Unção sobre um enfermo

Irmãos (as)
A Paz de DEUS e do SENHOR JESUS !!!
Por favor me esclareçam uma dúvida. Em Tiago 5. 14 – 16, fala-se sobre os presbíteros irem orar sobre um enfermo, ungindo o mesmo com azeite em Nome do SENHOR.
Muito bem, eis a dúvida: O pastor, ou dirigente e até mesmo o presbítero da igreja que tem a PALAVRA DE DEUS como regra, PODE NEGAR-SE, quando convidado, em ir orar sobre um enfermo que é parente ou conhecido de alguém que congrega na igreja ?

24 pensou em “Unção sobre um enfermo

  1. se o sacerdote se recusar a ir orar ou pregar o evangelho, significa que ele ´´ NÃO TEM A PALAVRA DE DEUS COMO REGRA DE FÉ E TEMOR´´.

    mateus 25:36 ´´ estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver.´´

    mateus 25:40 ´´ e respondendo o rei ( JESUS CRISTO) ,LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE QUANDO O FIZESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS (nós) IRMÃOS , A MIM O FIZESTES.´´

    mateus 25:41-46 ´´ENTÃO DIRÁ TAMBÉM AOS QUE ESTIVEREM À SUA ESQUERDA: APARTAI-VOS DE MIM , MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO… ; 43 – E ENFERMO , E NA PRISÃO , NÃO ME VISITASTES; 46- E IRÃO ESTES PARA O TORMENTO ETERNO, MAS OS JUSTOS PARA A VIDA ETERNA.´´

    JESUS CRISTO VISITOU INÚMERAS PESSOAS, BASTA LER OS EVANGELHOS!

    ATOS 10 , O APOSTOLO PEDRO VAI NA CASA DE UM GENTIO, QUE ERA PROIBIDO PELA LEI JUDAICA E DEPOIS VAI A UMA CIDADE CHAMADA LIDA NA CASA DE TABITA(DORCAS).

    DEUS DESEJA QUE TENHAMOS MISERICÓRDIA, AMOR, PARA COM OS AMIGOS MAS TAMBÉM PARA OS INIMIGOS. DEVEMOS AJUDAR OS MAIS FRACOS NA FÉ.
    ESTES SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE UM VERDADEIRO SACERDÓCIO!

  2. de maneira nenhuma! se ele se recusar ele não obreiro de Deus, lembra do centurião? quando veio a Jesus e falou sobre seu servo o Senhor disse: eu irei cura-lo. hoje a igreja já não tem mais aquela unção, mais a fé do enfermo será determinante.

  3. muito bem… eu te respondo se vc me responder essa…
    na parabola do bom samaritano… o sacerdote, e o levita… eles pecaram em não ajudar o judeu caido???
    se vc me respnder eu te direi sobre o obreiro…ir ou não orar…

    • Caro Josimar Resende…

      Se você não crê na Palavra do próprio Jesus que disse, que o único justificado diante de Deus, o verdadeiro próximo do que fora assaltado, foi o samaritano… Precisa explicar mais ainda???

      • amado Jaime Dias da Silva, não foi isso que perguntei, e nem fui agressivo, ou arrogante… se voce me entendeu assim… me perdoa… porém torna a perguntar para dar a reposta adequada à pergunta do fabiano donato, o sacerdote e o levita pecaram? se voce quiser responder,Jaime Dias da Silva, tá a vontade… ahhh uma dica onde está escrito que eles pecaram e se pecaram… qual pecado… sobre qual lei… e qual lei é maior… lembre-se nunca existe uma meia verdade…

        • lucas 10:30-37
          ´´… aquele que usou de misericórdia… vai e fazes o mesmo´´

          O MANDAMENTO DADO POR JESUS FOI A MISERICÓRDIA!

          QUEM DEMONSTRA MISERICÓRDIA DEMONSTRA AMOR! ESTE É O PRIMEIRO MANDAMENTO, AMAR A DEUS E A TODAS AS PESSOAS!
          ESTE FOI O PECADO DELES.

          • NÃO DEMONSTRARAM MISERICÓRDIA , AMOR ESTE FOI O PECADO! MARCOS 12:33
            MT 543-44
            1 JO 4:7-8
            1 PE 4:8
            1JO 3:15-16
            1 JO 3:16
            HB 13:1-3
            CL 3:12-15
            1 TL 3:12
            RM 13:8
            1 CO 16:4
            1 JO 3:11
            RM 13:10
            JO 13:35

          • caramba, Reginaldo o senhor está mesmo inspirado… o senhor amado Reginaldo respondeu bem… misericórdia… mas não foi no Novo Testamento… até porque para judeu só há a Torá… e os profetas… misericórdia quero e não sacrifícios diz Deus em Oseias…
            mas como judeus religiosos não pecaram uma vez que a Torá manda ele ficarem longe de mortos… eles possivelmente acharam que o judeu está como morto… o entendimento amado vem um pouco antes da parábola… nos dois grandes mandamentos… porém irmão, todos temos o livre arbítrio e tem também tipos e tipos de situações… a primeira é que estamos sobre ordens do SENHOR, e se ELE falar não?… e se a doença for para gloria do SENHOR e vai um presbítero e ora para DEUS curar e é doença é para a pessoa se redimir? e por aí vai amado… não podemos ir sem ser a vontade do SENHOR…
            preste atenção amado… o sacerdote e o levita não pecaram… se eles estavam indo para a sinagoga… não poderiam tocar em um morto,

        • Meu caro, nem eu tive a intenção de ser arrogante, senão indignação com pergunta tão ingênua!
          Você deve ser mais desses literalistas bíblicos, que só crê numa mensagem, se estiver escrita “diretamente” na Escritura.
          Pra teu governo, Ela está recheada de mensagens indiretas e ocultas (Deut. 29:29), em razão disso que a Escritura é espiritual (Rom. 7:14), e direcionada não aos “letristas bíblicos”, mas ao espiritual! (1Cor.2:15).
          Portanto, os textos da referida mensagem, embora não digam “diretamente” que o Sacerdote e o Levita pecaram; porém, já o verso (29), mostra todo o foco da questão: Não somente o Sacerdote e o levita, “PECARAM”, mas também, o doutor da lei. Confira:

          -O Sacerdote e o Levita “PECARAM” contra o segundo maior mandamento da Lei e os profetas, “POR OMISSÃO DE SOCORRO AO PRÓXIMO”:
          “…Mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. Lev 19:18.

          Ou vai me dizer que eles como Judeus religiosos não conheciam o segundo maior mandamento da Lei???

          Já o doutor da Lei, pecou contra o Evangelho, “POR AUTO JUSTIFICAÇÃO”.
          “Ele, porém, querendo JUSTIFICAR-SE A SI MESMO, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?” Luc 10:29

          “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”. Rom 3:20

          Capitt???

          • Ahhh, só corrigindo mais dois erros teus: Você disse:
            ———————————————————–(eles possivelmente) acharam que o judeu está como morto…
            ———————————————————–
            Você me pede que eu lhe dê versículos, afirmando se eles eram ou não pecadores, porém apresenta a tua interpretação fiada em “POSSIVELMENTE”??? Será que nunca lestes???
            “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. Mat 5:37
            ———————————————————–
            SE ELES estavam indo para a sinagoga… não poderiam tocar em um morto.-
            ———————————————————–
            Errou novamente: Além de usar um advérbio de dúvida (SE ELES), tanto o Sacerdote e quanto o Levita, já vinham do Templo em Jerusalém; E DESCIA TAMBÉM P/ JERICÓ!
            Luc. 10:
            30 E, respondendo Jesus, disse: DESCIA um homem DE JERUSALÉM PARA JERICÓ, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
            31 E, ocasionalmente DESCIA PELO MESMO CAMINHO CERTO SACERDOTE; e, vendo-o, passou de largo.
            32 E DE IGUAL MODO TAMBÉM UM LEVITA, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

            Onde está escrito nessa mensagem, que eles iam ainda, nalguma sinagoga em jericó???

          • Amado Jaime… nossa amado… muita energia…. muita mesmo…olha amado mesmo que eles não estivessem indo…? olha não os condeno-os… simples assim… eles eram da turma dos fariseus… sim eram… veja amado… eu não estou interpretando-a a parábola… como você mesmo falou da turma dos “doutores”, não se salvam e nem se deixavam se salvar, num é? ahhh a lei né… eita lei danada… é isso mesmo “A LEI”… não a vejo como má… afinal foi de Deus que ele veio a nos…e te torna a te dizer não pecaram e a própria Bíblia é evasiva… dando pano pra manga para o “possivelmente”, e amado jaime, nem te conheço, mas já tó amando trocar estes post com o senhor, serio. ahhh olha não sou tão letrista assim ou tão espiritual… prefiro temperado.. iluminado…reflexo da luz… e olha eu faz muito tempo mesmo que não uso o recurso de Deuteronômio 29.29… para mim já foi esses mistérios revelados em Cristo.. amado ser espiritual… não é desculpa para não conhecer e entender a palavra…pegar os versículos…veja eu tenho um monte dessas conversas pessoalmente com diversos teólogos, “profetas”, missionários, ateus, agnósticos, e por aí vai…uns me acusam de ser apenas teólogo… outros de ser espiritual demais outros de letrista…,e vai ser sempre assim… se o que eu falar contradizer quaisquer um deles… seria necessário um estudo amado para te explicar melhor…sobre o que seria o real pecado deles… que é o mesmo nosso…. abraços…e a paz, to muito afim de continuar a trocar post com o senhor…

  4. Bom dia e a apaz do senhor jesus cristo. Respondendo a sua resposta sabre a visita de um servo do senhor ao um doente ,ele tem sm a obrigação de ir lá onde estar o doente.no tocante se ele foi convidad pela uns dos famíliares,para que ele fizesse uma oração com óleo de unção e ão mesmo tempo unji-lo, ele (o sacerdote ,pastor ,diacono,padre,bispo,evangelista,ou seja aquele que é um anunciador da palavra de Deus,ele naum deve renunciar esta pedido).no Evangelho d marcos cap,16:15,a18.jesus disse: ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda,quem cre e for batizado sera salvo,mas quem não cre será condenado, e estes sinaishão de seguir os que crerem;Em meu nome expulsãodemônios;falarão nova linguas,pegarão em serpentes, e quando beberem alguma coisa mortifera, não lhes fará mal algum;imporáo as mãos sobre os enfermos, e os curarão.(mas tem que crer no nome de jesus).aqiu fica a minha resposta segundo a palavra de Deus,ão irmão que fez a pergunta,espero que possa lhe ajudar na sua pergunta, a paz do senhor jesus.

    • Marcelo.. o ide não é imperativo… veja pedro foi na casa do centurião… depois de ser mandado ir lá, ele não foi de atrevido, Ananias também só foi depois de próprio Deus mandar orar por Saulo… teve um k agora não to me recordando que foi arrebato e levado para ensinar e batizar um eunuco…

  5. Prezado Fabiano,

    Se o obreiro pode se negar? Claro que pode, ele é livre para fazer o que quiser, agora, há uma grande diferença em poder negar-se e se está em conformidade com os ensinos de Jesus, talvez a pergunta fosse, se está em conformidade com as escrituras negar-se a esse procedimento. Outra ocasião é em relação a pecado, a bíblia diz que a tipos de pecados no qual não devemos nem orar para os transgressores e outra análise semelhante a essa é a que não devemos impor as mãos precipitadamente. Então dependendo do conceito há uma necessidade de avaliação, porém não devemos perder a oportunidade de levarmos a oportunidade da pregação de arrependimento ao indolto, para que ouvindo a palavra venha o arrependimento.

    Shalom!

  6. Tudo se resume nas palavras de Jesus…
    “Eu sou o bom Pastor; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS”.
    “Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, E NÃO TEM CUIDADO DAS OVELHAS”. Joa. 10:11 e 13.

  7. Caro Josimar Resende, Paz seja convosco!
    Desculpe a minha franqueza meu irmão, mas a tua nobreza cristã, é 10! Porém, não posso dizer o mesmo da fidelidade da tua interpretação bíblica.
    A passagem de Lucas 10:25 a 37. é muito clara, menos para quem procura pelos em ovos. Mas, respondendo um trecho que vc. escreveu…
    —————————————————————————————————————-
    e olha eu faz muito tempo mesmo que não uso o recurso de Deuteronômio 29.29… para mim já foi esses mistérios revelados em Cristo..
    —————————————————————————————————————-
    Bom, o recurso de Deut. 29:29, mesmo sem vigência no Evangelho de Cristo, ele ainda desempenha um importante papel para o Evangelho, sendo: “SOMBRAS” (Heb. 10:1); “FIGURAS” (1Cor. 10:11); “ALEGORIA” (Heb. 9:9); e principalmente “TESTEMUNHO (Rom. 3:21) DAS COISAS QUE SE HAVIAM DE ANUNCIAR! (Heb. 3:5). Porém, se você não quer usar este lado da espada, então use o outro:
    “E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber”. 1Co 8:2

    Outra coisa meu caro, todo mundo fala que os mistérios bíblicos já foram revelados, entretanto, 99,9% das teologias ainda estão a ver navios, não entendo “LHUFAS DO APOCALIPSE”. Abraços…

    • é… tamos só rodeando… amado veja até a descida do ESPIRITO SANTO… a igreja não existia em si… o antes é exclusivamente para Judeus e os “estrangeiros’, mais os “escravos’ que faziam parte do povo escolhidos…e irmão somente para quem se recursa a e buscar a conhecer e compreender a palavra em toda sua extensão… continua esses mistérios, sombras, alegorias e por aí vai… pra minha pessoa ela responde tudo… tudo mesmo… a passagem em que eu referi-me antes é JESUS tratando dos fariseus claramente… o senhor sabe disso…e se Jesus não os condenou… quem sou eu para condenar… é igual a chamar Zaqueu de ladrão…e ninguém na PALAVRA o prova ou mesmo o acusa de ser ladrão…repito amado ninguém os tinha julgados (fariseu, levita… Zaqueu), nem mesmo Jesus fez isso… Ele mostrou os erros deles… mostrar erros, não é julgar ou mesmo condenar… é minha visão na casca do ovo… e Apocalipse…ahhh Apocalipse….rsrsrs. olha amado entenda não estou me justificando… estou caminhando… caminhando para a minha vitoria, simples assim…não me preocupo com Apocalipse até mesmo porque nos resgatados, libertados, transformados, regenerados, e salvos… não vamos passar pela tribulação… só dos sinais que estão por aí, acontecendo agora…

      • -Josimar Resende:
        é… tamos só rodeando… amado veja até a descida do ESPIRITO SANTO… a igreja não existia em si… o antes é exclusivamente para Judeus e os “estrangeiros’, mais os “escravos’ que faziam parte do povo escolhidos…

        -Jaime Dias:
        Ahhh tá! Então Cristo passou a ter corpo, somente depois do Pentecostes???
        Meu caro, a Igreja Judeus/Gentios como Corpo de Cristo, já era subsistente desde as eras eternas; apenas “foi manifesta materialmente nesse mundo” a partir, não do pentecoste como disseste erroneamente, mas do Ministério terreno de Cristo em diante!!!
        “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que AGORA FOI MANIFESTO AOS SEUS SANTOS;
        Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória”. Col. 1:26-27.

        -Josimar Resende:
        …e irmão somente para quem se recursa a e buscar a conhecer e compreender a palavra em toda sua extensão… continua esses mistérios, sombras, alegorias e por aí vai… pra minha pessoa ela responde tudo… tudo mesmo…

        -Jaime Dias:
        Ahhh tá! Tudo mesmo??? Então me dê o dia e a hora da Vinda de Jesus? (Mat. 24:36); Ou melhor: Já que você passou à frente de Daniel, e recebeu a revelação “TOTAL”, então me dê o significado da voz dos sete trovões??? (Apoc. 10:4); Ou melhor, o novo nome de Jesus, na Eternidade??? (Apoc. 3:12).
        Meu amigo, mentiroso não herda o Reino de Deus! A nossa boca foi ungida para falarmos a verdade; e não abobrinhas teológicas; vê se te liga cara!!!

        -Josimar Resende:
        …a passagem em que eu referi-me antes é JESUS tratando dos fariseus claramente… o senhor sabe disso…e se Jesus não os condenou… quem sou eu para condenar…

        É evidente que Jesus não os condenou, pois, Ele não tinha vindo para Juízo ainda, senão p/ salvação! (2Cor. 6:2).
        Porém, aquela situação era apenas “TEMPORAL”, a qual de maneira nenhuma, exclui o erro dos três, diante do futuro Tribunal de Cristo.
        “Porque TODOS devemos comparecer ante o tribunal de Cristo (inclusive os três), para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. 2 Cor. 5:10.

        Ou você tem cacife para afirmar que doutor da lei, o sacerdote e o Levita, não prestarão contas daquela religiosidade teórica, no último dia?

        -Josimar Resende:
        é igual a chamar Zaqueu de ladrão…e ninguém na PALAVRA o prova ou mesmo o acusa de ser ladrão…

        Jaime Dias:
        O caso de Zaqueu, não precisa de interpretação, ele próprio provou que era mesmo ladrão, ao restituir segundo a lei, quatro vezes o produto do roubo; pois sua própria consciência o acusou disso.
        “…E, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. Luc 19:8

        Essa é mais uma questão, para quem crê na Escritura! Quem não crê, como eu já disse, fica procurando pelos em ovos!!!

        -Josimar Resende:
        …repito amado ninguém os tinha julgados (fariseu, levita… Zaqueu), nem mesmo Jesus fez isso… Ele mostrou os erros deles… mostrar erros, não é julgar ou mesmo condenar… é minha visão na casca do ovo…

        -Jaime Dias:
        Mas, nem por isso, Jesus passou a mão em suas cabeças, os absolvendo do Juízo futuro! Se passou, então me mostre, livro, capitulo e versículo, onde está escrito isso???

        -Josimar Resende:
        Apocalipse…ahhh Apocalipse….rsrsrs. olha amado entenda não estou me justificando… estou caminhando… caminhando para a minha vitoria, simples assim…não me preocupo com Apocalipse até mesmo porque nos resgatados, libertados, transformados, regenerados, e salvos…

        -Jaime Dias:
        Salvos??? Com qual critério de julgamento: O teu??? Rs,rs,rs… Sem antes passar pelo Tribunal de Cristo???
        Você só pode estar brincando comigo, né meu irmão!!!
        “Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”. 1Co 11:31

        -Josimar Resende:
        …não vamos passar pela tribulação… só dos sinais que estão por aí, acontecendo agora…

        -Jaime Dias:
        Não vamos passar pela grande Tribulação? Quem foi que te disse tamanha asneira, meu irmão???
        “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
        Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios”. Sal. 91:7-8

        Diante dessa última declaração, deu pra ver claramente o tipo de revelação que recebestes!
        Me perdoe, mas, com ela finalizamos nossa conversa…

        Abraços…Fui-i-i-i-i

        • bom dia amado.. que isso rapaz… até parece um milanista ou um sabatista… agora que estamos só aquecendo… Jesus…rsrsrs
          olha eu concordo num ponto com senhor.. a igreja já existia em Cristo… mas a igreja instituição para eu é a partir de pentecoste…
          o senhor num gosta de abobrinha? eu gosto dela bem refogadinha… amado a palavra responde tudo sim amado…

          Apoc. 10:4… ahh amado que isso o senhor sabe eu sie que o senhor sabe… e o nome de Cristo … Ele sabe o Pai sabe… o Espirito sabe… num é mistério eles sabem e pronto fica respondido… se só eles sabem para eu já num é mistério… é segredo na hora de contar vão contar uai…

          amado todos os salvos vão pra “Bema de Cristo”, galardão amado só isso julgamento de galardão… e quando aos sacerdotes e doutores judeus… milênio neles…

          Zaqueu … ai ai ninguém o acusou de roubar diante do Rabi Jesus… tinha uma multidão com ele na casa do Zaqueu… Lucas 19:8
          – E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado… irmão ele fala “SE”, ele não se auto incrimina… próximo…

          tribulação… amado vamos estar nas bodas… se voce quer ficar pra ver tudo bem… eu fui-me para ceia né..rsrs qualquer coisa amado num some não vamos continuar tá bom o papo.. abraços e fica na paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *