Miguel é Cristo?

Santos perguntou se é correto afirmar que Miguel, o Arcanjo, é Jesus. O estudo de um pastor presbiteriano, publicado no site “http://solascripturatt.
org/Angelologia/AngelologiaLazaroDeAssis”, parece muito bom; define “arcanjo”. Assim ele facilita a pesquisa da questão “Miguel é Cristo?”. Apenas facilita, porque o autor não responde diretamente esta questão.

15 pensou em “Miguel é Cristo?

  1. Santos, irmão, que a Paz esteja consigo.

    Tenho defendido neste site a necessidade de não apoiarmos as nossas convicções naquilo que OUTROS concluíram, mas apoiá-las, isto sim, num claro “ASSIM DIZ O SENHOR”, contido na Bíblia. Mas isto não quer dizer que não podemos examinar o que outras pessoas entenderam estudando o mesmo assunto nas Sagradas Escrituras. Por que não ouvir outros cristãos que se dedicaram, no temor do Senhor, ao estudo de certas áreas do conhecimento diretamente relacionadas com a Bíblia? Por exemplo, a História; as línguas originais do texto bíblico; a arqueologia bíblica e assim por diante.

    Não vamos esquecer que o contexto bíblico valoriza o estudo das ciências humanas, desde que isto seja feito para “a honra e a glória de Deus”. Alguns exemplos:

    DANIEL e seus companheiros: “E EM TODA A MATÉRIA DE SABEDORIA E DE DISCERNIMENTO, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou ACHOU DEZ VEZES MAIS DOUTOS DO QUE TODOS OS MAGOS ASTRÓLOGOS…” (Daniel 1:4 e 20). (Isto incluía até “as letras e a língua dos caldeus”, que nada tinham a ver com as Escrituras.)
    LUCAS, “O MÉDICO AMADO” (Colossenses 4:14). Como podemos não valorizar a medicina se um dos quatro evangelistas era médico?
    SALOMÃO ““TAMBÉM FALOU DAS ÁRVORES… DOS ANIMAIS E DAS AVES, E DOS RÉPTEIS E DOS PEIXES”. (I Reis 4:33). (Deus lhe deu este conhecimento por “milagre” ou Salomão utilizou a inteligência extraordinária que lhe foi concedida para estudar os diversos ramos do conhecimento humano? Seja como for, o fato é que se tornou “especialista” em diversas ciências.)
    ESDRAS: “ESTE ESDRAS… ERA ESCRIBA HÁBIL NA LEI DE MOISÉS, QUE O SENHOR DEUS DE ISRAEL TINHA DADO”. (Esdras 7:6). (Hoje diríamos que Esdras era um “teólogo”, especializado no estudo e ensino da “Lei de Moisés”. Pensemos bem nisto, caso sejamos contrários aos que cursam teologia, procurando se aprofundarem-se no conhecimento da Bíblia).

    Considerando o acabamos de escrever, creio que não me diminui indicar um estudo sobre os anjos, feito com profundidade por um pastor presbiteriano de alto nível acadêmico (mas que se atém à Bíblia). Inclui algumas definições sobre “MIGUEL” – o que você deseja. Siga o link indicado na pergunta.

    O autor “não é da minha igreja”, o que pouco me importa. Perdemos muito quando deixamos de aproveitar bons materiais simplesmente porque não têm o nosso “rótulo”. “EXAMINAI TUDO, RETENDE O BEM”. Quando não examinamos, corremos o risco de ser preconceituosos. O risco de pensar dos outros apenas aquilo que nos disseram os “que falam mal”, e são seus adversários. Que tristeza!

    Sobre o link, talvez você não vá ter tempo de analisar o estudo completo. Vou tentar fazer um resumo e postar para você aqui no site.

    Com carinho
    Theophilo

  2. Há várias opiniões de estudiosos que apontam para isto, eis algumas delas.

    Matthew Henry afirma: “Miguel significa, “Quem é como Deus”, e seu nome, com o título de “o Grande Príncipe”, recorda o Divino Salvador. Cristo era para os filhos de nosso povo como um sacrifício, um substituto para suportar a maldição, para suportar o pecado deles. Ele os defende pleiteando para eles no trono da graça”. Jesus é claramente aquele que sempre está em nosso lugar e para a nossa defesa.

    Explicando esta questão do nome como título de honra na Bíblia; artigo completo:

    http://novotempo.com/namiradaverdade/miguel-nao-e-mais-que-um-titulo-do-divino-jesus/

    Explicações em vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=84DVLElZUCs
    https://www.youtube.com/watch?v=ytpPwL9yIEU
    https://www.youtube.com/watch?v=ju5aq32xuoQ
    https://www.youtube.com/watch?v=ju5aq32xuoQ

  3. Olá Teophilo, em outro oportunidade vou te responder com alguns versículos do Novo Testamento e do V.T. que Miguel não é Cristo. Ele é também conservo conosco do SENHOR. No antigo testamento Cristo é chamado de ANJO DO SENHOR ou Anjo do SENHOR, e não “anjo do Senhor” como os anjos foram e são chamados.

    • Só para acrescentar, a palavra anjo, na sua origem, significa mensageiro. Quando vemos isso na bíblia quer dizer que Jesus foi uma espécie de mensageiro de Deus, mas não necessariamente um anjo. A bíblia diz que anjos são criações de Deus, então se Jesus é o próprio Deus, como pode ele ser um anjo?

  4. Santos,

    De minha parte entendo, em termos simples, que:

    “Miguel” é um título dado à segunda pessoa da Divindade atuando no conflito entre o bem e o mal junto aos anjos, assim como “anjo de Yahweh” é um título dado à mesma segunda pessoa da Divindade atuando no conflito entre o bem e o mal junto à humanidade.

    • Um pouco mais sobre o assunto:

      “Arcanjo”, então, é uma designação usada quando Cristo atua na liderança dos anjos e que significa “chefe dos anjos”.

      A Bíblia faz referência ao chefe dos anjos batalhando diretamente contra Satanás, mas não define quem é este chefe dos anjos, senão pelo seu nome “Miguel” e que significa “quem é igual a Deus?” . Assim como a Bíblia faz referência ao “anjo de Yahweh” atuando entre a humanidade mas não define quem é este anjo do Senhor. E novamente aqui a palavra “anjo” significa “mensageiro” e o que temos de informação pelo nome é que se trata de mensageiro da parte de Deus, todavia, não é UM mensageiro da parte de Deus, mas sim O mensageiro da parte de Deus.

      Entende-se que mesmo sendo O mensageiro, não é o único, pois como lemos, o “anjo de Yahweh” apareceu para Abraão acompanhado de outros mensageiros cuja função é o que lemos em Hebreus 1:14.

      A Bíblia faz, também, referência à “o primeiro príncipe”, “um dos príncipes” e “o grande príncipe”.

      Assim podemos entender que Cristo é este “primeiro príncipe”, “um dos príncipes” e “o grande príncipe” junto aos anjos (em questão de governo e liderança entre os anjos), assim como se entende que Ele seria o primeiro entre os mensageiros, um dos mensageiros e o grande mensageiro junto à humanidade “o mensageiro de Yahweh”.

      A DEFINIÇÃO DE ARCANJO

      A definição Arcanjo Miguel, quando atribuído a Cristo, condensa dois significados importantes:

      Como Arcanjo define a Sua posição de liderança entre os mensageiros e como Miguel a Sua essência (Quem é igual a Deus?);

      É justamente o que encontramos na figura do “anjo de Yahweh” quando cremos se tratar do Cristo pré-encarnado.

      QUANTO À QUESTÃO DA DEFINIÇÃO DE “PRÍNCIPE”

      Veja como esta definição se entrelaça entre Miguel e Jesus tomando o mesmo contexto profético do livro de Daniel:

      “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.” Daniel 9:25

      E após, diz:

      “Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.” (Daniel 10:21)

      Sobre Cristo:

      “E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado.” (Daniel 8:25)

      Sobre Miguel:

      “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Daniel 10:13)

      Veja algo intrigante:

      “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1 Tessalonicenses 4:16)

      “deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” (João 5:27-29)

      Muitos estudiosos, e que se encontra inclusive do meio evangélico, são da opinião de que esta voz é do próprio Senhor:

      A “voz do arcanjo” é, aparentemente, a voz do próprio Senhor no poder do arcanjo. Sua voz aqui aparentemente referindo-se à ressurreição dos santos do Antigo Testamento, pois Ele apareceu com frequência ao Seu povo naquela época como “o Anjo do Senhor”. Ele agora os chama para fora de seus túmulos com a mesma voz que muitos deles conheceram. Eles ressuscitarão de suas sepulturas simultaneamente com os “que morreram em Cristo” e participarão da “primeira ressurreição” (Hb 11:40, 12:23 “aperfeiçoados”).

      http://acontecimentosprofeticos.blogspot.com.br/2012/01/o-arrebatamento.html

      Matthew Henry e Calvino, dentre uma extensa lista de teólogos e estudiosos, acreditavam que Miguel não era mais do que um título honorífico de Cristo.

      E assim o irmão consegue entender o porque de haver esta opinião no meio Cristão sobre Miguel ser nada menos que Cristo, em mais um de seus títulos honoríficos e que denotam uma função especial.

      Mas estas são opiniões! Aconselho que espere os estudos de Theophilo, pois, embora seja importante entender os pontos de vistas e isto faz parte da boa teologia, nada substitui um estudo sistemático das Escrituras Sagradas.

      O mais seguro é ficar mesmo com o Assim diz o Senhor e só bater um martelo se tivermos certeza À PARTIR DAS ESCRITURAS (tenho a minha posição segundo meus estudos e o irmão também deve ter a sua, com base em seus próprios estudos).

      Nesta questão, só não podemos cometer o erro de, ao assumir Miguel como sendo um título honorífico de Cristo, o igualarmos aos anjos em natureza e essência (tomando-O como uma criatura), o que é totalmente contrário às Escrituras que apresenta Cristo sendo Deus no mais pleno sentido da palavra (Colossenses 2:9):

      Para mais, visite:

      http://novotempo.com/namiradaverdade/miguel-nao-e-mais-que-um-titulo-do-divino-jesus/

  5. Quem é Miguel?

    As religiões da cristandade, bem como o judaísmo e o islamismo, têm idéias divergentes quando o assunto são anjos. Algumas explanações são vagas. Por exemplo, The Anchor Bible Dictionary declara: “Pode haver um único anjo superior e/ou um grupo pequeno de arcanjos (em geral quatro ou sete).” De acordo com The Imperial Bible- Miguel é o “nome de um ser sobre-humano, a respeito de quem tem havido, em geral, duas opiniões divergentes: ou ele é o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, ou é um dos chamados sete arcanjos”.

    Segundo a tradição judaica, esses sete arcanjos são: Gabriel, Jeremiel, Miguel, Raguel, Rafael, Sariel e Uriel. O islamismo, porém, acredita em quatro arcanjos: Jibril, Mical, Izrail e Israfil. O catolicismo também acredita em quatro arcanjos: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel. E a Bíblia, o que diz? Existem vários arcanjos?

    A resposta da Bíblia

    Além de Miguel, nenhum outro arcanjo é mencionado na Bíblia. As Escrituras não usam o termo “arcanjo” no plural. A Bíblia descreve Miguel como o arcanjo, indicando que somente ele tem essa designação. Assim, é razoável concluir que Deus delegou a uma, e somente uma, de suas criaturas celestiais plena autoridade sobre todos os outros anjos.

    Além do próprio Criador, fala-se de apenas uma pessoa fiel que tem anjos em sujeição — Jesus Cristo. (Mateus 13:41; 16:27; 24:31) O apóstolo Paulo fez menção específica do “Senhor Jesus” e “seus anjos poderosos”. (2 Tessalonicenses 1:7) E Pedro descreveu o ressuscitado Jesus, ao dizer: “Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.” — 1 Pedro 3:22.

    Embora não haja nenhuma declaração na Bíblia que identifique categoricamente Miguel, o arcanjo, como Jesus, há um versículo que faz ligação de Jesus com o cargo oficial de arcanjo. Em sua carta aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo profetizou: “O próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro.” (1 Tessalonicenses 4:16) Nesse versículo, Jesus é descrito como tendo assumido o poder qual Rei messiânico de Deus. Mas ele fala “com voz de arcanjo”. Observe também que ele tem o poder para levantar os mortos.

    Quando esteve na Terra como humano, Jesus ressuscitou várias pessoas. Ao fazer isso, ele usou a voz para pronunciar chamadas dominantes. Por exemplo, quando ressuscitou o filho de uma viúva da cidade de Naim, ele disse: “Jovem, eu te digo: Levanta-te!” (Lucas 7:14, 15) Mais tarde, antes de ressuscitar seu amigo Lázaro, Jesus “clamou com voz alta: ‘Lázaro, vem para fora!’”. ( João 11:43) Mas nessas ocasiões, a voz de Jesus era a de um homem perfeito.

    Depois de sua própria ressurreição, Jesus foi enaltecido “a uma posição superior” no céu, como criatura espiritual. (Filipenses 2:9) Não sendo mais humano, ele tem a voz de arcanjo. Portanto, quando a trombeta de Deus soou a chamada para ‘os que estavam mortos em união com Cristo’ serem levantados e levados para o céu, Jesus emitiu “uma chamada dominante”, desta vez “com voz de arcanjo”. É razoável concluir que somente um arcanjo chamaria “com voz de arcanjo”.

    Há outras criaturas angélicas de ordem superior, como os serafins e os querubins. (Gênesis 3:24; Isaías 6:2) Mas as Escrituras apontam para o ressuscitado Jesus Cristo como o mais importante de todos os anjos — Miguel, o arcanjo.

    Se não seguimos a Bíblia, vamos seguir o que? as mentira? nunca!

  6. Caro Teophilo, paz seja com você e todos os que aqui comentaram. Sobre o que prometi desentrelinhar; alguns no geral, relacionam Miguel a Cristo, principalmente os testemunhas de Jeová. E pela Bíblia ,não vejo o porque de fazer tal comparação, semelhança ou até relação.

    Primeiras evidências;
    Cristo não é um anjo, nunca foi, desde o princípio. Anjos são criaturas de Deus e Jesus não é criação de Deus, ele é o próprio Deus, em João 10.30 Jesus diz “Eu e o pai somos um”) em João 8.58 Jesus diz aos judeus “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”. Nas Escrituras, várias vezes Jesus recebe adoração (Mateus 2:11; 14:33; 28:9,17; Lucas 24:52; João 9:38). Em Atos 20:28 nos diz: “ Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Em Hebreus 1:8, o Pai declara a respeito de Jesus: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.” A razão mais importante para Jesus ser Deus é que se Ele não o fosse, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo inteiro (I João 2:2). Somente Deus poderia pagar preço tão infinito. Somente Deus poderia carregar os pecados do mundo (II Coríntios 5:21), morrer e ressuscitar, provando Sua vitória sobre o pecado e a morte.

    .Jesus Cristo aparece no Velho testamento, no princípio, ele está presente em Deus quando o mundo fora criado em Gênesis (Gn 1.26)”Façamos o homem”. Em João João 1 diz dele; E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

    Meu texto apoio também é este referindo-se a Cristo;

    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    Ele estava no princípio com Deus.
    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
    E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
    João 1:1-5

    Diante da afirmação bíblica “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” como pode-se afirmar que o próprio Deus (Jesus) era um anjo? Ou melhor, que Deus é sua própria criação? João atenua que claramente Jesus está impregnado no “Façamos”. Se Deus estivesse só ao criar as coisas o texto seria “Faço” ou Farei agora”. E se até o próprio Deus disse a respeito de Cristo “o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.

    A Bíblia cita o arcanjo Miguel nominalmente em poucos textos, sendo (Daniel 10.13, 21; Daniel 12.1; Judas 1.9 e Apocalipse 12.7). Avaliando o que é dito sobre Miguel, mesmo nestes poucos textos que o citam, e comparando com alguns textos sobre Jesus Cristo, vejamos;
    O texto em Daniel 10.13, diz: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.”.
    No primeiro ponto. Observe que Miguel é citado como “um dos primeiros príncipes”. Isso nos leva a compreender que ele foi criado e que havia outros iguais a ele. Comparando, Jesus não foi criado (João 1.1-3) e não há outro igual a Jesus, Ele é único, Ele é Deus (1 Timóteo 6.14-15), é o Alfa e o Ômega (Apocalipse 22.13). Logo, esse primeiro texto nos indica que o arcanjo Miguel não pode ser Jesus.
    Outro ponto é que Miguel é citado na Bíblia como sendo um arcanjo, que é uma espécie de Anjo-chefe (Judas 1.9) e também citado como sendo príncipe (Daniel 10.13). Essas duas atribuições não se enquadram no que Jesus Cristo é, pois Ele é chamado na Bíblia de Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 17.14). Estes textos também demostram que Jesus não poderia ser Miguel.

    Outro ponto. O texto de Judas 1.9 nos mostra também algo interessante: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”. Observe que nessa disputa entre Miguel e o Diabo, Miguel disse a Ele que o Senhor o repreenderia. Sabemos que Jesus Cristo é o Senhor. Se Miguel fosse Jesus, por que razão iria dizer ao diabo que o Senhor o repreenderia, se Jesus é o Senhor? Ele mesmo teria autoridade para repreender o diabo, assim como fez na tentação no deserto (Mateus 4.10). Fica claro que Miguel falava de alguém que está acima dele e que tem o poder de julgar. Logo, Miguel não é Jesus também nesse texto.

    Assim, fica evidente, que pelas citações bíblicas que temos de Miguel, não podemos afirmar que ele seja Jesus Cristo. São duas pessoas totalmente distintas segundo as análises dos relatos bíblicos.

    O fato de Jesus ter sua voz (em algum momento específico) comparada à voz de arcanjo, não induz e nem deduz que Ele é este arcanjo. Pois em várias passagens a voz de Deus é comparada “como a voz de trovão”, sendo que trovão é somente uma manifestação da natureza, é uma criação de Deus. Em outras ocasiões diz que “e sua voz como o som de muitas águas” (Ap. 19.6) Em Ezequiel 1.24 diz “Então, eis que ouvi o barulho provocado por suas asas quando voavam. Faziam lembrar o rugido do mar, parecia a voz do Todo-Poderoso.”
    Vemos que Deus usa fenômenos naturais, simbólicos e da criação para se fazer entender o que ele quer demonstrar ao homem, é falho dizer que uma comparação é precisamente o próprio elemento.

    Observei um estudo que tive por coerente, é este que segue no link abaixo; (Mentes bereanas – É Jesus a Mesma Pessoa Que o Arcanjo Miguel?)

    http://www.mentesbereanas.org/jesusemiguel.html

  7. no versiculo 2 do livro do profeta daniel diz havera uma ressurreição dos mortos e quem ressuscita mortos? resposta Jesus Cristo.

    Daniel 12:1-2
    1 – E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
    2 – E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

  8. em Daniel 12 no versiculo 1 do livro diz que neste tempo se levantará Miguel o grande principe, e no versiculo 2 que é continuação do versiculo 1 fala que havera uma ressurreição dos mortos, essa é uma profecia para o tempo do fim, e quem ressuscita os mortos na biblia é Jesus Cristo.

    Daniel 12:1-2
    1 – E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
    2 – E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

  9. Quanta asneiras desses teologandos!!!

    Como Miguel é o Filho de Deus, se o próprio Jesus, foi quem o criou???
    “Ele estava no princípio com Deus.
    TODAS AS COISAS FORAM CRIADAS POR ELE (idem o Arcanjo Miguel), e sem ele nada do que foi feito se fez”.
    Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. João 1:2;3 e 4.

    “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados (idem o Arcanjo Miguel), sejam potestades: TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE”. Colossenses 1:16.

    Por aí se vê claramente que essas teologias mercantis, pregam um outro jesus…
    “Porque se alguém vós for pregar OUTRO JESUS que nós não temos pregado, ou se recebeis OUTRO ESPÍRITO que não recebestes, ou OUTRO EVANGELHO que não abraçastes, com razão o sofrereis”. 2Cor. 10:4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *