Técnicas de pregação e estudos teológicos são necessários?

Técnicas de pregação e estudos teológicos são necessários?

A paz do Senhor irmãos.

Vemos hoje pastores sérios usando técnicas de oratória (homilética) e estudos teológicos para ministrar a igreja.

Algumas “denominações” claramente farsantes e homens ambiciosos usam as mesmas técnicas e estudos teológicos para fazerem negócio dos que buscam melhoria empresarial e coisas que nada tem haver com o Reino de Deus.

Não é o Espírito Santo que capacita o crente? Não é o Espírito Santo quem revela a Palavra ao crente?

Para que esta busca de técnicas e conhecimento teológico? Isso pode atrapalhar o livre agir do Espírito?

A paz do senhor irmãos.

18 pensou em “Técnicas de pregação e estudos teológicos são necessários?

  1. Caro Samuel, a infiltração de meios teológicos no Evangelho, iniciou desde a Igreja primitiva, quando um grupo de teólogos, denominado por Paulo de “FALSOS IRMÃOS”, entraram na Igreja da época, para espiar a liberdade que ela tinha em Cristo Jesus; com a finalidade de impor os rituais judaizantes novamente (a circuncisão e guarda da lei mosaica), os quais foram resistidos bravamente pelo Apóstolo Paulo:
    “E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão”. Gal 2:4

    Em nossos dias não é diferente,também tem se levantado um grupo de teólogos, daqui e de acolá, COM APARÊNCIA DE PIEDADE, MAS NEGANDO A EFICÁCIA DELA!
    Pare para notar que, os tais, SÃO OS CÃES GULOSOS, DE PERFIL GORDOS, SEM CORAGEM DE TRABALHAR, POIS VIVEM DO DÍZIMO DOS TROU… INDOUTOS, ETC…. Aliás, pergunte para um desses Pastores gordos, QUANDO FOI QUE FIZERAM UM JEJUM??? QUNDO DERAM UMA CESTA BÁSICA PARA O ÓRFÃO OU A VIÚVA QUE ESTÃO EM SEU MEIO?
    Portanto, a obra de Deus, nunca dependeu dessa casta de JOIO NO MEIO DA IGREJA, os quais, dado o poder sistemático que possuem diante do povo, quer a todo custo deixar refém o Evangelho a sua interpretação TEOLÓGICA. Mas isso, não vai demorar muito; em breve veremos OUTRA VEZ A DIFERENÇA DE QUEM SERVE A DEUS, E DE QUEM NÃO O SERVE. Mal. 3:18. abraços….

    • Eu não concordo com isso não ! pois para mim o pastor tem que falar o que Deus manda , acho também que a pessoa não fala o que Deus quer impede sim o agir do Espírito Santo , a paz Jesus te abnçoe.

  2. Caro MATEUS DE JESUS, por que você acha que em muitas igrejas, o Espírito Santo está de fora batendo a porta e desejando entrar???
    ” Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Apo 3:20

    Porventura o dedo sistemático do homem tem deixado??? Porventura as teologias tem feito o mínimo de esforço para voltar atrás nos seus erros??? Porventura as altas quantias de dinheiro nos seus cofres, tem dado lado à caridade para com o próximo??? Será que podes me citar APENAS UMA QUE FAÇA ISSO???
    Demora….Só não enxerga quem não quer ver!

  3. Jaime e Mateus, A Paz!

    Não concordo, mas respeito a posição dos irmãos. Realmente existem pessoas de má fé que se utilizam da teologia para se passarem por pastores e este fato faz com que alguns crentes vejam a teologia com certa desconfiança.

    Mas existem sim pastores sérios que buscam na teologia um apoio para seus estudos e conduta de pregação. Isso não afasta o Espírito Santo.

    Existem muitas teologias, ou melhor, muitas posições teológicas. Se o crente for sincero, o Espírito Santo vai levá-lo ao melhor entendimento. ” Não desprezeis as profecias, examinai todas as coisas, retende o que é bom.”. Não acho essencial a salvação, mas é um meio de melhorar o conhecimento sobre alguns pontos do evangelho.

    Eu gosto e estudo teologia e não vejo mal nisso… Mas o essencial mesmo é não deixar de examinar a Bíblia e se esforçar para possuir uma fé operante!

    A Paz, amados!

  4. PREGAÇAO PREPARADA,ESTUDADA,PREMEDITADA, DECORADA,,,NAO TEM SENTIDO BIBLICO E NAO TRÁS NENHUMA EDIFICAÇAO PARA A IGREJA..,,CRENTE PAPAGAIO POR AÍ TEM MUITOS,,MAS SERVOS USADOS POR DEUS PARA PREGAR A PALAVRA MOVIDA PELO ESPIRITO SANTO,SAO POUQUÍSIMOS…

    • ACERTOU EM CHEIO REGINO! A pregação requentada,é ao prova cabal de que A MAIORIA DOS TEÓLOGOS FALAM POR SI MESMO, E NÃO PELO ESPÍRITO.

      Abaixo vou apresentar três quesitos, para se distinguir uma pregação segundo as conveniências sistemáticas, da pregação espiritual que engradece o reino de Deus!

      1º ponto: A pregação sistemática, vem sempre advinda da TÉCNICA DO “MELAÇO”: Em primeiro lugar, eles apresentam ao povo, vitória daqui, vencedor de lá; sem se importar com o pecado do povo.
      Enquanto que a pregação espiritual, visa sempre primeiro lugar, levar o povo AO ARREPENDIMENTO DOS PECADOS, para num segundo plano, AO TEMPO DE DEUS, receberem A VITÓRIA (II Cro. 7:14)

      2º ponto: A pregação sistemática vem sempre advinda da TÉCNICA DO “CONHECIMENTO TEOLÓGICO”. Na ausência do inspirador maior o E.S. em suas pregações, faz-se necessário apelar para a sabedoria natural. Então entra a famosa linguagem da: semântica, hermenêutica, homilética, exegética; é grego daqui, hebraico e aramaico de acolá, etc…
      Já por sua vez, a pregação espiritual tem como linha, além “DA LOUCURA DA PREGAÇÃO”…
      “Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO”. 1Co 1:21

      …Também, a simplicidade:
      “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, E SE APARTEM DA SIMPLICIDADE QUE HÁ EM CRISTO”. II Co 11:3

      -3º ponto: A pregação sistemática costuma usar também, A TÉCNICA DE “ENCHER LINGUIÇA”. Em seus longos sermões, na maioria das vezes eles fogem do foco da mensagem, para gastar 3/4 do tempo da pregação, em explicações sobre a geografia bíblica dos fatos. Isso quando o teólogo, não é arrebatado pela “EMOÇÃO”, e lembra de contar o testemunho de sua vida em plena pregação; o tempo que seu pai tinha um cavalo velho, lá em Barbacena, e por ai vai…
      Enquanto que, a pregação espiritual já É DIRETA, OBJETIVA, E NA MAIORIA DAS VEZES, CURTA, COMO FEZ JESUS EM NAZARÉ.
      Luc. 4:
      16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
      17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
      18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
      19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
      20 E, CERRANDO O LIVRO, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
      21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

      Portanto, diante de tantas heresias, OS MEIOS TEOLÓGICOS AINDA QUEREM QUE OS PRESTIGIEMOS, E SOLTEMOS FOGUETES P/ TANTAS ASNEIRAS EM SEU MEIO! Porém, continuamos no nosso papel de “SAL DA TERRA”, se levantando contra todo o tipo de heresias e injustiças no meio do povo de Deus; QUER AGRADE OU NÃO OS GRUPOS TEOLÓGICOS PRIVILEGIADOS.
      “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” 1Co 11:19

  5. Graça e Paz. Eu tenho experiência que passei por um determinada igreja que achava tudo muito técnico . A palavra não alimentava. E um dia o próprio pastor conversando comigo disse que precisava voltar a ser usado usado pelo Espírito Santo , por que utilizava técnicas para pregar . Quem é espiritual consegue discernir essas coisas . Muitos tem preguiça de buscar a Deus , buscar revelação de Deus . E muito mais fácil pegar um palavra pronta que causa ibope , que vai impactar a igreja do que se deixar usar pelo Espírito Santo . E por isso que a palavra nos orienta a cuidar de ti mesmo e da doutrina . Se não que ser perder no meio dessa mistura aconselho que vc busque a Deus , tenha o seu relacionamento com Deus . Ame a sua igreja , respeite o seu Pastor , mas busque ter intimidade com Deus .

  6. NESSA ALTURA DOS ACONTECIMENTOS QUEREM APRENDER A PREGAR AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS? PASMEM DE VERGONHA E APRENDAM DO EXEMPLO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. MOREI 30 ANOS EM UM MESMO ENDEREÇO. APESAR DE HAVER MUITAS IGREJAS PROTESTANTES NO BAIRRO NUNCA RECEBI UMA VISITA DE CRENTE ALGUM PREGANDO A SANTA PALAVRA DE DEUS. EM CONTRA PARTIDA, DURANTE ESSES 30 ANOS NO MINIMO UMA VEZ POR SEMANA AS TESTEMUNHAS BATIAM NA MINHA NA MINHA CASA E ME FALAVAM DAS BOAS NOTICIAS DO REINO DE DEUS. APRENDAM COM ELAS. VOCÊ QUE ESTÁ LINDO ISSO É UM CRISTÃO? QUANTAS VISITAS DE PREGAÇÃO VOCÊ FEZ O MÊS PASSADO? E ESSE MÊS? SABE O QUE O APOSTULO PAULO PENSAVA DISSO? LEIA 1COR. 9:16 SE VOCÊ SE DIZ CRISTÃO E NÃO PREGA DE CASA EM CASA ESTÁ NA HORA DE FICAR PROCUPADO. VOCÊ SABE PORQUE UMA TESTEMUNHA DE JEOVÁ PREGA DE CASA EM CASA? A RESPOSTA A ESSA PERGUNTA ESTÁ EM EZEQUIEL 3: 18,19. E VOCÊS ESTÃO LIVRES DO SANGUE DE TODOS OS HOMENS?

  7. KARLOS, de que adianta o esforço dos T.J? Igualmente os adventistas e os Mormons, também não fazem a mesma coisa, de porta em porta? Contudo, SEM CONHECER O VERDADEIRO EVANGELHO, saem a pregar um evangelho sistemático, são capachos dos homens, verdadeiras mulas das denominações farisaicas, AS QUAIS, ATRAVÉS DE LAVAGEM CEREBRAL OS FEZERAM FILHOS DO INFERNO DUAS VEZES!====( Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! POIS PERCORREIS O MAR E A TERRA PARA FAZER UM PROSÉLITO; e, depois de o terdes feito, O FAZEIS FILHO DO INFERNO DUAS VEZES MAIS QUE VÓS”.Mat 23:15

    Portanto, KARLOS, se fosse para escolher entre: Ser um Adventista, Mormon, ou Testemunha de Jeová; EU PREFIRO MIL VEZES O CATOLICISMO!!! Pelo menos, as suas virtudes são maiores que os seus defeitos!!!

    • NÃO HA VIRTUDE NA CRISTANDADE QUE A FAÇA SE LIVRAR DO JULGAMENTO DE JEOVÁ. E QUAL É O VERDADEIRO EVANGELHO? É ESSA DOUTRINA PROFANA ENSINADA PELA CRISTANDADE? DE QUE DEUS É TRINO? CARRASCO A PONTO DE CONDENA-LOS AO TORMENTO ETERNO NAS MÃOS DE UMA CRIATURA QUE SUPOSTAMENTE HABITA UM LUGAR INFERNAL PORQUE VOCE NÃO O QUIS SERVIR?
      SE O PROPRIO SATANÁS E SEUS DEMONIOS SERÃO DESTRUIDOS QUEM TORTURARA AS POBRES ALMAS CONDENADAS PELO TEU DEUS AO INFERNO? QUANTO A SUA PREFERENCIA ISSO É UM DIREITO QUE VOCÊ TEM . QUANTO A MIM E AOS DA MINHA CASA, SERVIREMOS A JEOVÁ. SÃO HOMENS COMO VOCÊ E CIA QUE OBSTRUI A JUSTIÇA DE DEUS POR PREGAREM MENTIRAS. EU NÃO SOU NINGUEM PARA TE JULGAR ISSO É UM PROBLEMA ENTRE VOCÊ E JEOVÁ.

      • ——————————————————————————————————
        O KARLOS DISSE:
        NÃO HA VIRTUDE NA CRISTANDADE QUE A FAÇA SE LIVRAR DO JULGAMENTO DE JEOVÁ.
        ——————————————————————————————————
        Jaime:
        Já começastes dizendo asneiras, KARLOS! Pra teu governo, o próximo julgamento, não será feito por nenhum Jeová, MAS PELO FILHO DE DEUS!!!
        Mat. 25:
        31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
        32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;

        “E também o Pai a ninguém julga, MAS DEU AO FILHO TODO O JUÍZO”. Joa 5:22 Capit???

        ——————————————————————————————————
        KARLOS:
        E QUAL É OdVERDADEIRO EVANGELHO? É ESSA DOUTRINA PROFANA ENSINADA PELA CRISTANDADE? DE QUE DEUS É TRINO?
        ——————————————————————————————————
        Jaime:
        O verdadeiro Evangelho visa buscar a Glória do Filho de Deus; já o falso evangelho é aquele que visa renegar a Glória de Jesus, COMO FAZEM OS T.J!
        Colossenses. 1:
        “16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE.
        17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
        18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
        19 Porque FOI DO AGRADO DO PAI QUE TODA A PLENITUDE NELE HABITASSE”.
        ——————————————————————————————————
        KARLOS:
        CARRASCO A PONTO DE CONDENA-LOS AO TORMENTO ETERNO NAS MÃOS DE UMA CRIATURA QUE SUPOSTAMENTE HABITA UM LUGAR INFERNAL PORQUE VOCE NÃO O QUIS SERVIR?
        —————————————————————————————————–
        Jaime:
        Supostamente? Então o filho de Deus desceu do céu p/ morrer na cruz, para nos libertar de UM SUPOSTO PODER DO PECADO E DA MORTE, IMPOSTO POR UM SUPOSTO SATANÁS, QUE SUPOSTAMENTE NÃO EXISTE??? Vê-se aqui, claramente O VENENO DA SERPENTE!!!
        “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que PELA MORTE ANIQUILASSE O QUE TINHA O IMPÉRIO DA MORTE, ISTO É, O DIABO”. Heb. 2:14
        ——————————————————————————————————
        KARLOS:
        SE O PROPRIO SATANÁS E SEUS DEMONIOS SERÃO DESTRUIDOS QUEM TORTURARA AS POBRES ALMAS CONDENADAS PELO TEU DEUS AO INFERNO?
        ——————————————————————————————————
        Jaime:
        Isso logo você saberá, quando chegar lá!!!
        ——————————————————————————————————
        KARLOS:
        QUANTO A SUA PREFERENCIA ISSO É UM DIREITO QUE VOCÊ TEM . QUANTO A MIM E AOS DA MINHA CASA, SERVIREMOS A JEOVÁ.
        ——————————————————————————————————
        Jaime:
        MENTIROSO!!! Ninguém serve o Pai, sem antes servir o Filho; MAS COMO NÃO CREDES NELE, MORREREIS EM VOSSOS PECADOS!!!
        “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. Joa 14:6
        ——————————————————————————————————
        KARLOS:
        SÃO HOMENS COMO VOCÊ E CIA QUE OBSTRUI A JUSTIÇA DE DEUS POR PREGAREM MENTIRAS. EU NÃO SOU NINGUEM PARA TE JULGAR ISSO É UM PROBLEMA ENTRE VOCÊ E JEOVÁ.
        ——————————————————————————————————
        Jaime:
        Mais uma presepada tua, NÓS OS CRISTÃO JÁ ESTAMOS SOB JULGAMENTO! Somos todos os dias injuriados, blasfemados, por uma geração ADÚLTERA E PECADORA, PRINCIPALMENTE PELOS FILHOS DO MALIGNO, DENOMINADOS, TESTEMUNHAS DE JEOVÁ!!!
        “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, SE PRIMEIRO COMEÇA POR NÓS, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? I Ped. 4:17

        Aliás, o teu conhecimento bíblico é muito fraco! É digno mesmo, de um testemunha de Jeová!!!

  8. A paz irmãos,

    Li essa história e acho importante repassá-la.

    No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
    – Quantos rins nós temos?
    – Quatro! Responde o aluno.
    – Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.
    – Tragam um feixe de capim, pois temos um asno na sala, ordena o professor a seu auxiliar.
    – E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
    O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), o ‘Barão de Itararé’. Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o “furioso mestre”:

    – O senhor me perguntou quantos rins ‘NÓS TEMOS’. ‘NÓS’ temos quatro: dois meus e dois seus. ‘NÓS’ é uma expressão usada para o plural.Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

    Moral da História:
    A VIDA EXIGE MUITO MAIS COMPREENSÃO DO QUE CONHECIMENTO.
    Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros…
    E haja capim!!!

  9. A paz do Senhor irmãos.

    Mas de onde será que vocês tiraram estas ideias? Em todos estes anos de igreja nunca vi um pastor, diácono ou convidado subir a pregar a palavra sem um esboço pronto.

    Até no centro espírita de linha kardecismo é sabido que os palestrantes chegam com uma pregação pré determinada.

    Nenhum padre chega a missa para improvisar. Chega muito bem preparado e até o papa faz o discurso lendo um documento antecipadamente elaborado.

    Para defender o que você pensa não precisa falar do que você não conhece. Vocês não são evangélicos e estão infiltrados num lugar evangélico, falando do que não sabem para atacar o que não conhecem.

    Tiago nos deixou a lição de que a língua é um fogo. Pequeno órgão que se gaba de grandes coisas. Da mesma boca procede bênçãos e maldição. Ele disse: “Isso não deve ser assim”. Pode acaso uma fonte de água amargoza dar água doce, pode da videira nascer figor?.

    Vocês deixam o lugar próprio de vocês para vir praguejar, falar mal, tentar atrapalhar as coisas de Deus e ainda dizem: prefiro isto que aquilo. Um fica passando mel no outro num acordo unânime de tentar ofender os crentes que estão no lugar deles e na sinceridade.

    Vai ter com Jesus que Ele te esclarece!

  10. Caro Samuel Jorge de Oliveira, vou relevar tuas colocações, pois são características de quem não tem conhecimento bíblico.
    -QUE ESBOÇO TINHA NA MÃO MARIA, QUANDO CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, CANTOU???
    Luc. 1:
    46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
    47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
    48 Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
    49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
    50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.
    51 Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
    52 Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.
    53 Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.
    54 Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia;
    55 Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.

    -QUE ESBOÇO TINHA NA MÃO, UM ZACARIAS QUANDO FOI TOMADO PELO ESPÍRITO SANTO, NAQUELE DIA. E DISSE:
    Luc. 1:
    67 E Zacarias, seu pai, FOI CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, e profetizou, dizendo:
    68 Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,
    69 E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.
    70 Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;
    71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;
    72 Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,
    73 E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,
    74 De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,
    75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
    76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;
    77 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;
    78 Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;
    79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

    -DE IGUAL FORMA, QUE ESBOÇO TINHA NA MÃO ESTÊVÃO, QUANDO PELO ESPÍRITO SANTO DISSE AS PALAVRAS REGISTRADAS EM ATOS 7:2 a 60???

    Acorda Samuel! Desde quando as acontecimentos bíblicos são balizados pelo o espiritismo ou por essa teologia contemporânea de quinta categoria???

  11. Nenhum crente deveria ficar explicando coisa para estes que entram aqui só para tentar causar polêmica, ofender os crentes.
    Gente, será o possível que vocês vão continuar dando corda pro inimigo e continuar respondendo estes perseguidores da igreja.
    Eu vou já tomar providencia contra estes falsos que entram aqui pra semear discórdia, porque isso é crime.
    Nós temos liberdade religiosa e estamos num site evangélico. Essa gente é criminosa.
    Convoco já a igreja para dar um basta nisso.

    • Caro Samuel, ofender crentes é uma coisa; DIZER A VERDADE PARA OS CRENTES É BEM OUTRA!!! Ou nunca lestes que a correção É PARA OS FILHOS DE DEUS?
      “Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho”. Heb. 12:6

      Você mesmo, se tivesse humildade reconheceria que falou asneiras acima, ao querer balizar a fé cristã, nos meios teológicos contemporâneos, dizendo que eles sempre pregavam com esboço; quando a Igreja primitiva, NUNCA FALOU DISSO; E NEM PRECISAVA; ELA TINHA COM ELA O ESPÍRITO SANTO!!! Capit???

  12. ISSO É CANSATIVO! MAS VOU USAR DO MEU POBRE CONHECIMENTO DA BÍBLIA PARA FAZER UMA ANALISE MAIS UMA VEZ DE APENAS UM PONTO DOUTRINÁRIO DO INTELIGENTE JAIME. VAMOS LÁ.

    Qual é a origem da doutrina da Trindade?

    The New Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita, como tal, aparecem no Novo Testamento, e nem Jesus ou seus seguidores tencionaram contradizer o Shema do Velho Testamento: ‘Ouve, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, é um só Senhor’ (Deut. 6:4). . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias. . . . Por volta do fim do 4.° século . . . a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que desde então tem conservado.” — (1976), Micropædia, Vol. X, p. 126.

    A New Catholic Encyclopedia diz: “A formulação de ‘um só Deus em três Pessoas’ não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4.° século. Mas, é precisamente esta formulação que tem a primeira reivindicação ao título o dogma da Trindade. Entre os Pais Apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente, que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva.” — (1967), Vol. XIV, p. 299. ( NÃO É UMA TJ QUE ESTÁ DIZENDO ISSO JAIME)

    Em The Encyclopedia Americana lemos: “O cristianismo derivou-se do judaísmo, e o judaísmo era estritamente unitário [cria que Deus é uma só pessoa]. O caminho que levou de Jerusalém a Nicéia dificilmente foi em linha reta. O trinitarismo do quarto século de forma alguma refletiu com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus; foi, ao contrário, um desvio deste ensinamento.” — (1956), Vol. XXVII, p. 294L. ( NOTOU JAIME QUE FOI UM DESVIO DA VERDADE?)

    Segundo o Nouveau Dictionnaire Universel: “A trindade platônica, que em si é meramente um rearranjo de trindades mais antigas, que remontam aos povos anteriores, parece ser a trindade filosófica racional de atributos que deram origem às três hipóstases ou pessoas divinas ensinadas pelas igrejas cristãs. . . . O conceito deste filósofo grego [Platão, do 4.° século AEC] sobre a trindade divina . . . pode ser encontrado em todas as religiões [pagãs] antigas.” — (Paris, 1865-1870), editado por M. Lachâtre, Vol. 2, p. 1467. ( ACHO QUE VOCÊ É DISCIPULO DE PLATÃO E NÃO DE JESUS JAIME.)

    O jesuíta John L. McKenzie, no seu Dictionary of the Bible, diz: “A trindade de pessoas dentro da unidade de natureza é definida em termos de ‘pessoa’ e de ‘natureza’, que são termos filosóficos gr[egos]; na realidade, esses termos não aparecem na Bíblia. As definições trinitárias surgiram em resultado de longas controvérsias, em que estes termos e outros, tais como ‘essência’ e ‘substância’, foram erroneamente aplicados a Deus por alguns teólogos.” — (Nova Iorque, 1965), p. 899. ( E PELO JAIME TAMBEM)

    Embora, conforme reconhecem os trinitários, nem a palavra “Trindade” nem a declaração do dogma da Trindade se encontrem na Bíblia, será que se encontram ali os conceitos englobados nesse dogma? O JAIME DIZ QUE SIM

    Ensina a Bíblia que o “Espírito Santo” é uma pessoa?

    Alguns textos individuais que mencionam o espírito santo (“Espírito Santo”, Al) talvez pareçam indicar uma personalidade. Por exemplo, fala-se do espírito santo como ajudador (grego, pa·rá·kle·tos; “Consolador”, Al; “Auxiliador”, BLH) que ‘ensina’, ‘dá testemunho’, ‘fala’ e ‘ouve’. (João 14:16, 17, 26; 15:26; 16:13) Mas outros textos dizem que pessoas ficaram ‘cheias’ de espírito santo, que algumas delas foram ‘batizadas’ ou ‘ungidas’ com esse espírito. (Luc. 1:41; Mat. 3:11; Atos 10:38) Estas últimas referências feitas ao espírito santo definitivamente não se coadunam com uma pessoa. Para entender o que a Bíblia como um todo ensina, estes textos todos precisam ser considerados. Qual é a conclusão razoável? A de que os primeiros textos citados aqui empregam uma figura de linguagem, personificando o espírito santo de Deus, sua força ativa, assim como a Bíblia personifica também a sabedoria, o pecado, a morte, a água e o sangue. ( DIFÍCIO É FAZER O JAIME ENTENDER ISSO)

    As Escrituras Sagradas nos dão o nome pessoal do Pai — Jeová. Elas nos informam que o Filho é Jesus Cristo. Mas, em parte alguma das Escrituras se dá um nome pessoal ao espírito santo. (QUEM SABE NA BÍBLIA DO JAIME ESTÁ ESCRITO?)

    Atos 7:55, 56 relata que Estêvão recebeu uma visão do céu, onde viu “Jesus em pé à direita de Deus”. Mas não diz ter visto o espírito santo. (Veja também Revelação 7:10; 22:1, 3.) (SEGUNDO O JAIME ELE DEVERIA ESTÁ DANDO UMAS BANDAS POR ISSO NÃO ESTAVA LÁ.)

    A New Catholic Encyclopedia admite: “A maioria dos textos do N[ovo] T[estamento] revela o espírito de Deus como sendo algo, não alguém; isto se vê especialmente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus. (1967, Vol. XIII, p. 575) Diz também: “Os apologistas [escritores cristãos gregos do segundo século] falavam com demasiada hesitação do Espírito; pode-se adiantar até certo ponto que o fizeram de modo impessoal demais.” — Vol. XIV, p. 296.

    Concorda a Bíblia com os que ensinam que o Pai e o Filho não são pessoas separadas e distintas?

    Mat. 26:39, ALA: “Adiantando-se um pouco, [Jesus Cristo] prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai: Se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e, sim, como tu queres.” (Se o Pai e o Filho não fossem pessoas distintas, essa oração não teria sentido. Jesus estaria orando a si mesmo, e a sua vontade teria sido forçosamente a vontade do Pai.)

    João 8:17, 18, ALA: “[Jesus respondeu aos fariseus judaicos:] Na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.” (Portanto, Jesus falou definitivamente de si mesmo como uma pessoa separada e distinta do Pai.)
    (CAPAZ QUE O JAIME VAI ENTENDER ISSO)

    Ensina a Bíblia que todos os que se diz que fazem parte da Trindade são eternos, que nenhum deles teve começo?

    Col. 1:15, 16, ALA: “Ele [Jesus Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra.” Em que sentido é Jesus Cristo “o primogênito de toda a criação”? (1) Os trinitários dizem que “primogênito” aqui significa primário, o mais excelente, o mais distinto; assim, seria de entender que Cristo não faz parte da criação, mas que é o mais distinto em relação com os que foram criados. Se assim for, e se a doutrina da Trindade é verdadeira, por que não se diz que o Pai e o espírito santo são também o primogênito de toda a criação? Mas a Bíblia aplica esta expressão unicamente ao Filho. Segundo o significado costumeiro de “primogênito”, indica que Jesus é o mais velho da família dos filhos de Jeová. (2) Antes de Colossenses 1:15, a expressão “primogênito” ocorre mais de 30 vezes na Bíblia, e em todos os casos em que é aplicado a criaturas viventes, tem o mesmo significado — o primogênito faz parte do grupo. “O primogênito de Israel” é um dos filhos de Israel; “o primogênito de Faraó” é um da família de Faraó; “os primogênitos dos animais” são eles próprios animais. O que faz com que alguns atribuam, então, um significado diferente a “primogênito” em Colossenses 1:15? O emprego bíblico, ou a crença à qual já se apegaram e para a qual procuram prova? (3) Será que Colossenses 1:16, 17 (ALA) exclui Jesus de ter sido criado, ao dizer “nele foram criadas todas as cousas . . . tudo foi criado por meio dele e para ele”? A palavra grega traduzida aqui por “todas” é pán·ta, forma flexionada de pas. Em Lucas 13:2, ALA traduz isso por “todos os outros”; BV “os demais”; HR diz “todos os mais”. (Veja também Lucas 21:29 na BLH e Filipenses 2:21 na PIB.) Em harmonia com todas as outras coisas que a Bíblia diz a respeito do Filho, a NM atribui o mesmo sentido a pán·ta em Colossenses 1:16, 17, de modo que reza, em parte, “mediante ele foram criadas todas as outras coisas . . . Todas as outras coisas foram criadas por intermédio dele e para ele”. Assim, indica-se que ele é um ser criado, faz parte da criação produzida por Deus.

    Rev. 1:1; 3:14, ALA: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu . . . Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio [grego, ar·khé] da criação de Deus.” (Al, So, BMD, NM e outras vertem de modo similar.) É correta essa tradução? Alguns adotam a idéia de que se quer dizer que o Filho era ‘o principiador da criação de Deus’, que ele era a sua ‘fonte real’. Mas o Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott, alista “princípio” como o primeiro sentido de ar·khé. (Oxford, Inglaterra, 1968, p. 252) A conclusão lógica é que aquele citado em Revelação 3:14 é uma criação, a primeira das criações de Deus, e teve princípio. (Compare com Provérbios 8:22, onde, conforme muitos comentaristas concordam, se faz referência ao Filho como sabedoria personificada. Segundo IBB, BMD e BJ, diz-se que aquele que fala ali foi “criado”.)

    Profeticamente, Miquéias 5:2 (Al) fala a respeito do Messias, cujas “saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. So reza: “cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade.” Faz isso com que ele seja igual a Deus? É digno de nota que, em vez de dizer “eternidade”, BMD (5:1) traduz do hebraico por “dias antigos”, PIB, “dias mais remotos”; NM, “dias do tempo indefinido”. À luz de Revelação 3:14, que se considerou acima, Miquéias 5:2 não prova que Jesus não teve começo.

    Ensina a Bíblia que nenhum dos que se diz estarem incluídos na Trindade é maior ou menor do que o outro, que todos são iguais, que todos são todo-poderosos?

    Mar. 13:32, ALA: “A respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai.” (Naturalmente, não seria assim se o Pai, o Filho e o Espírito Santo fossem coiguais em um só Deus. E se, conforme alguns sugerem, o Filho estivesse impedido de saber, em razão de sua natureza humana, surge a pergunta: Por que é que o Espírito Santo não sabe?) (O JAIME DEVE SABER)

    Mat. 20:20-23, IBB: “A mãe dos filhos de Zebedeu . . . [disse a Jesus]: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, replicou: . . . O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai.” (Quão estranho, se, segundo se afirma, Jesus é Deus! Estava Jesus respondendo aqui meramente segundo a sua “natureza humana”? Se, segundo dizem os trinitários, Jesus era realmente “Deus-homem” — ambos, isto é, Deus e homem, não um ou outro — seria, na verdade, lógico recorrer ele a tal explicação? Não mostra Mateus 20:23, ao contrário, que o Filho não é igual ao Pai, que o Pai reservou para si certas prerrogativas?)

    Mat. 12:31, 32, ALA: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” (Se o Espírito Santo fosse uma pessoa e fosse Deus, este texto estaria contradizendo terminantemente a doutrina da Trindade, pois significaria de alguma forma que o Espírito Santo é maior do que o Filho. Ao invés, o que Jesus disse mostra que o Pai, de quem é o “Espírito”, é maior do que Jesus, o Filho do homem.)

    João 14:28, ALA: “[Jesus disse:] Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” ( ÚNICO, MAIOR, TODO PODEROSO, O JAIME PARECE NÃO TER NOÇÃO DO QUE ISSO SIGNIFICA)

    1 Cor. 11:3, ALA: “Quero . . . que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo.” (Claramente, pois, Cristo não é Deus, e Deus é superior a Cristo. Deve-se notar que isto foi escrito em cerca de 55 EC, uns 22 anos depois de Jesus voltar ao céu. Portanto, a verdade expressa aqui aplica-se à relação de Deus e de Cristo nos céus.)

    1 Cor. 15:27, 28, ALA: “Todas as cousas [Deus] sujeitou debaixo dos seus pés [de Jesus]. E quando diz que todas as cousas lhe estão sujeitas, certamente exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as cousas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as cousas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” ( PRONTO ! AGORA FUNDIU A CABEÇA DO JAIME. COMO ASSIM? JESUS SE SUJEITAR A DEUS? QUER DIZER QUE O SENHOR JESUS TEM ALGUEM SUPERIOR A ELE?) MAS BA TCHÊ que coisa.

    Tanto a palavra hebraica Shad·daí como a palavra grega Pan·to·krá·tor são traduzidas “Todo-poderoso”. Ambas as palavras no idioma original são repetidamente aplicadas a Jeová, o Pai. (Êxo. 6:3; Rev. 19:6) Nenhuma dessas expressões é jamais aplicada, quer ao Filho, quer ao espírito santo.

    Ensina a Bíblia que cada um dos que se diz serem parte da Trindade é Deus?

    Jesus disse em oração: “Pai, . . . a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:1-3, ALA; grifo acrescentado.) (A maioria das traduções usa aqui a expressão “o único Deus verdadeiro” com referência ao Pai. NE reza “que somente tu és verdadeiramente Deus”. Pode alguém ser “o único Deus verdadeiro”, “somente [ele ser] verdadeiramente Deus”, se houver mais dois outros que são Deus no mesmo grau que ele? Quaisquer outros referidos por “deuses” devem ser ou falsos ou meramente um reflexo do verdadeiro Deus.) PARA O JAIME PODE.

    1 Cor. 8:5, 6, ALA: “Ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu, ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós( as testemunhas de Jeová) há um só Deus, o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nós também por ele.” (Aqui o Pai é apresentado como o “um só Deus” dos cristãos e como estando numa classe distinta de Jesus Cristo.)

    1 Ped. 1:3, ALA: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Repetidas vezes, mesmo após a ascensão de Jesus aos céus, as Escrituras se referem ao Pai como “o Deus” de Jesus Cristo. Em João 20:17, após a ressurreição de Jesus, ele próprio falou a respeito do Pai como “meu Deus”. Mais tarde, quando estava no céu, segundo registrado em Revelação 3:12, ele usou novamente a mesma expressão. Mas nunca se diz na Bíblia que o Pai se refira ao Filho como “meu Deus”, tampouco o Pai ou o Filho se referem ao espírito santo como “meu Deus”.)
    ( QUEM SABE EU ENCONTRO ISSO NA BÍBLIA DO JAIME)

  13. KARLOS, se você não aprendeu nem diferenciar O JUÍZO DO FILHO, DO JUÍZO DO PAI, O QUE QUER MAIS???

    Se não entendes nem DE CANOA, adianta perder meu tempo ta falando de NAVIO???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *