e Aarão, não entrarem na terra prometida. Volta para EBD!
        A paz do Senhor. Meu irmão.

    • Meu querido irmão, ainda tem o texto de Êxodo 17.5-6 que fala sobre o mesmo acontecimento só que de uma forma mais clara.Lá Deus explica que Ele não é a rocha, mas que Ele está diante da rocha no Horebe e manda que Moisés ferisse a rocha para que dela saísse água.Dá uma olhada lá e depois me fala se é isso mesmo um abraço e a Paz do Senhor Jesus!!!

  3. Mas comunmente o homem continua a fazer o que quer ,e se fosse de fato uma nova criatura ,nascida da agua e do espirito, não seria dessa forma ! gloria a Deus se dá nas 24 horas !

  4. Na primeira vez, Deus mandou Moisés tocar a rocha, e Moisés obedeceu a ordem e da rocha brotou água (Ex 17:5,6); na segunda vez, Deus mandou Moisés falar à rocha, e ele não se atentando para a ordem ou desobedecendo, tocou duas vezes a rocha (Nm 20:7-12). Sabemos que a rocha era a pre-figura de Cristo (1 Co 10:4), e assim, ao tocar a primeira vez a rocha, temos a imagem de o povo sendo saciado da sua sede, assim como Jesus foi golpeado uma só vez na cruz, e Dele flui a água da vida. Moisés ao desobedecer a 2ª ordem de Deus, ele “estragou” a imagem que Deus tinha pre-figurado, e assim, foi impedido de entrar na terra prometida, mas não creio que tenha sido apenas por esse motivo.

  5. Eu creio que independente de como fosse feito Moisés tinha que glorificar a Deus e foi isso que ele não fez…na continuação da leitura Deus diz a Moisés ” não crestes em mim para santificar-me” Moisés disse ao povo “Tiraremos água para vós” e ele devia ter santificado o nome de Deus dizendo que Ele estava enviando a água para o povo….Pode procurar em nenhum lugar na Bíblia Deus repreende Moisés por ter batido na rocha mas repreende sim por ele não ter santificado Seu nome..

    • Estava lendo os vossos comentários e em sua maioria a dúvida era: Deus mandou tocar ou fala a rocha? Entretanto, Eliane Souza foi a pessoa que soube detalhar exegeticamente o texto com mais clareza. Muito bem, foi exatamente isso que aconteceu. Moisés tomou a glória para si e não santificou o nome de Deus. Ele foi soberbo e arrogante na hora que Deus mais precisou dele, e não foi o caso de tocar ou falar a rocha. Fica aqui a minha simples consideração.

  6. Na verdade Deus falou duas vezes com Moisés a 1ª vez em Êxodo 17.6 ele manda Moisés tocar na rocha na 2ª vez ele manda Moisés falar a rocha em Números 20.8

  7. Meus amados irmão, Hoje participei do culto onde o pastor disse que não era para ter batido e sim falado. Isso me tocou, pois o que havia aprendido era que era para tocar e ele bateu, então fiz uma breve pesquisa e descobri que:

    Sim era para ferir a Rocha, na primeira vez como sabemos em “Exôdo 17.6”. Também ouve uma segunda vez onde Deus manda Moisés fala para a Rocha.
    Entendemos então que a Rocha na segunda vez já estava ferida, então era só ordenar que água sairia. Sabemos que a Rocha é Jesus ( RM 10.4)onde em Hebreus 9.25:28 fala que ele teria iria ser ferido apenas uma vez para tirar o pecado e voltaria e aparecerá a 2° vez, sem pecado, aos os que o espera para a salvação.

    Então, como esta escrito, Deus penalizou aquela congregação, pelo fato de Moisés não ter crido Nele. E tenho certeza que foi pelo fato de Moisés ter ferido a Rocha (Jesus). Pois quando Obedecemos a Deus o santificamos diante dos homens.

    Isso que eu entendi e achei lindo e fez bastante sentido.

    Paz a todos.

  8. ainda hoje Deus continua a falar com seu povo, dizendo fale comigo,não bate em mim, porem não o escutemos queremos tocar, bater, muitas vezes, e fácil criticar moisés, e se eu estivesse lá, e se você estivesse lá, o que faria bateria ou falaria, Deus diz o meu povo não quis ouvir a minha voz, e não me quis. Precisamos falar com Deus, inclinar nossas cabeças para Ele, Ele está pronto a nós ouvir, como ouviu o ladrão da cruz, como ouvir o centurião, como ouviu seu próprio filho na cruz, fale com Deus então ele lhe respondera , que Ele lhe abençoe e lhe guarda.

  9. EM UM LIVRO A ORDEM É FERIR E NO OUTRO FALAR, NÚMEROS E ÊXODO, QUANTO A FERIR O SENHOR NÃO CITOU QUANTAS VEZES, O QUE ELE DIZ A MOISÉS E ARÃO COMO CASTIGO FOI QUE ELES NÃO SANTIFICARAM O SENHOR DIANTE DO POVO DE ISRAEL. MOISÉS OBEDECEU, PORÉM IRRITADO FALOU: ACASO NÃO PODEMOS NÓS FAZER SAIR ÁGUA DA ROCHA. DEIXANDO ASSIM DE GLORIFICAR A DEUS E DAR HONRA A ELE PELO FEITO MARAVILHOSO DIANTE DO POVO DE ISRAEL. LEIAM TODO O CAPITULO DE ÊXODO 17 E NÚMEROS 20.

  10. Em Ex 17:6 diz Eu estarei diante de você em cima de uma rocha, ali no monte Sinai. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber.
    este lugar é o mesmo citado em Nm 20:7-8 E o Senhor disse a Moisés: Pegue o bastão que está em frente da arca da aliança, e depois você e Arão reúnam o povo. E na frente de todos eles (deem ordem à rocha) e dela sairá água. Assim, vocês tirarão água da rocha e darão de beber ao povo e também aos animais.
    verso 11 Moisés levantou a mão, e bateu na rocha duas vezes com o bastão, e saiu muita água. E o povo e os animais beberam.
    verso 12 _ Vocês não tiveram fé suficiente para fazer com que o povo de Israel reconhecesse o meu santo poder e por isso vocês não vão levá-los para a terra prometida.
    Note que um texto complementa o outro um esta mais simplificado e em números mais detalhado mas primeiro o Senhor manda bater e depois dar ordem a pedra, o lugar é o mesmo Refidim que mais tarde seria Meribá e o tempo é o mesmo tanto que bíblia de estudo um texto tem referencia no outro, são complementares, mas é difícil afirmar porém que o pecado de moisés tenha sido somente em não acatar essa ordem expressa do Senhor, Deus fala em fé suficiente para conter o povo, levar o povo a adoração, reconhecimento e respeito ao Senhor que os havia tirado do egito. Esse foi o maior pecado de Moisés e não obedecer naquele momento era a gota dagua de uma serie de comportamentos dele e de Arão. Moisés muitas vezes foi complacente com o povo que muitas vezes merecia correção e muitas vezes como nessa passagem foi arrogante e irado levando-o a ferir a pedra duas vezes. Não acho q neste texto signifique que ele tenha ferido a prefigura de Cristo, Jesus é a Rocha é incontestável porém aqui se fala de falhas de caráter de moisés e de seu irmão que lembrando fez um bezerro de ouro para o povo adorar e ainda instituiu dias de festa, e Moisés explosivo que quebrou as pedras sagradas. Amém espero ter ajudado alguém.

    • So agora vii esta questao aki percebi q meus irmao baterao na trave na realidade Deus esta nos ensinando nestes texto sobre a lei e a graça da primeira x. Moises bate na roxa isso é lei, o que moises fez basiado no esforço fisico. Da segunda vez x Deus diz agora so fala a roxa. Isso e A GRAÇA ja no antigo testamento. Nao mais pla força e sim por fé nao baseado naquilo q vc faz e sim naquilo que Jesus fez Jesus foi ferido uma x só e hj temos a agua viva pega graça. Nao mais pelo ferimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *