Centenas de milhões de pessoas hoje acreditam ter aceitado o convite de Cristo. Afinal, até mesmo optaram por ser identificadas como cristãs. Pode ser que elas pertençam à igreja em que seus pais as batizaram. Outros talvez afirmem amar a Jesus e o aceitam como seu Salvador. Mas será que isso os torna seguidores de Cristo? Era isso que Jesus tinha em mente quando nos convidou a segui-lo? Há muito mais envolvido.
Jesus disse que seus seguidores verdadeiros seriam conhecidos não apenas pelas palavras ou pelo título que adotassem, mas principalmente pelas suas ações. Por exemplo, ele disse: “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21.
Por que tantas pessoas que afirmam que Jesus é seu Senhor não fazem a vontade de seu Pai? Lembre-se do jovem governante rico. Em geral ‘falta uma coisa’ aos que se dizem cristãos: o amor de toda a alma por Jesus e por Aquele que o enviou.
Como isso é possível? Não é verdade que muitos que se identificam como cristãos afirmam também amar a Cristo? Sem dúvida. Mas amar a Jesus e a Jeová envolve muito mais do que palavras. Jesus disse: “Se alguém me amar, observará a minha palavra.” João 14:23.
E falando novamente como um pastor, ele disse: “Minhas ovelhas escutam a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem.” João 10:27.
Não são necessariamente as nossas palavras ou o que sentimos por Cristo que provam o nosso amor por ele, mas principalmente as nossas ações.
Mas nossas ações não são fruto do acaso. Elas refletem a pessoa que somos no íntimo. É a isso que precisamos dar atenção. Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” João 17:3 Assimilar conhecimento exato sobre Jesus e meditar no que aprendemos terá bom efeito sobre nosso coração. Nosso amor por Jesus e o desejo de segui-lo diariamente aumentarão cada vez mais.
A Bíblia nos aconselha: “Persisti em examinar se estais na fé, persisti em provar o que vós mesmos sois.” 2 Coríntios 13:5.
Vale a pena fazer todo esforço para continuarmos a ser guiados pelo nosso amoroso Pastor Excelente, Jesus, que foi escolhido pelo próprio Suberano Senhor Jeová para nos liderar.