Porque Deus está morto neste mundo?

Deus está morto” (“Gott ist tot” em alemão) é uma frase muito citada do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Aparece pela primeira vez em A gaia ciência, na seção 108 (Novas lutas), na seção 125 (O louco) e uma terceira vez na secção 343 (Sentido da nossa alegria). Uma outra instância da frase, e a principal responsável pela sua popularidade, aparece na principal obra de Nietzsche, Assim falava Zaratustra.

Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje! — NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência, §125.
“Deus está morto” é talvez uma das frases mais mal interpretadas de toda a filosofia. Entendê-la literalmente, como se Deus pudesse estar fisicamente morto, ou como se fosse uma referência à morte de Jesus Cristo na cruz, ou ainda como uma simples declaração de ateísmo são ideias oriundas de uma análise descontextualizada da frase, que se acha profundamente enraizada na obra nietzscheana. O dito anuncia o fim dos fundamentos transcendentais da existência, de Deus como justificativa e fonte de valoração para o mundo, tanto na civilização quanto na vida das pessoas — segundo o filósofo, mesmo que estas não o queiram admitir. Nietzsche não se coloca como o assassino de Deus, como o tom provocador pode dar a entender: o filósofo enfatiza um acontecimento cultural, e diz “fomos nós que o matamos”.

A frase não é nem uma exaltação nem uma lamentação, mas uma constatação a partir da qual Nietzsche traçará o seu projeto filosófico de superar Deus e as dicotomias assentes em preconceitos metafísicos que julgam o nosso mundo — na opinião do filósofo, o único existente — a partir de um outro mundo superior e além deste. A morte de Deus metaforiza o facto de os homens não mais serem capazes de crer numa ordenação cósmica transcendente, o que os levaria a uma rejeição dos valores absolutos e, por fim, à descrença em quaisquer valores. Isso conduziria ao niilismo, que Nietzsche considerava um sintoma de decadência associada ao facto de ainda mantermos uma “sombra”, um trono vazio, um lugar reservado ao princípio transcendente agora destruído, que não podemos voltar a ocupar. Para isso ele procurou, com o seu projecto da “transmutação dos valores”, reformular os fundamentos dos valores humanos em bases, segundo ele, mais profundas do que as crenças do cristianismo.

Segundo ele, quando o cheiro do cadáver se tornasse inegável, o relativismo, a negação de qualquer valoração, tomaria conta da cultura. Seria tarefa dos verdadeiros filósofos estabelecer novos valores em bases naturais e iminentes, evitando que isso aconteça. Assim, a morte de Deus abriria caminho para novas possibilidades humanas. Os homens, não mais procurando vislumbrar uma realidade sobrenatural, poderiam começar a reconhecer o valor deste mundo. Assumir a morte de Deus seria livrar-se dos pesados ídolos do passado e assumir sua liberdade, tornando-nos eles mesmos deuses. Esse mar aberto de possibilidades seria uma tal responsabilidade que, acreditava Nietzsche, muitos não estariam dispostos a enfrentá-lo. A maioria continuaria a necessitar de regras e de autoridades dizendo o que fazer, como julgar e como ler-o-mundo. Podemos então concluir que o próprio Nietzsche, pelo menos de maneira indireta, reconheceu o caráter utópico desse seu raciocínio.

17 pensou em “Porque Deus está morto neste mundo?

  1. Deus é a realidade mais importante do universo.(Gênesis 1:2) – E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
    (Gênesis 1:26) – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Colossenses 1:16) – Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. (João 3:16) – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Hebreus 4:13) – E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

  2. Não sei o que você esta estudando mais seja o que for está totalmente errado, de onde você tirou que Deus está morto? você prefere acreditar em um filósofo ou na palavra de Deus, que é irrevogavelmente perfeita? Deus está vivo sim e não importa se tem gente acredita acredita ou não, ele vai continuar sendo Deus.AMEM.

  3. Deus não está morto meu querido eu lhe garanto como ele ta morto & cuida de mim ?
    Como ele está morto e fala comigo , amor Deus é ETERNO ! , como ele está morto
    & anda salvando esse monte de gente , a gente matar Deus ?
    Isso quebra principil se a gente consiguiçe matar Deus ele nn seria Deus & nn seria tbm soberano.

  4. Deus está morto para os que não crêem, para os céticos e os que acreditam que a natureza humana carrega uma centelha divina e que não devemos nos arrepender do que somos, pois assim fomos criados. Para esses, o sacrifício de Jesus foi em vão e nada há mesmo de limpar o seu sangue sobre eles.

    Só os que abrem o coração para o Espírito Santo, notam que Deus verdadeiramente nunca mudou e que o seu plano para com a humanidade, através de Jesus, permanece inalterado, cabendo unicamente a nós, nos achegarmos a Ele, para que Ele se achegue a nós.

  5. Que o Senhor Jesus repreenda esses seus pensamentos, que estão influenciados por Satanás, Deus não está morto, leia a bíblia lá vc vai perceber o quão pecador somos.

  6. Cale-se garoto! Não sabeis o que dizes. Diga uma palavra a mais contra o senhor teu Deus, e sofrerá no inferno a cólera dEle junto à Satanás. Mas não se preocupe, nosso Deus é piedoso; se arrpenda e doe R$ 750,00 para o site (valor meramente simbólico) e então começaráa ser perdoado. Não se esqueça R$ 750,00 é a prova de sua devoção e adesão à lei. E a propósito, embora Hitler não goste dos judeus tanto quanto nós, não é seguro ficar usando o nome dele no “nick” ok. Que a paz esteja convosco.

  7. O significado de Deus está morto é que segundo a interpretaçao de muitos filosofos ele depende de nos para existir, porque segundo eles si vale a redundancia se nao houver alguem que diga para o outro que ele existe ele nao existiria para ninguem, dai vem a deduçao para eles de que Deus está morto.

  8. Continuando, eles nunca entenderam que nosso Deus é presença sem existencia, porque se ele existir fisicamente ou materializar-se, deixaria de ser onipresente, porque segunda a física um corpo nao pode ocupar mais de que um espaço ao mesmo tempo. Ele deu esse exemplo quando escreveu os Dez Mandamentos com letras vazadas de lado a lado da pedra os caracteres estavam presente ali mas nao existiam, para estar seguro de que ninguem podesse toca-los ou modificar-los, porque texto e contexo era o mesmo ou seja do infinito como é o proprio Deus. Destruiram ou desapareceram com a pedra mas nao o mandamentos de nosso infinito Deus. Porque havendo papiro e tinta no egito Deus nao utilizou, porque sabia que vez uma entregado aos homens logo viria a tentaçao de adutera-los ou modifica-los. Quao terrivel é esse nosso Deus, Nao? Que profundo saber, que conhecimento sem igual.
    Os Irmaos das Estrelas vos saudam. APaz seja convosco. Amém.

  9. Para falar a verdade Deus não morre porque ele é eterno.
    Não existe ninguém na face da terra que pode calcular a idade de Deus, porque antes que o sol e a lua e as estrelas existisse, EU SOU, já existia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *