33 pensou em “Todo pecado é igual ao olhos de Deus?

  1. Para Deus todo pecado é pecado. Isaías diz: “Is 59:2 – Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

    O texto não faz diferenciação nenhuma e não diz que um tipo de pecado nos separa de Deus e outro não. Simplesmente é mencionado a palavra [pecados/iniquidades]. Todo tipo de pecado se enquadra nessa categoria e, portanto, nos separa de Deus. Não existe nenhum texto que diga que um tipo de pecado Deus aceita por ser mais leve. Todo pecado é uma ofensa a Deus e o desagrada.

    É evidente que existem tipos de pecados diferentes, que são mais ou menos violentos; que trazem mais ou menos conseqüências para os indivíduos e para a sociedade. Essa diferenciação não significa que, para Deus, existem “pecadinhos e pecadões” e nem que ele aceita pecados que consideramos “leves”.

    Um abraço!!!

    Conheça meu blog: http://www.esbocandoideias.com

    • Gostaria de corrigir a minha posição. Estudando mais sobre o assunto, percebi que estava equivocado. Abaixo a minha resposta:

      Talvez a resposta a essa pergunta seja sim e não. Eu explico.

      O pecado, aos olhos de Deus, é uma ofensa a Sua santidade e, por isso, traz sobre nós condenação. Desde aquele que nós consideramos leve, como uma mentira, até aquele que consideramos grave, como um assassinato. Desse ponto de vista, Deus trata o pecado de forma uniforme. Todos os tipos de pecados levam o homem a condenação e ofendem a Deus. Nas listas de pecados mencionadas na Bíblia, eles são citados um após o outro, sem uma escala de maiores ou menores pecados. Observe que a glutonaria (comer exageradamente) está na mesma lista que a prostituição. Veja:

      “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gl 5. 19-21)

      A Bíblia quando fala do resultado que o pecado provoca em nosso relacionamento com Deus, também não separa os tipos de pecado em maiores ou menores, mas os agrupa numa mesma ordem de importância perante Deus. Veja:

      “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59. 2).

      Nessa primeira parte, então, não existe pecadinho e pecadão para Deus. Todo pecado, maior ou menor, fere a santidade de Deus e traz condenação a quem o praticou.

      Na segunda parte veremos que há sim pecados maiores e menores aos olhos de Deus. Devemos considerar que alguns pecados têm circunstâncias agravantes que os fazem mais odiosos aos olhos de Deus. São pecados que trazem em si agravantes que pesam no julgamento de Deus que é justo.

      Por exemplo: Um jovem ainda sem experiência que comete um pecado na ignorância da sua tenra idade tem o seu pecado menos odioso aos olhos de Deus do que um homem maduro que já sabe o que deve ou não fazer. Outro exemplo: Uma pessoa que tira a vida de outra comete pecado mais odioso perante Deus do que aquele que proferiu uma mentira. Mais um: Um religioso que conhece a Lei de Deus e mesmo assim a descumpre, tem pecado mais odioso do que alguém que peca, mas que ainda não conhece a Lei de Deus. É uma questão de justiça.

      A Bíblia cita um caso interessante, quando diferencia o roubo de um ladrão que o fez para saciar a fome. “Não é certo que se despreza o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome?” (Pv 6. 30)

      Jesus fez diferenciação de pecado em maior ou menor quando do seu encontro com Pilatos. Veja: “Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.” (Jo 19. 11). Ou seja, os acusadores de Jesus, que foram os religiosos conhecedores da Lei, tinham um pecado muito maior do que o de Pilatos, pois fecharam seus olhos para a Lei. Pilatos, não conhecedor profundo da Lei de Deus, foi covarde em seu julgamento, pecou, mas tinha um pecado menor do que o deles nessa condenação.

      Também podemos usar como exemplo o pecado imperdoável citado pela Bíblia, que é o maior e mais odioso de todos os pecados aos olhos de Deus: “Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.” (Mt 12. 31)

      • Não há condenação para quem está em Cristo. Temos consequencias terrenas dos nossos pecados… mas Jesus pagou o preço na cruz, para que possamos nos achegar a ele sem NENHUMA condenação. Nada pode nos separar do amor de Deus… sua misericórdia é eterna.

      • Querido Irmão André Luiz. Ia sim fazer aquele curso teológico, depois que tive vendo sua posição com relação a esse assunto: se todos pecados são iguais para Deus, e ao ver sua opinião sobre o assunto, desistir. E aqui mais duas vezes o Sr. se equivocou.

      • Após o episódio do bezerro de ouro, Moisés disse aos israelitas: ‘Cometestes um grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; talvez eu possa fazer expiação pelo vosso pecado’ (Êx 32.30). Obviamente, o episódio do bezerro de ouro foi um enorme pecado por parte dos israelitas, algo confirmado pela gravidade do julgamento divino. Deve ter havido muitos tipos de pecados entre os israelitas, desde o momento em que partiram do Egito. Apenas em ocasiões específicas, no entanto, a ira de Deus se acendeu contra as ações dos israelitas — por que motivo, se todos pecados são igualmente abomináveis para Deus?

    • OS PASTORES QUE INVENTARAM QUE NÃO EXISTE PECADINHO E PECADÃO PARA DEUS E QUE TODOS OS PECADOS SÃO IGUAIS.
      Existem pecados VENIAIS E MORTAIS DESDE O PRINCIPIO DA IGREJA.
      1Co 6,18
      “Fugi da prostituição. TODO O PECADO que o homem comete é FORA DO CORPO; mas O QUE SE PROSTITUI PECA CONTRA O PRÓPRIO CORPO”.”
      1Jo 5,16
      “Se alguém vir pecar seu irmão, PECADO QUE NÃO É PARA MORTE, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. HÁ PECADO PARA MORTE, e por esse não digo que ore.
      17 TODA a iniqüidade é pecado, e há pecado QUE NÃO É para morte.”
      Se Deus considerasse o pecado de roubar uma agulha o mesmo grau de nível de uma fornicação, Deus teria estabelecido apenas um tipo de sacrifício para expiação dos pecados. Isso podemos ver nos capítulos 1 ao 7 de Levítico mostra uma alusão dos diversos tipos de sacrifícios a serem oferecidos pelos mais diversos tipos de pecados que o povo de Israel cometia.

      • Nosso grande erro é querer se colocar no lugar de Deus e imaginar que ele pensa tão limitadamente quanto nós. Com certeza os pecados são diferentes, uns mais graves, outros menos graves. Percebemos essa diferença, principalmente, com as consequências de cada um. Por isso há diferentes sacrifícios para diferentes pecados em Levítico. Mas, querer AFIRMAR que Deus vê diferença de gravidade nos pecados é um grande equívoco. Em Isaías 55 já vem falando que os pensamentos e planos de Deus são muito maiores que os nossos, como poderíamos, então, saber como ele faz a separação dos níveis de pecados?
        A verdade que tudo isso é irrelevante. Cristo nunca se preocupou em pregar gravidade de pecado, mas sim o arrependimento e a transformação de vida.

  2. Pra Deus tudo é pecado, só que existem pecados que geram a morte, Deus não vai te julgar por um pecado de mentira (que eu considero um dos píores) por um pecado de crime (tirar a vida de alguém), ou até mesmo a prostituição. Mas para Deus são pecados, são imundices, mas cada um é julgado de uma forma. Ou seja resumindo, pecado é pecado e julgados de formas diferentes.

  3. Não. Lucas capitulo 17 afirma que o servo que conhece a vontade do seu senhor e não a cumpre recebera mais duro juizo ao passo que o que não conhece recebera menos juizo.

    • A BÍBLIA É NÃO DEVE SER LIDA EM VERSÍCULOS SEPARADOS. É AÍ QUE ESTÁ O PERIGO DE SE USAR DA PALAVRA DE DEUS PARA O QUE BEM SE ENTENDE E PREGAR AQUILO QUE SE QUER. DEVEMOS LER A BÍBLIA EM TODO O SEU CONTEÚDO E FALAR AQUILO QUE DEUS QUER QUE FALEMOS E NÃO O QUE É CONVENIENTE PARA QUE MASSAS SEJAM MANIPULADAS POR LIDERES INESCRUPULOSOS AO SEU “BEL” PRAZER.

  4. So bacharel em teologia, pra Deus a sim diferenca de pecado pq si todo pecado fossi igual entao toda pena seria ha mesma,si nao o proprio Deus nao diria que ha pecado que e para morte,e vc ja viu falar de pecado premeditado e outro pecado muito gravi pra Deus,tem outro pecado que o pecado emvolutario esse pecado tem consequencias mais leve.nos sabemos que Deus e justo e ele numca irria dar o mesmo castigo pra quem roubaci e pra quem mataria, olhe bavi quando fez que urias morreci,pecado premeditado a consequencia dessi pecado foi grande ele perdeu seu filho com bate-seda ex mulher de urrias e ouve muitas morte entre sua familia. Leia romanos 6:23.

  5. ssim .. todo pecado aos olhos de Deus são iguais , porém o que se sobre sai é , a consequência do pecado , ou seja , se eu chingo um palvrão é pecado , e se eu adultero é pecado , ou seja nao há diferença entre os dois , agora, ssim pode ficar sussegada(o) rsr que a consequencia vai vir , tanto pra oque chingou tanto pra oque adulterou,logicamente, que o que adulterou vai pagar bem mais caro pelo seu pecado . bom dia a todos .e fiquem na paz

    • Se vai pagar mais caro, então o pecado foi maior! Se os pecados fosses iguais então as consequencias também seriam iguais. aliás… a mesma atitude pecaminosa pode gerar pecado de graus diferentes… a quem muito é dado, muito será cobrado.

    • Ele morreu pra que seus pecados fossem perdoados , se você se arrepender verdadeiramente! ou seja Ele te deu a chance de se arrepender, antes nos já estávamos condenados ao inferno.

  6. Existe sim. Como nos mandamentos dados pelo Eterno ao seu povo, pecados maiores tinham como consequencia a morte (como idolatria e adultério). Yeshua deixou isto claro: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” Mt. 5:19. Mas a Lei sempre foi flexível. Davi, apesar de ter caído em adultério, se arrependeu e alcançou do Eterno o perdão. Algo muito difícil. Então é importante: Não basta se arrenpeder, é necessário alcançar do Eterno o perdão.

  7. Existem pecados que Deus abomina mais que outros… existem pecados que são para morte e outros não. Independente de qual pecado, ninguém está condenado. Não há mais condenação sobre nós. Jesus pagou o preço na cruz. Nada pode nos separar do amor de Deus. NADA. Não há condenação para quem está em Cristo.

  8. Todo pecado feito de forma deliberada com intenção de ferir a santidade de Deus é para a morte.
    desde uma mentira até um assassinato.
    espero ter ajudado abraços amados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *