100 pensou em “é pecado trabanhar no sabado

  1. Não. Não é pecado trabalhar no sábado. Vc deve estar perguntando talvez por ler algumas passagens do velho testamento onde o sábado era o dia de descanso para os judeus, mas isso era somente para a nação de israel. Não há qualquer mandamento que nós cristãos observemos algum dia… mesmo o domingo, que muitas denominações alegam ser o dia de descanso, não tem mandamento disso.

    • A paz do Senhor !
      Trabalhar ou exercer outras atividades durante o sábado não é pecado, mesmo sendo julgado pelos fariseus e escribas, Jesus quebrou esses protocolos quando curou, fez milagres e maravilhas, e a maioria desses acontecimentos foram justamente dia de sábado.
      Que a paz do Senhor esteja reinando em vossos corações, amém.

      Ats,
      Pregador Anderson

    • A ordem vinha de Deus e era para todos. Não tem essa de ser apenas para os judeus.

      Êxodo 20.11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

      Levítico 26.34
      Então, A TERRA folgará nos seus sábados, ….. a terra descansará e folgará nos seus sábados.

      • jota jotace

        É por causa de erros crassos de interpretação de textos, tais como esse que vc fez, que muitas denominações evangélicas tem ensinado heresias aos seus adeptos…

        A terra mencionada em levíticos 26:34 não é o planeta, e sim o solo!!!

        A lei de moisés era somente ao povo de israel:

        “Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe PARA TODO O ISRAEL, a saber, estatutos e juízos.” (malaquias 4:4)

        O sábado era mandamento somente aos israelitas:

        “Tu, pois, falarás AOS FILHOS DE ISRAEL e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados…” (Êxodo 31:13)

        E mesmo não estando debaixo da lei de moisés, o sábado jamais foi mandamento cristão:

        “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, OU DOS SÁBADOS, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” (colossenses 2:16-17)

        Portanto, bibilicamente comprovado. Sábado não é mandamento cristão.

        • Stardust

          Querido irmão em alguns aspectos você tem razão.Como em Levíticos 26:34! A terra referida nele é realmente o solo. É só ler Levíticos 25 e vera que Deus separa dias ,meses e anos aos os quais os sábados deveram a terra descansar e nenhum trabalho devera ser feito na terra nesses dias.

          A questão do sábado ser apenas ao povo de Isrrael também devemos estudar um pouco mais sobre o assunto. Primeiro porque Deus quando fez o mundo ele ABENÇOOU dia de sábado e o SANTIFICOU. Então homem nenhum pode dizer que é outro dia como dizem ser o domingo.

          Nós vemos no novo testamentos muitos relatos de que Jesus e seus discipulos guardavam o sábado e até mesmo Maria respeitou esse dia em Marcos 16:1. Ela esperou passar o sábado para ir ao tumulo de Jesus para levar aromas para ungi-lo. Ela poderia ter ido no sábado de manhã não é mesmo já que Jesus foi morto numa sexta a tarde? Mas em respeito a Lei de Deus ela esperou até o PRIMEIRO DIA da semana(ou seja o domingo).Isso nos mostra que a Lei de Deus é eterna e Deus não muda.

          Agora a questão do julgar ou beber que esta em Colossenses 2:16-17 esta falando dos mandamentos de ordenanças que havia naquela época.O julgar quer dizer que não cabe a nós julgar ninguem porque isso são sombra das coisas vindouras ou seja o que ha de vir e o julgamento cabe a Cristo.

          E o principal é que guardamos o sábado não porque somos salvos por fazer isso. Porque a salvação é unicamente pela GRAÇA de Deus e pela FÉ em seu filho CRISTO JESUS. Mas guardamos o sábado sim como o resultado de um coração transformado e por isso seguimos todos os mandamentos de Deus e não 9 ou 8 deles.

          Que Deus o abençoe e que continuemos a estudar a Biblia como um todo verso por verso, lembrando que um texto sem seu contexto, vira um pretexto.

          • luiz

            vc diz: “A questão do sábado ser apenas ao povo de Isrrael também devemos estudar um pouco mais sobre o assunto. Primeiro porque Deus quando fez o mundo ele ABENÇOOU dia de sábado e o SANTIFICOU. Então homem nenhum pode dizer que é outro dia como dizem ser o domingo.”

            Agora, vamos a um exercício de raciocínio… Deus santificou o sábado lá no inicio do gênesis, ok, tudo bem… mas a partir da onde que se tornou mandamento a guarda do sábado? apenas em exodo 20, ao povo de israel.

            Vc vê jacó guardando o sábado? noé? abraão?

            Somente se tornou mandamento a guarda do sábado com os israelitas que foram libertos do egito. Antes não havia ordem de se observar o sábado.

        • Tudo bem, cheguei a pensar sobre terra-local, mas a troco de que Deus impõe ao povo de Israel a obediência do sábado, como essa passagem:”Êxodo 31.15
          Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá” – inclusive com ameaça de pena de morte?

          • jotajotace

            Eis a resposta a sua pergunta… pq Deus deu o sábado:

            “O SÁBADO FOI FEITO POR CAUSA DO HOMEM, e não o homem por causa do Sábado.” (Marcos 2:27)

            Em resumo, ao dar essa lei aos judeus, a intenção de Deus era dar um dia de descanso ao homem… isso é explicito no VT:

            ” porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxodo 20:11)

            Mas os judeus tinham o mandamento de guardar o sábado especificamente… para nós cristãos, o sábado é o dia da nossa folga… (domingo, um dia qualquer da semana…) O “sábado” do cristão é o dia de descanso do trabalho diário, que é necessário para o ser humano (evitar doenças, fadiga, etc)…

        • A paz Stardust,

          Você está correto quanto a afirmação acima, o Shabat está relacionado a Eretz Yisra’el, pois as festas luas novas, sábados são sombra das coisas que há de vir. Quando o texto bíblico se refere a terra(Ha’aretz) está relacionando com a Terra de Israel, se a palavra Eretz não estiver relacionada com um país como em Ezequiel 38:2
          BEN-ÅDÅM SYM PÅNEYKHA EL-GOG ERETS HAMÅGOG NËSY ROSH MESHEKH VËTUVÅL VËHINÅVE ÅLÅYV: Todas as vezes que a palavra Eretz estiver só essa palavra traz alusão a Eretz Yisra’el.

        • Regino. Parabéns, você foi o único mal educado. Você deveria rebater com argumentos, como fez o usuário Stardust e não apelar para a ignorância.. Permita-me responder que quem deveria se castrar em um estábulo é você e seu pai, para não falar outra coisa.

          • Se vc ler Romanos 14.6 em diante, verá que Paulo ensinou que se alguém faz caso do dia, que faça para o Senhor. mas que não julgue quem acha igual todos os dias ou todas as comidas.
            E por falar em sábado, nem fogo os israelitas podiam acender no sábado, o que mostra que muitos que o guardam não o fazem direito.

    • SE VC ACHA QUE HÁ UM DIA MAIS IMPORTANTE QUE O OUTRO – O SÁBADO – FIQUE EM PAZ, APENAS NÃO JULGUE A QUEM JULGA IGUAIS TODOS OS DIAS.

      Romanos 14
      6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.

  2. para os adventistas sim – meu irmão – pois eles seguem a lei da torá – guardar o sábado. No entanto, cristãos evangélicos de outras denominações (batista, assembleiano, petencostal etc) guardam o domingo.
    Que Deus te abençoe.

  3. Boa noite,
    Em Gênesis, 2. 1-2,
    Diz: Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.
    E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra,que tinha feito, descançou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

    OBS: Irmãos quando leio dia sétimo, entendo que neste dia Deus finalizará, o seu trabalho, pois creio, nos ultimos detalhes foram dados por nosso Maravilhoso Deus, no Sábado.

    Mateus, 12. 11
    Jesus diz aos fariseus: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha sendo Sábado! ela cair num buraco, não lançará mão para retira-lá.

  4. Nenhum dia deve ser guardado. Por exemplo, quem trabalha em Shoppings, trabalha sábado e domingo e tem uma folga durante a semana.

    O que não é certo é vc passar a semana inteira sem ir a igreja. Reserve pelo menos um dia (seja manhã ou noite, domingo ou quarta) para Deus.

  5. óbvio que é pecado.nem jesus trabalhou no sabado. Exodo cap20,8-11 fala claramente isso,caso fique alguma duvida leia Isaias cap58,13,14

  6. Não li ainda onde Jesus fala que não devemos trabalhar em alguma dia da semana ! Será que um medico ou todos os médicos ficaria diante de uma criança doente sem ajudá-la ? Deus aprovaria isso ? Irmão Weverton saberá responder essa sua pergunta sabiamente ! Amém

  7. Se eu fosse Adventista diria, sim é pecado.

    Como sabemos que as igrejas cristãs, foram criadas a partir de um ou uns versículos usados como doutrina, sendo assim, eu sugiro ao irmão que não deixe que nenhuma dúvida possa perturbar sua fé, pois, tantos Assembleianos, Batistas, Presbiterianos, etc…etc…etc…são Filhos de Deus, pois Jesus é um só, Amém? eu consegui tirar muitas de minhas dúvidas no site da rádio Despertai (não é a dos Testemunhas de Jeová), e sim uma emissora “não-denominacional”, onde o irmão pode tirar sua dúvida, tanto desta pergunta como de outras que tenha, acessando o áudio gravado, http://www.despertai.net/temas……eu já ouço e sigo esta radio há 5 anos, desde 2009, e é uma benção, neste site tem um link onde o irmão poderá esclarecer muitas outras dúvidas, diretamente com o programa: “O Pastor responde”, ou ao vivo as quintas-feira, as 10hs da manhã, ou por e-mail, se preferir.
    A paz do Senhor em seu coração, irmão.

    • nao existe o nome adventista na biblia,,pois o nome adventista foi substituído pelo nome fariseu,,o qual acusavam Jesus de nao guardar o sabado….e hoje nao tem dirferençe fazem o mesmo..e nao conseguem guardar nem o sabado como ele era ,,quanto mais o restante da lei;;

      • Eu desafio qualquer adventista a me provar na bíblia que temos que guardar o sábado, dar dízimo ou deixar de comer carne de porco.

        Talvez, a doutrina adventista, ou seja, pra vc fazer parte do “clubinho gospel adventista”, vc tenha que seguir essas regras, mas nós cristãos não temos tal costume.

        • LÚCIFER ERA UMA ESTELA CAÍDA.
          OD DRGUIDORES DELE QUEREM CONTRADIZER O SABADO,
          QUEM MUDOU PARA O DOMINGO FORAM OS HOMENS DA BATINA QUE PROÍBEM MULHER,
          O SER MAIS ABENÇOADO QUE DEUS DEIXOU PARA NÓS HOMENS AQUÍ NA TERRA.
          GLÓRIAS A DEUS
          SABADO É O SANTO DIA DO SENHOR. E PRONTO

          • Apesar da “resposta” de alciones garcia, O desafio ainda está de pé:

            Os defensores da guarda do sábado poderiam mostrar na bíblia que nós cristãos temos assim como os judeus o mandamento de guardar o sábado? Até hj nenhum conseguiu…

            O texto de alciones garcia trouxe apenas mais do mesmo… “SABADO É O SANTO DIA DO SENHOR” mas mostrar isso na bíblia, nada…

            Nós cristãos não temos mandamento de guardar o sábado… mas se vc quiser se enquadrar no “clubinho gospel adventista” e fazer como eles, fique a vontade.

          • “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4 : 6)

            “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.” (Mateus 13 : 35)

            “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Apocalipse 3 : 16)

          • alciones garcia

            Vc citou três versículos bíblicos, porém continua sem conseguir provar na bíblia que o sábado deve ser observado pelos cristãos.

            Nos textos que vc citou, o sábado sequer é mencionado.

            continue tentando quem sabe um dia vc acerta? só não poderei esperar 100 anos.

          • SÁBADO SANTO DO SENHOR DEUS DO UNIVERSO

            Êxodo 16.23b – Amanhã é repouso, O SANTO SÁBADO DO SENHOR.
            Êxodo 31.13b,14ª,15,16 – Certamente guardareis Meus SÁBADOS.
            14-a Portanto guardareis o SÁBADO, santo é para vós; aquele que PROFANAR CERTAMENTE MORRERÁ.
            15- Seis dias se fará obra, porém o sétimo é o SÁBADO do descanso, Santo do Senhor; qualquer que no dia de SÁBADO fizer obra, certamente morrerá.
            16- Guardarão, pois o SÁBADO os filhos de Israel, celebrando o SÁBADO na sua geração por CONCERTO ETERNO.
            Levíticos 20.8/11-Lembra-te do dia de SÁBADO para santificar seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é SÁBADO do Senhor teu Deus; Não farás nenhuma obra, nem tu nem teu filho, nem tua filha, nem tua serva nem teu servo, nem teu animal nem teu estrangeiro que esta dentro das tuas portas porque em seis dias fez o Senhor os Céus e a terra, o mar e tudo que nele há, e ao sétimo, (SÁBADO), dia descansou; portanto ABENÇOOU O SENHOR o dia de SÁBADO e o Santificou.
            Levíticos 23.3 – Seis dias obra se fará, mas ao sétimo dia será SÁBADO do descanso, santa convocação, nenhuma obras fareis; SÁBADO DO SENHOR É em todas as tuas habitações.
            Deuteronômio 5.12 – Guarda o dia de SÁBADO, para Santificá-lo, como te ordenou o Senhor teu Deus.
            Isaías 58.13/14 – Se desviares o teu pé do SÁBADO, de fazer a tua vontade no MEU SANTO DIA e se chamares o MEU SANTO DIA DELEITOSO, e Santo dia do Senhor DIGNO DE HONRA, e o honrares não segundo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, e nem falar as tuas próprias palavras, então te DELEITARAS NO SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacó; PORQUE A BOCA DO SENHOR DISSE.
            Jeremias 17.21 ao 27 (Santificação do SÁBADO).
            Ezequiel 20.12a,20 – E também lhes dei os Meus SÁBADOS, para que servissem de sinal entre Mim e eles:
            E santificai os Meus SÁBADOS, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu Sou o Senhor vosso Deus.

            NOVAMENTE ENVIO , ESPERO QUE TE CONFORMES COM O TERCEIRO MANDAMENTO.
            VEJA:

            A LEI DE DEUS – (RESUMIDA)

            1º – Eu sou o Senhor, vosso Deus; não tereis outros deuses
            estrangeiros. Não fareis imagens de esculpida, nem figura alguma
            de idolatria. Não as adoreis nem lhes prestareis culto.
            2º – Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus.
            3º – Lembrai-vos de SANTICAR O SÁBADO.
            4º – Honrai o vosso Pai e a vossa mãe.
            5º – Não mateis.
            6º – Não cometais adultério.
            7º – Não roubeis.
            8º – Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo.
            9º – Não desejeis o cônjuge do vosso próximo.
            10º – Não cobiceis os bens do vosso próximo.

            O PIOR CEGO, QUEM É ?

          • ALCIONES GARCIA

            Acho que eu não fui muito bem claro na minha pergunta… aonde na bíblia há mandamento do sábado PARA OS CRISTÃOS ???

            Versículos no velho testamento que falam sobre o sábado não faltam, como vc mesmo colocou, mas em nenhum deles a mensagem é direcionada aos seguidores de Cristo, e sim, somente a nação de israel, os israelitas…

            Vc já viu na bíblia algum cristão observando o sábado?

            Só essa pergunta já dá uma mostra de que o sábado não tem cabimento para nós que vivemos na nova aliança em Cristo.

            Não é a toa que vc só conseguiu listar como argumento para o sábado, versículos do velho testamento…

            “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido” ( 2 Coríntios 3:14 )

            Para bom entendedor, meia palavra _____ .

          • VOCÊ DIZ ACHO, QUEM ACHA NÃO SABE E NUNCA VAI SABER NADA,
            POIS NÃO TEM ILUMINAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, E SÓ QUER CONTENDA, DISCUÇÕES INFRUTÍFERAS.
            TE MOSTREI E MOSTRA NOVAMENTE.

            LEI DOS PROFETAS

            Mateus 5.17/9 – Disse Jesus: Não cuideis que vim destruir a lei dos Profetas; NÃO vim ab-rogar, (mudar), mas CUMPRIR. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passe, nem um jota ou til, se omitira da lei, sem que tudo seja cumprido.
            Qualquer que violar um destes menores mandamentos, e assim ensinar aos homens será chamado o menor no reino dos Céus; aquele, porem, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus.

            ENTÃO GUARDE O DOMINGO ROMANO, PRONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!! E EU GUARDO O SÁBADO, SIGA O TEU ACHO
            E EU SIGO O SANTO SÁBADO DO SENHOR. PRONTO, PRONTO.
            MACUMBEIRO TBEM GUARDA O DOMINGO, E FAZ FEITIÇARIAS NO SÁBADO.
            NÃO ESTOU TE OBRIGANDO A GUARDAR O SÁBADO.

            E U G U A R D O O S Á B A D O .
            GUARDE O DIA QUE VOCÊ QUIZER, MAS NÃO VENHA MAIS CRIAR CONTENDAS COM O QUE VOCÊ ¨ACHA¨
            EU NÃO ACHO EU TENHO CERTEZA.
            CONHEÇO OS 7 CÉUS E OS 7 INFERNOS.

          • ALCIONES GARCIA

            Quando eu disse acho, disse em relação a minha pergunta para vc, que achava que não havia sido bem claro contigo.Em relação ao sábado, eu não acho, eu tenho certeza de que foi uma observancia somente aos judeus no velho testamento.

            Sobre mateus 5:17-18, Jesus veio cumprir a lei, e Ele a cumpriu… portanto essa profecia já se cumpriu… Jesus cumpriu a lei de moisés para que não precisássemos observa-la. Não é a toa que Paulo afirma o seguinte:

            “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” (romanos 10:4)

            Infelizmente, vc novamente não respondeu aonde na bíblia vemos um seguidor de Cristo observando o sábado… realmente é uma pergunta difícil de vc responder, não é mesmo?

            Exemplos de judeus observando o sábado no Velho testamento e até no novo testamento há vários, mas não há um único caso de Cristão observando o sábado da mesma forma.

            Deixo mais um recadinho bíblico para vc:

            “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.” (gálatas 4:9-11)

            Para bom entendedor, meia palavra _____ .

          • GUARDE O DOMINGO DOS ROMANOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E NÃO ME ENCHA MAIS;

            EU CONTINUO SANTIFICANDO O SABADO.

            CONTINUE FAZENDO FESTA NO DOMINGO.
            FAZENDO O QUE O DIABO GOSTA, (GUARDANDO O DOMINGO).

            NÃO PRECISA SEGUIR O QUE DIGO, TUA ¨CABEÇA¨ É TEU MESTRE.

          • alciones garcia

            Novamente vc não respondeu a simples pergunta: ” aonde na bíblia vemos algum seguidor de Cristo guardando o sábado? ”

            Difícil responder, não é mesmo?

            E eu não guardo o domingo. eu não observo dia algum. Trabalho tanto no sábado como no domingo.

            E se vc quer guardar o sábado, vc não está pecando, seu erro é querer impor isso a todos aqui. Não há mandamento para isso, a guarda do sábado.

            “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.” (Romanos 14:5)

          • E NÃO TE MANDEI GUARDAR NADA, TENS MUITO O QUE APRENDER. E NÃO SOU EU QUE VOU TE ENSINAR.
            FAÇA O QUE QUIZER, SO TE MADEI O QUE DISSE DEUS. NA BÍBLIA.
            QUANDO CHEGAR O DIA DA VERDADE CADA UM VAI RECEBER O SEU GALARDÃO, OU NÃO
            ESPERE E VERÁ.

            CONTINUO CONSIDERANDO O SÁBADO SANTO, CONFORME DISSE DEUS. E PRONTO.

          • ALCIONES GARCIA

            vc diz: “SO TE MADEI O QUE DISSE DEUS”

            ok… mas pela quarta vez eu te repito a pergunta:

            ” aonde na bíblia vemos algum seguidor de Cristo guardando o sábado? ””

            Até agora vc foge de responder esta simples questão…

          • VOCÊ ESTÁ QUERENDO CONTENDA!!!!!!!!!!!!!
            TU SE ESCONDE ALCUNHA PARA INFERNZAR,
            QUEM VAI TE MOSTRAR, O QUE QUERES É O OUTRO EM SONHO.
            AGUARDE E NÃO ME PERTURBE. TEU sENHOR VAI TE AGRADAR.

          • alciones garcia

            O intuito é simplesmente mostrar a verdade. E o simples fato de vc se recusar a responder aqui para que todos vejam, a minha pergunta, mostra que nem vc consegue fundamentar a guarda do sábado no novo testamento.

            O desafio ainda não foi respondido, portanto ainda está de pé… será que temos por aqui algum adventista que possa responder minha pergunta de forma biblica e satisfatória? pois alciones garcia já se mostrou ineficaz para faze-lo.

          • O TEU EFICAZ VAI TE MOSTRAR O QUE PEDES.
            1-SE ESCONDEDE
            2-QUER CONTENDA,
            3-PROVOCANTE
            4-VAI SE ENCONTRAR COM TUA vERDADE.
            5-JÁ TE VÍ EM OUTRAS CONTENDAS, PROVOCANDO. DESAFIANDO.
            6- VOCÊ CRISTÃO? NO DIA DO JUIZO TU VAI VER O QUE PLANTOU, E VAI COLHER COM
            LÁGRIMAS;
            7-O SÁBADO É O DIA DO DESCANÇO DO CRIADOR, E É SANTO
            8- O CRISTÃO QUE BATE BOCA E NÃO GUARDA VAI DANÇAR.

            “Qualquer, pois, que VIOLAR um destes MANDAMENTOS, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” (Mateus 5 : 19)

            SÁBADO É O 3º MANDAMENTO, SE LIGA.

          • Alciones garcia

            Texto longo, cheio de acusações, mas sem a resposta da simples pergunta:

            ” aonde na bíblia vemos algum seguidor de Cristo guardando o sábado? ”

            Defensores do sábado, por favor, apareçam porque alciones garcia não dá conta de responder a uma simples questão.

          • Querido irmão! Vou tentar explicar um pouco a respeito do sábado que tanto dizemos.

            Antes a respeito de romanos 14:5 é só ler os 4 versiculos que vem antes e veremos que estão falando do JEJUM e não na guarda de algum dia.

            Agora a respeito do sábado, eu sou adventista do sétimo dia e tambem guardo o sábado. Mas eu não sou salvo por isso e se guardar o sábado for a unica coisa que eu faço certamente estarei perdido.

            Não tem no novo testamento algo direto que mostre a observância do sábado mas,muita coisa se diz a respeito dele.
            A maioria das curas que Jesus realizou foi num sábado como já devem saber!

            E porque isso? Sera que Jejus queria dizer que não se deve guardar os sábados? Claro que não! Mas ele queria libertar o povo do fardo que os sacerdotes tinham colocado. Eles diziam que não podiam fazer nada neste dia e até cuspir no chão eles viam como um trabalho, porque estavam regando a terra.

            Jesus mostrou que no sábado se pode fazer muita coisa e principalmente ajudar o proximo, necessitado. O que não devemos fazer é o trabalho que nos da benefico proprio,

            E porque não guardar esse dia? Deus me deu 6 dias para trabalhar e conseguir meu sustento e nada tem me faltado. E só o que ele pede é um dia para eu reconhecer que tudo provém do Senhor. Um dia para eu parar e usufruir de todo fruto do meu trabalho e da criação que ele fez.

            Eu só posso responder por mim e não por todos irmãos adventistas. Mas o que quero dizer é que eu não estou seguindo igreja nenhuma. Eu sigo a Cristo e procuro permanecer na sua verdade. Se algum dia eu ver uma verdade maior que essa que conheço eu saio facil da denominação que estou seguindo e vou para la. Mas até hoje não conheço verdade maior que essa.

            E denominação nenhuma é capaz de salvar uma pessoa pode ela ser Batista,adventista ,católica, enfim! O unico que pode nos salvar é Cristo Jejus. Então não devemos impor nada a ninguem e a luz do Espirito Santo devemos plantar a semente e deixar que Ela de frutos.

            Eu tenho muito mais a falar a respeito e mostrar na Biblia e farei isso. Mas por enquanto é o que eu queria dizer.

            Um grande abraço e que Deus o abençoe!

          • “E só o que ele pede é um dia para eu reconhecer que tudo provém do Senhor. Um dia para eu parar e usufruir de todo fruto do meu trabalho e da criação que ele fez.”

            luiz, vc pode mostrar isso que vc alega, após o sacrifício de Cristo na cruz, que encerrou a lei, os apóstolos orientando a Igreja a agirem dessa forma? ou seja, guardar o sábado?

          • nao se pode dar comida santa aos cães,,,e ficar explicando para esses fariseus que nao precisa mais guardar o sabado,é dar comida santa aos câes

          • COM CERTEZA QUEREM MUDAR PARA O DOMINGO ROMANO.
            EU GUARDO O SÁBADO, E O DIABO E SEUS SEGUIDORES ME INFERNIZAM TODO O DIA POR ISSO.
            GLÓRIAS A DEUS O SENHOR DA GLÓRIA.

          • Alciones garcia

            nós cristãos não guardamos o sábado, nem o domingo. Não há mandamento para nós de guardar algum dia específico.

            Para nós Cristãos, observamos o Senhor Jesus, e não o sábado.

            “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” (colossenses 2:16-17)

          • Alcione,,,se a lei for somente os dez mandamentos ,,entao nao precisa nem servir a DEUS pra cumprir a lei ,,,qualquer um pode cumprir,,,é só nao roubar ,,nao matar,,nao se prostituir,, ficar em casa no sabado sem trabalhar,,pronto cumpriu a lei,,e as outras 613 ordenanças,,porque nao cumprem ,,porque só qurem o dizimo ??? o dizimo nao está no decálogo ? a abstinencia de comer vertos animais nao está no decálogo ..e aí? ,,,vcs entram em contradiçao toda hora e nao conseguem nem guardar o sabado como ele era,,quanto mais e lei integralmente.,,

        • pode te ajudar joão 15,10 mas se você quer outros versiculos é só me pedir , se você quer encontrar versiculos para não guardar o sabado voce vai encontrar,se voce quer achar versiculo para achar que jesus veio a segunda vez você também vai achar

          • Se joão 15:10 serve? vamos ver do que se trata:

            “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.” (joão 15:10)

            Ismael cardoso, Jesus obedeceu a lei pois Ele veio para cumpri-la. Após a cruz, vc vê algum mandamento de se guardar o sábado? A lei foi abolida por Cristo quando Ele se sacrificou.

  8. Isso era época da lei velho testamento, com Cristo o véu se rasca você esta livre para adorar a cristo sem nenhuma tradição…

  9. LEI DOS PROFETAS

    Mateus 5.17/9 – Disse Jesus: Não cuideis que vim destruir a lei dos Profetas; NÃO vim ab-rogar, (mudar), mas CUMPRIR. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passe, nem um jota ou til, se omitira da lei, sem que tudo seja cumprido.
    Qualquer que violar um destes menores mandamentos, e assim ensinar aos homens será chamado o menor no reino dos Céus; aquele, porem, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus.

    SÁBADO SANTO DO SENHOR DEUS DO UNIVERSO

    Êxodo 16.23b – Amanhã é repouso, O SANTO SÁBADO DO SENHOR.
    Êxodo 31.13b,14ª,15,16 – Certamente guardareis Meus SÁBADOS.
    14-a Portanto guardareis o SÁBADO, santo é para vós; aquele que PROFANAR CERTAMENTE MORRERÁ.
    15- Seis dias se fará obra, porém o sétimo é o SÁBADO do descanso, Santo do Senhor; qualquer que no dia de SÁBADO fizer obra, certamente morrerá.
    16- Guardarão, pois o SÁBADO os filhos de Israel, celebrando o SÁBADO na sua geração por CONCERTO ETERNO.
    Levíticos 20.8/11-Lembra-te do dia de SÁBADO para santificar seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é SÁBADO do Senhor teu Deus; Não farás nenhuma obra, nem tu nem teu filho, nem tua filha, nem tua serva nem teu servo, nem teu animal nem teu estrangeiro que esta dentro das tuas portas porque em seis dias fez o Senhor os Céus e a terra, o mar e tudo que nele há, e ao sétimo, (SÁBADO), dia descansou; portanto ABENÇOOU O SENHOR o dia de SÁBADO e o Santificou.
    Levíticos 23.3 – Seis dias obra se fará, mas ao sétimo dia será SÁBADO do descanso, santa convocação, nenhuma obras fareis; SÁBADO DO SENHOR É em todas as tuas habitações.
    Deuteronômio 5.12 – Guarda o dia de SÁBADO, para Santificá-lo, como te ordenou o Senhor teu Deus.
    Isaías 58.13/14 – Se desviares o teu pé do SÁBADO, de fazer a tua vontade no MEU SANTO DIA e se chamares o MEU SANTO DIA DELEITOSO, e Santo dia do Senhor DIGNO DE HONRA, e o honrares não segundo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, e nem falar as tuas próprias palavras, então te DELEITARAS NO SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacó; PORQUE A BOCA DO SENHOR DISSE.
    Jeremias 17.21 ao 27 (Santificação do SÁBADO).
    Ezequiel 20.12a,20 – E também lhes dei os Meus SÁBADOS, para que servissem de sinal entre Mim e eles:
    E santificai os Meus SÁBADOS, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu Sou o Senhor vosso Deus.

  10. O Shabat (sábado judaico), que é o sétimo dia da semana, foi criado por Moisés (não por Deus), juntamente com a história do gênesis para um povo que era primitivo em seus conceitos de quem era o Pai Universal, e sobre a criação literal do gênesis e dos seis dias, culminando com o sétimo do descanso. Moisés teve que criar uma história da criação do mundo de forma que os hebreus pudessem entender de forma simples. O Sábado veio para que neste dia fosse um dia dedicado a adoração ao Pai Universal.

  11. Não é pecado, Realmente Deus fez o mundo em 6 dias e no setimo ele descansou..
    Pois muito porquase disso nao trabalham, não fazem nada.
    Mas a minha biblia relata que nos tempos antigos Jesus curou, fez milagres no sábado. Um exemplo é esse:
    ”Num sábado, Jesus foi comer na casa de certo líder dos fariseus [a] e todas as pessoas o observavam. 2 À sua frente se achava um homem muito inchado, que sofria de hidropisia [b]. 3 Jesus então perguntou aos professores da lei e aos fariseus:
    —É permitido curar no sábado, ou não?
    4 Mas eles não responderam nada. Jesus então segurou o homem, curou-o e depois o mandou embora. 5 Depois disse a eles:
    —Imaginem que vocês tivessem um filho ou um boi que caísse num poço num sábado. Será que vocês não o tirariam de lá, mesmo sendo sábado?”
    Lucas 14:1

    Então não é pecado !

  12. O SENHOR JESUS disse: “Eu não vim para revogar a lei, e sim fazê-la cumprir!”

    Logo ELE disse, “O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado.” Marcos 2:27 .

    Talvez venham a encontrar alguma incoerência nestas duas afirmações ditas pela mesma pessoa, porém, eu entendo que para cada regra ha um exceção, e como bem disse o nosso amigo lá em cima, será que um médico, seria aprovado por DEUS, se, por causa do sábado, no sábado deixasse de salvar uma vida?

  13. Minha cara irmã, o segredo da obediência está na fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus…
    com base a esta pergunta a bíblia é muito clara em dizer: seis dias trabalharás e farás toda a tua obra Êxodo 20:11. A obra mencionada neste versículo é chamado hoje de deveres seculares, ou seja tudo que temos para fazer quanto ao ganha pão para o sustento físico.
    Muitos dizem que o Sábado foi dos Judeus; esta é uma autêntica mentira de Satanás e seus filhos… Porque se assim fosse Adão e Eva seriam Judeus! ou não? Compare o texto de Géneses 2:1-3, este texto apresenta que Deus criou, abençoou e santificou (separou) o dia de Sábado. (Descanso)

  14. Segundo a Bíblia, sim:

    “Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica.
    Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo.
    Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de descanso, consagrado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado terá que ser executado.
    Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua.
    Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou”. (Ex 31:13-17)

    “Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado.
    Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e a toda a comunidade,que o prenderam, porque não sabiam o que deveria ser feito com ele.
    Então o Senhor disse a Moisés: O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento”. (Nm 15:32-35)

    Mas não se preocupe, pra livrar a cara dos fiéis que tem que trabalhar aos sábados pra prover seu sustento (e conseguir o dinheiro do dízimo), já inventaram uma interpretação para ignorar solenemente essa ordem divina.

    Segundo a maioria dos cristãos hoje, esse pensamento era direcionado somente à tribo de israel, não a todos os seguidores de Cristo. Porque, sabe como é né, Deus achava muito importante guardar os sábados naquela época, mas depois passou a achar que isso era uma besteira enorme… O que me faz pensar em porque ele fez essa exigência pra começo de conversa. Eis o mistério da fé, né…

    E uns dizem também que depois do sacrifício de Jesus, basta o homem acreditar e seguir os ensinamentos do filho de Deus (que por acaso era ele mesmo) para conseguir a salvação, portanto, as ordens do Antigo Testamento foram “revogadas” após a crucificação. Mas tente perguntar para os que interpretam dessa maneira se a ordem a respeito da proibição do homossexualismo dada no Antigo Testamento também foi cancelada para ver se eles mantém o mesmo discurso…

    • Ateu e daí

      Homossexualismo é condenado tanto no velho testamento, como no novo testamento. Portanto não houve revogação, apenas confirmação desse pecado.

      Ao contrário do sábado que era obrigação aos judeus observa-lo, enquanto que no novo testamento não há confirmação desse mandamento para os cristãos.

      • Suponho que você esteja se referindo às passagens das cartas de Paulo que condenam os homossexuais, que são as únicas passagens do Novo Testamento que tocam no assunto homossexualismo. (Rm 1:26-32; I Co 6:9 e 1 Tm 1:10)

        Interessante os cristãos atuais acharem que esses ordenamentos são condizentes com os ensinamentos cristãos e devem ser seguidos sem questionamento, considerando os vários problemas concernentes a eles.

        Primeiramente, o mais óbvio, eles não são ordens diretas de Cristo. Não passam de meras opiniões de um ou mais de seus seguidores, dizendo como os cristãos do primeiro século deveriam se comportar. O próprio jesus nunca afirma no texto bíblico nada em relação a homossexualidade ou comportamento sexual nenhum, o que acredito que deveria fazer toda a diferença para uma pessoa que acredita que ele era um deus encarnado. Suponho que nessa visão de mundo, só as ordens emanadas diretamente por ele seriam inquestionáveis, qualquer outra coisa não passaria de interpretação pessoal do que talvez tenha sido dito. Sem contar as adições, censuras e mudanças efetuadas pela Igreja e pela traduções do texto até chegar à sua forma final…

        Segundo, o autor dessas cartas, supostamente Paulo de Tarso, provavelmente não é o mesmo em todas elas. A autoria de 1 Timóteo não é atribuída a Paulo por especialista e estudiosos bíblicos e é provável que tenha sido escrita por outro cristão dos primórdios do cristianismo querendo se passar por ele.

        Terceiro, se você quiser seguir fielmente tudo que as epístolas recomendam, eu aconselho a começar a assassinar em série os homossexuais, pois é isso que elas defendem que eles merecem: “Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam”. ( Rm 1:32). Ou seja, se você não acha que os homossexuais merecem a morte, então seu pensamento está em desalinho com as ordens bíblicas.

        E quarto, se as ordens dadas pelas epístolas devem todas ser seguidas cegamente, não só o homossexualismo é condenável à morte, mas também atos como bisbilhotar, caluniar, desobedecer aos pais e ser arrogante. Mais uma vez, se você não concorda com isso, está discordando do que a Bíblia diz. O que, aliás, eu espero que seja o que a maioria das pessoas fazem. Do contrário, nossa sociedade já estaria em sérios apuros.

        • Ateu e daí?

          Seu longo texto a primeira vista pode até soar coerente e demonstrar uma suposta contradição dos ensinos bíblicos, mas só para não alongar muito meu texto e facilitar sua compreensão, vou responder apenas alguns questionamentos seus para demonstrar como a sua teoria é furada, ok?

          Ateu e daí? diz: “Primeiramente, o mais óbvio, eles não são ordens diretas de Cristo. Não passam de meras opiniões de um ou mais de seus seguidores, dizendo como os cristãos do primeiro século deveriam se comportar”

          Resposta: Paulo foi enfático ao dizer que o que ele dizia era a mando de Deus: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo.” (I Coríntios 14:37)

          Paulo também expressou opiniões próprias sobre alguns assuntos, mas quando ele assim o fez, deixou bem claro que essa era uma opinião pessoal dele, não de Deus:

          “Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone” (I Coríntios 7:12)

          “Com respeito às virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém dou minha opinião, como tendo recebido do Senhor a misericórdia de ser fiel.Considero, por causa da angustiosa situação presente, ser bom para o homem permanecer assim como está.” (I Coríntios 7:25-26)

          ateu e daí? diz: “O próprio jesus nunca afirma no texto bíblico nada em relação a homossexualidade ou comportamento sexual nenhum”

          Resposta: Jesus disse:

          ” Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?” (Mateus 19:4-5)

          Precisa de falar algo mais?

          ateu e daí? diz: “A autoria de 1 Timóteo não é atribuída a Paulo por especialista e estudiosos bíblicos”

          Resposta: Deixemos que a própria bíblia deixe essa resposta:

          “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.” (1 timóteo 1-2)

          A primeira coisa mencionada na epístola de 1 timóteo é a autoria dela. Paulo.

          Ateu e daí? diz: “se você quiser seguir fielmente tudo que as epístolas recomendam, eu aconselho a começar a assassinar em série os homossexuais, pois é isso que elas defendem que eles merecem: “Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam”. ( Rm 1:32). Ou seja, se você não acha que os homossexuais merecem a morte, então seu pensamento está em desalinho com as ordens bíblicas.”

          Resposta: Isso que dá ler a bíblia sem o Espírito do entendimento, e sim pela letra… vamos reproduzir o mesmo texto na versão revista e atualizada que ficará mais fácil pra vc entender:

          “Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Romanos 1:32)

          Ou seja, senhor ateu e daí? Paulo adverte que quem comete esses pecados mencionados anteriormente estão condenados a morte conforme sentença proferida pelo próprio Deus, ou seja, serão destinados ao inferno, não há mandamento de que cristãos matem quem peca. Vc está distorcendo o texto, meu caro.

          Até porque, matar é pecado tanto quanto a prática homossexual, e:

          “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

          Ateu e daí diz: “se as ordens dadas pelas epístolas devem todas ser seguidas cegamente, não só o homossexualismo é condenável à morte, mas também atos como bisbilhotar, caluniar, desobedecer aos pais e ser arrogante. Mais uma vez, se você não concorda com isso, está discordando do que a Bíblia diz. O que, aliás, eu espero que seja o que a maioria das pessoas fazem. Do contrário, nossa sociedade já estaria em sérios apuros.”

          Resposta: Eu nunca disse que homossexualismo é o unico pecado que condena alguém ao inferno (morte), todo pecado é passivel de punição, mas porque Deus não acaba com essa sociedade pecadora?

          “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lamentações de Jeremias 3:22)

          Mas nós cristãos pecamos, mas não vivemos no pecado… essa é a diferença. Quando erramos, pedimos perdão a Deus em nome de Jesus, e somos perdoados.

          Ateu, e daí? aproveitando a conversa, vc quer aceitar a Jesus como Seu Único e legítimo Salvador?

          • “Paulo foi enfático ao dizer que o que ele dizia era a mando de Deus: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo.” (I Coríntios 14:37)”

            Então basta alguém afirmar que o que se está dizendo é a mando de Deus para que se acredite piamente no afirmado, sem se parar para pensar a respeito? Não é muito conveniente que o próprio Paulo afirme que o que ele diz deve ser reconhecido como palavras de Deus? Devemos então considerar que o que falam figuras como, por exemplo, o Inri Cristo, são ordens direta de Deus, já que ele também diz estar a mando de Deus quando faz suas pregações? Aliás, quantas pessoas na atualidade não dizem estar pregando palavras recebidas diretamente de Deus? Qual é fundamentalmente a diferença entre eles e Paulo? Existe uma condição psicológica chamada de complexo de messias, cujos afligidos mais graves podem se ver literalmente como messias portadores de instruções divinas. Como podemos saber se Paulo (ou quem se fazia passar por ele) e até mesmo Jesus não eram somente mais uns desses casos? E o que dizer dos outros textos que foram propositalmente cortados da versão final da Bíblia pela cúpula da Igreja, mas que também continham instruções de pessoas que diziam ter recebidos ordens diretamente de Deus? Eles não deveriam ser considerados como ordens divinas também? Se não, qual era a diferenças desses escritos para os que foram parar na Bíblia? Se a única condição para se aceitar as palavras de Paulo como ordens advindas diretamente de Deus é a fé, então fé me parece ser simplesmente aceitar sem questionamentos coisas que parecem ser bem questionáveis, ignorando-se toda a razão e a lógica no processo.

            “Jesus disse: ” Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?” (Mateus 19:4-5). Precisa de falar algo mais?”

            Sim, claro que precisa falar algo mais. O que essa suposta frase dita por Jesus (considerando-se que os evangelhos foram escritos décadas e até séculos depois de sua suposta passagem pela Terra por pessoas que nunca tiveram contato direto com ele) está afirmando não parece fornecer nenhuma posição definitiva a respeito de homossexualidade. Aliás, os crentes reclamam que os descrentes usam frases bíblicas fora do contexto para criticar a Bíblia, mas pelo visto não se importam em fazer a mesma coisa quando é pra defender um ponto de vista prévio. Nessa passagem, Jesus está falando para os fariseus a respeito da santidade do matrimônio, não da orientação sexual correta a ser escolhida pela humanidade. O autor desse texto, seja lá quem ele for, está querendo demonstrar que para Jesus era proibido ao homem divorciar-se de uma mulher a menos que ela tenha fornicado ou cometido adultério. Daí para concluir que ele está se posicionando contra o homossexualismo há uma distância bem grande e claramente depende de uma interpretação particular do que está escrito. Se essa passagem fosse lida por qualquer pessoa imparcial, que nunca tivesse sido doutrinada no cristianismo, desconfio que dificilmente ela levaria a alguma conclusão a respeito do homossexualismo. Mas a posição de Jesus a respeito do divórcio é interessante também… Qual é sua opinião a respeito de condenar pessoas divorciadas que se casam novamente a uma eternidade de sofrimento e tortura? Gostaria muito de saber o que você pensa a respeito.

            “Deixemos que a própria bíblia deixe essa resposta: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.” (1 timóteo 1-2). A primeira coisa mencionada na epístola de 1 timóteo é a autoria dela. Paulo.”

            Você já ouviu falar em lógica circular? E pseudepigrafia? Usar o conteúdo da Bíblia para confirmar a autoria da Bíblia não comprova absolutamente nada. Pior ainda, usar uma passagem da carta de alguém que diz ser realmente esse alguém para se concluir que ele é realmente esse alguém. Esse é um recurso antigo utilizado por pessoas que queiram se passar por outras, afirmar que ele é realmente quem se espera ser. Quer ver um exemplo? Eu, Napoleão Bonaparte, estou escrevendo esse texto no site gospelmais, por ordem de Deus. Pronto, você agora acredita que eu sou Napoleão e sou um arauto divino? Não? Então por que não aplicar o mesmo raciocínio às cartas paulinas? O autor de 1 Timóteo afirma ser Paulo, mas o vocabulário, o estilo de escrita e as teorias teológicas defendidas nessa epístola diferem de outras atribuídas também a Paulo. Para maiores detalhes a respeito desse assunto, aconselho a ler a obra “Books and Readers in the Early Church: A History of Early Christian Texts”, do historiador Harry Gamble. Infelizmente parece que não há uma versão em português do livro, mas os do Bart Ehrman podem ser uma boa introdução ao assunto também.

            “Isso que dá ler a bíblia sem o Espírito do entendimento, e sim pela letra… vamos reproduzir o mesmo texto na versão revista e atualizada que ficará mais fácil pra vc entender: “Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Romanos 1:32). Ou seja, senhor ateu e daí? Paulo adverte que quem comete esses pecados mencionados anteriormente estão condenados a morte conforme sentença proferida pelo próprio Deus, ou seja, serão destinados ao inferno, não há mandamento de que cristãos matem quem peca. Vc está distorcendo o texto, meu caro.”

            Por versão revista e atualizada você quer dizer a versão que teve partes reescritas de modo a soarem mais palátaveis a leitores modernos que vivem em uma sociedade que dificilmente acharia normal apedrejar pessoas por coisas fúteis? Afinal, se um texto diz que a morte por tal comportamento é merecida e um outro diz que tal comportamento é passível de morte, sou realmente eu quem está distorcendo o texto ou o reinterpretando? Aliás, quantas dessas “revisões” e “atualizações” você acha que o texto bíblico já sofreu desde sua primeira publicação? Você realmente acha que o texto bíblico que você tem em mãos é igual ao que um fiel tinha no século XV? E esse era igual ao que alguém tinha no século V? Isso nos diz muita coisa sobre a imutabilidade e confiabilidade da palavra divina, não? Mas, de qualquer jeito, ao afirmar que eu estou distorcendo o texto, você parece ignorar que você incide no mesmo comportamento ao concluir que a condenação à morte afirmada por Paulo equivale à condenação ao inferno. Isso não é uma interpretação pessoal sua (ou da sua “versão revisada” talvez)? Paulo não fala a palavra inferno nenhuma vez nessas passagens, pelo contrário, ele afirma categoricamente que tais pessoas merecem a morte. Mas, convenientemente, você decidiu que isso significa somente que os pecadores iriam para o inferno, não é? Quem está distorcendo o texto? E se a morte é na verdade a punição divina para os pecadores, por que então todos os que cometem esse pecado não caem mortos automaticamente? Porque Deus é misericordioso? Se for o caso, a própria condenação em si já não faz sentido. Mas essa é uma discussão muito mais longa para ser feita por aqui. E quanto a não haver mandamentos ordenando que se mate quem peca na Bíblia, eu o aconselho a lê-la com mais atenção.

            “Ateu, e daí? aproveitando a conversa, vc quer aceitar a Jesus como Seu Único e legítimo Salvador?”

            Não, obrigado.

          • Ateu e daí?

            Que bom que vc aprendeu comigo a colocar um texto em perspectiva e responde-lo, mesmo a sua resposta não sendo satisfatória. Mas valeu pelo método que vc aprendeu comigo. É um avanço.

            Ateu, nós cristãos olhamos a palavra de Deus no olhar da fé, e não do ateísmo. Se eu for questionar a bíblia como um incrédulo, usando o seu método, serei ateu como vc, e não é condizente com a minha certeza de que Deus existe.

            Se vc crê que o homem veio do macaco, tudo bem, não vou discutir contigo a sua crença (viu, ateu também tem suas crenças), mas daí fica a pergunta… quem criou o macaco?

            sobre os evangelhos, que são 4, ao contrário do que vc diz, metade deles foi escrito por pessoas que tiveram contato direto com o Senhor Jesus, (mateus e joão). Precisa se informar melhor, senhor ateu e daí?

            Sobre a fala de Cristo, a idéia de que um homem só deve se unir a uma mulher deixa bem claro (para bom entendedor) que qualquer outro tipo de união não é abençoada por Deus… geralmente os ateus são pessoas estudadas e racionais, pensei que isso fosse óbvio para vc… bom, há exceções e talvez vc esteja nela.

            Agora deixando a bíblia de lado e respondendo apenas como uma pessoa que só usa o raciocínio… Se o homossexualismo é correto, então se todo mundo se tornar homossexual, a humanidade não dura mais que 100 anos, visto que dois homens, ou duas mulheres não podem por si mesmos gerar uma vida.

            sobre versões da bíblia mais modernas, isso se deve a mudança de forma de falar e escrever que a lingua portuguesa tem sofrido ao longo dos tempos… É para facilitar a compreensão, sem mudar o sentido do texto… veja por exemplo a letra do hino nacional:

            “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante…”

            Por essa letra ser originalmente de 1831, era perfeitamente entendível na época de sua composição, mas hoje em dia é mais difícil entende-lo… numa versão moderna, ficaria assim:

            ” Das margens tranquilas do (rio) ipiranga ouviram o grito estrondoso de um povo heróico.”

            Ou seja, foi colocado com uma versão diferente, mas mantendo-se o sentido do original e facilitando a compreensão. Da mesma forma são as versões modernas da bíblia, onde palavras desconhecidas do povo em geral são substituidas por outras de dominio público, facilitando o entendimento da mensagem.

            Ateu e daí, refaço de novo o convite, quer aceitar a Jesus? É que a sua presença constante aqui entre nós sugere que vc já está meio propenso a aceitar a Cristo…

            E o testemunho de ex-ateus é um dos mais bonitos de se ouvir.

          • O QUE VC ACHA QUE DEUA DIRÁ PARA ESSES ATEUS ?? SERÁ PALAVRA DE CONFORTO ? OU DESPREZO ? SEUS ATEUS IGNORANTES VCS NAO SABEM NEM DE ONDE VEM O AR QUE VCS RESPIRAM,,

          • ateu ignorante,,,,até os animais sabem dicernir essas coisas e vcs ateus nao crem nos DEUS que formou todas as coisas,,agora se nao creem porque ficam comentando sobre a biblia, ? e atrapalhando a fé de quem serve a DEUS ??

          • Desculpe, mas que coisas exatamente os animais sabem discernir?

            E de que maneira alguém comentar sobre a Bíblia atrapalha sua fé?

          • Uau! Foi você então que inventou a técnica de rebater uma proposição ponto a ponto? Puxa, muito obrigado, ela tem sido muito útil para mim nos últimos 8 anos em que eu tenho trabalhado no sistema judiciário. E pensar que eu perdi cinco anos de minha vida numa faculdade de direito pra aprender a fazer uma contestação, quando tudo que eu precisava fazer era entrar nesse site e aprender com você… Se eu soubesse antes…

            Mas enfim, deixemos suas ilusões de grandeza de lado. Como você mesmo afirma, você vê a Bíblia como a palavra de Deus, como algo indiscutível e diz que não a pode questioná-la usando meu método, como um incrédulo. Eu entendo que a doutrinação que você deve ter sofrido durante uma parte de sua vida o leve a pensar assim. Para a maioria dos crentes, até mesmo a possibilidade de cogitar que a Bíblia não se trata de algo infalível e inquestionável é um sacrilégio. Talvez você não perceba, mas é justamente esse tipo de pensamento que os líderes religiosos querem que perdure. Assim, quem segue uma determinada orientação religiosa baseada na Bíblia não precisa parar para pensar por sí próprio nas proposições religiosas de sua congregação, basta seguir ordens supostamente dadas pela entidade divina na qual acreditam, sem se questionar. Não me surpreende que na maior parte das congregações os fiéis sejam tratados como “ovelhas” e os líderes como “pastores”. Essa analogia bíblica campestre é extremamente fiel à realidade. Ovelhas não questionam o que seus pastores dizem, simplesmente vão sendo direcionadas aonde eles querem que elas vão. Eu sei que questionar a Bíblia não é condizente com sua certeza de que deus existe, mas é justamente esse o problema. Você está basicamente dizendo que prefere seguir cegamente ordens dadas por um livro escrito há 2000 anos por uma tribo nômade e supersticiosa do deserto que sabia menos sobre o mundo que uma criança moderna bem instruída a pensar por si mesmo. Que se orgulha de não usar seu raciocínio para tentar contemplar a realidade de modo honesto, achando melhor acreditar em fatos ou afirmações improváveis ou simplesmente cruéis por puro medo de um duvidoso castigo pós-vida.

            E não, eu não creio que o homem tenha vindo do macaco. Se você está se referindo à evolução, aliás, uma afirmação dessa espécie só demonstra que você não tem a mínima idéia do que essa teoria estabelece ou da maneira como ela funciona. Eu recomendaria uma leitura para você se esclarecer a respeito do assunto, mas duvido muito que você pegue um livro que trate sobre evolução para ler. Afinal, adquirir esse tipo de conhecimento pode ter o nefasto efeito colateral de possibilitar o afastamento da fé, e tenho certeza que isso deve assustá-lo. Mas, se quiser se arriscar, estou à disposição…

            Eu também não afirmei em momento algum que os evangelhos são somente dois, e não sei de onde você tirou essa informação. E eu sei muito bem quem são os supostos autores dos quatro evangelhos. O que você não parece saber é que nenhum dos evangelhos foi escrito por quem se diz que eles foram. Talvez quem precise se informar melhor seja você, no fim das contas. A atribuição da autoria dos evangelhos a Mateus, Marcos, Lucas e João é tardia, veio muito depois que eles começaram a circular. Vejamos o que diz Luiz Felipe Ribeiro, professor de pós-graduação em história do cristianismo antigo da Universidade de Brasília (UnB):

            “O que está claro é que os títulos que temos são um fenômeno editorial, que veio mais tarde. Os títulos demoraram para aparecer no corpo do texto. Os primeiros papiros com a fórmula atual para os títulos – ‘Evangelho segundo Marcos’ ou ‘Evangelho segundo João’, por exemplo – são de meados do século 3 (mais de 150 anos depois da data em que os textos teriam sido escritos).”

            Esse é só um dos estudiosos e historiadores que concordam que nenhum dos evangelhos foram escritos por quem se diz que foi. Existem dezenas de outros, de diversas nacionalidades e orientações religiosas, até alguns cristãos, se quiser pesquisar a respeito: John Dominic Crossan, Geza Vermes, Vilson Scholz, André Chevitarese, Robert Walter Funk, Robert J. Miller, Albert Schweitzer, e por aí vai. Pegue a obra de qualquer historiador sério que pesquise a respeito dos evangelhos e você poderá se surpreender. Mais uma vez, eu não espero que você realmente o faça. Conhecer a verdade por trás da elaboração dos evangelhos também é uma coisa que tem um enorme potencial de fazer com que os vejamos como eles realmente são: obras de meros seres humanos com diversos objetivos por trás, alguns deles não tão nobres. E isso definitivamente afasta muitas pessoas da fé cega, e também deve ser assustador para quem tem medo de perdê-la.

            Sobre ser óbvio que a fala de Cristo deixa claro que nenhum outro tipo de união é abençoada por deus: pode ser óbvio para você que deve ter passado boa parte da vida ouvindo que essa passagem quer dizer isso. Eu entendo que a doutrinação possivelmente faça com que você não consiga dissociar esse significado dessa passagem. Mas espero que você também entenda que para qualquer leitor imparcial dessa passagem, ela não se refere em nenhum momento à homossexualidade. Curioso como você acha que ser “bom entendedor” dessa passagem é justamente interpretá-la da maneira como você (ou sua congregação) interpreta, não de maneira imparcial.

            Quanto à sua conjectura acerca do homossexualismo ter o potencial de extinguir a espécie humana se o considerarmos como correto: essa afirmação é no mínimo risível. Primeiro, porque o fato de você ou qualquer grupo, religioso ou não, considerarem o homossexualismo como errado nunca impediu que existissem homossexuais no mundo. Se a maior parte da humanidade chegasse ao consenso de que o homossexualismo é errado, é pecado, é proibido ou qualquer coisa do gênero, tenho certeza que ainda assim existiriam pessoas que se relacionariam com outras do mesmo gênero, só não tornariam isso público. Seria a vitória da hipocrisia somente. Segundo, porque imaginando o cenário contrário, que ninguém visse o homossexualismo como algo condenável, que os homossexuais não sofressem preconceito nenhum de ninguém, o que você acha que aconteceria? Que a humanidade inteira se converteria ao homossexualismo? Todo mundo ia de repente mudar de orientação sexual e preferir se relacionar com pessoas do mesmo gênero? Essa pressuposição é no mínimo delirante. Você viraria homossexual se eles passassem a ser aceitos socialmente por acaso? Aliás, é possível alguém “virar” homossexual? Achar que a humanidade não duraria mais 100 anos se os homossexuais fossem aceitos sem problemas é a epítome de uma doutrinação alarmista, que tenta criar justificativas (ainda que insanas) para o que é injustificável se não lançarmos mão da fé cega. Vou lhe propor um desafio, tente me apresentar qualquer justificativa para que alguém não possa se envolver em um relacionamento com uma pessoa do mesmo gênero sem usar um argumento com base religiosa. Ficarei aguardando…

            Quanto às mudanças nos textos ao longo do tempo: realmente alguns textos precisam ser adaptados para novos entendedores conforme os idiomas vão evoluindo. Não acho que o hino nacional seja o melhor exemplo disso, uma vez que ele provavelmente já era incompreensível para quem não fosse muito instruído mesmo na época de sua elaboração. Ao afirmar que ele era perfeitamente entendível parece-se ignorar o fato de que mais de 50% da população brasileira era analfabeta à época (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100003). De qualquer maneira, essas adaptações são feitas, como você mesmo disse, de modo a não tentar mudar o sentido original do texto, mantendo-o o mais fiel possível ao original. Alguns autores dizem que isso é impossível, que ao modificar uma vírgula sequer de um texto original, ou ao traduzí-lo para outra língua, você já está modificando o significado e o contexto no qual ele foi escrito originalmente. Há até um velho ditado italiano que diz que “tradução é traição”. E certamente a Bíblia também não é o melhor exemplo de texto que foi modificado somente para facilitar a compreensão, sem nenhum outro objetivo em mente. A própria passagem que você mencionou já denuncia isso. Não há nada particularmente incompreensível em dizer que o praticante de algo é merecedor de morte que justifique reescrevê-la dizendo que esse mesmo algo é passível de morte. São significados e acepções diferentes dadas à frase, embora a primeira já fosse completamente compreensível para um leitor atual. O que se buscava mesmo era mudar seu significado, reescrevendo-a de maneira levemente diferente. E se isso já foi feito em duas versões modernas e na mesma língua, imagine o que já não foi modificado, excluído, adicionado e revisado desde que o livro começou a ser escrito, em hebraico, depois aramaico, depois grego, depois latim, depois espanhol e, por fim, em português. Vou repetir a pergunta, você realmente acha que as palavras contidas no livro que você lê como a Bíblia hoje têm o mesmo significado das que existiam na Bíblia de um cristão do século V?

            E não sei porque minha presença constante aqui sugeriria que estou propenso a aceitar Jesus. Isso é um non-sequitur. Por acaso estudiosos de tribos africanas estão propensos a aceitar suas crenças ou costumes? Historiadores de Roma antiga precisam acreditar em Júpiter ou Vênus para embasar suas obras? Estudiosos de comportamentos criminosos precisam concordar com o que os psicopatas e assassinos fazem pra estudá-los? As religiões e seus seguidores são para mim um mero objeto de estudo, o que não implica em dizer que eu tenha que seguir uma religião em específico. Pelo contrário, a capacidade de me posicionar objetivamente em relaçao a elas é que me garante a imparcialidade ao analisá-las. Portanto, não, obrigado, uma vez mais eu recuso o convite de aceitar a Jesus.

          • Vocês foram muito bons no que fizeram aqui. Obrigado pelo Debate STARDUST e “Ateu idái?”.

            Fico na esperança, que um dia esse debate acabará. Não só o debate entre vocês, mas o que se estende pelo mundo todo por séculos.
            Quando Cristo voltar (a história, o planeta, a economia, a conduta da sociedade e Israel testificam isso cada vez mais forte, que ele está para voltar) e TODO olho ver, tudo isso acabará. Pois um só será o Senhor, e todos terão que reconhecer isso.
            A Paz e a Misericórdia De Jesus o Cristo, fiquem com Vocês “Ateu, e daí?” e STARDUST!

        • “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido” (2 Coríntios 3:14)

  15. Por causa desse negócio de não poder trabalha aos sábados, o Espírito Santo mandou matar o pobre do judeu que foi apanhar lenha para (provavelmente) fazer a sua comida, justamente em dia de sábado. Quanta maldade! Se isso acontecesse em dias de hoje, e Deus fosse a presidente Dilma, nossa, quanta celeuma!

  16. Gostaria de saber por que é que os apóstolos, em Atos 15.28, disseram: “Pois PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS não vos impor maior encargo ALÉM DESTAS COISAS ESSENCIAIS: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde”. Não há menção da obrigação ou mandamento de se guardar qualquer dia. Paulo disse em Romanos 14: “Um faz diferença entre dia e dia [aqueles que julgavam alguns dias mais santos do que outros]; outro julga iguais todos os dias [quem achava que não havia um dia melhor do que outro]…”. Por favor, leiam todo o texto. Mas algo que achei muito interessante é o que ele diz: “…para o Senhor o faz…” (v. 6). Vejam o v. 10: “Tu, porém, por que julgas teu irmão?”. O contexto sugere que o julgamento deriva de concepções pessoais sobre o que seria ou não verdade doutrinária, pelos menos em questões que Paulo “parece apontar” como secundárias. Vejam o v. 22. Paulo não está, com relação a dias, determinando que dia deve ser guardado. Parece que ele está mostrando que cristianismo não é isso: guardar dias, anos e meses (fazendo uso do que ele diz em Colossenses). Nesta carta agora citada (Cl), Paulo assevera não haver poder contra a sensualidade (pecado) o hábito de guardar dias, festas etc. Vejo em Paulo muito equilíbrio no ensino e uma visão muito mais ampla do que a que muitos têm tido a respeito do que seja ser santo ou não. E outra: não vejo em nenhuma parte do NT qualquer mandamento para se guardar qualquer dia da semana, inclusive o sábado.

    • Não desconsidero o AT, mas os textos de 2Coríntios 3.1-18 e outros de Hebreus, inclusive o cap. 4.1-13 (que fala sobre um descanso superior encontrado no próprio Jesus), me ensinam que tudo o que anteriormente foi escrito (AT), inclusive a guarda do sábado, apontavam para algo maior (Hebreus 8.6). Os céus e a terra que foram criados, com o sétimo dia sendo o do descanso, não era tudo o que Deus tinha para fazer. Adão caiu, e Deus sabia que isso iria acontecer (vejam Romanos 5.14). Por isso, havia um plano eterno de redenção (1Pedro 1.18-20). Havia algo maior que ainda estava para se revelar (Coloss. 1.26, 27). Guardar o sábado é algo que estava restrito à velha criação. No ministério da justiça, Deus nos leva a olhar para o que Pedro diz: “…esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2Pedro 3.13). Será um tempo eterno, no qual não haverá dias a serem guardados. E olhem que coisa gloriosa: em Hebreus, lemos “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial…” (Hb 12.22). Jesus diz que vem a hora e já chegou (João 4).
      Paulo

      • Regina, você, quando bebê, deve ter caído do berço e batido forte a cabeça no chão, hein? O seu nome já o identifica, que você não é nem lá e nem cá, percebeu? Enfia a viola no rabo e caia fora.

        • jota ,,esse espaço aqui nao é pra ignorantes como vc,,vc quer dar uma de bonzao ..mas espiritualmente vc está ôco,,vá pedir entendimento a DEUS para vc comentar sobre as coisas do ´ceu..

  17. Durante a vida humana de Jesus aqui na terra, Ele também guardou o sábado (Lucas 4:16) e reafirmou-o como um dia que beneficia os cristãos (Marcos 2:27, 28). Vários textos no livro de Atos mostram que os discípulos de Cristo adoravam no sábado depois de Sua ressurreição (Atos 13:14; 16:13; 17:2; 18:1-4, 11).

  18. A paz irmãos,

    O Sábado é bíblico, ele foi o dia que o Senhor estabeleceu para o descanso, mas não é sinônimo e nem advento para Salvação, o Sábado não é só um dia da Semana, Sábado também está relacionado com as festas, os Anos Sabáticos e o Jubileu, aí eu pergunto quem guarda o Shabat? Ninguém observa esse mandamento da maneira certa, mesmo os Judeus em Israel têm muitas dificuldades de guardar o Shabat, o Shabat e as festas são sombra das coisas que há de vir, provavelmente no Milênio.

    • Amado, pensa uma coisa, quando Paulo diz que são sombra das coisas futuras não se relacionava com o Sábado Santo do Senhor. leia e entenda bem o livro de Colossenses 2:1-22. porque se assim fosse ele mesmo estaria a contradizendo-se de acordo o livro de Hebreus 4:1-16 (analise estes textos e comente com base neles). antes de comentares investiga as origens… o Sábado está desde a fundação do Homem Génesis 2:1-3. E quando aos rituais estabelecidos por Deus ao povo a quanto o processo da purificação do santuário e deles mesmos, a bíblia utiliza o termo shabat para significar descanso total na quele dia compare Levítico 16:1-32

      • Diogo Francisco,

        Eu entendo muito bem o que estou falando, já analisei cada verso e o que digo é pertinente. Shabat não é só um dia da Semana, o Shabat é mais do que isso. A verdade é que ninguém guarda o Shabat como se deve, nem você, nem mesmo os Judeus, o que se aproxima de uma guarda legal do Shabat é em Eretz Yisra’el, mesmo assim está longe do contexto bíblico dados por Adonai a Moshê.

      • AMÉM! DIGAM O QUE DISSEREM GUARDAREI O SÁBADO E NO GRANDE DIA DO SENHOR DO UNIVERSO, VEREMOS QUEM FOI LEAL.

        SÁBADO SANTO DO SENHOR DEUS DO UNIVERSO

        Êxodo 16.23b – Amanhã é repouso, O SANTO SÁBADO DO SENHOR.
        Êxodo 31.13b,14ª,15,16 – Certamente guardareis Meus SÁBADOS.
        14-a Portanto guardareis o SÁBADO, santo é para vós; aquele que PROFANAR CERTAMENTE MORRERÁ.
        15- Seis dias se fará obra, porém o sétimo é o SÁBADO do descanso, Santo do Senhor; qualquer que no dia de SÁBADO fizer obra, certamente morrerá.
        16- Guardarão, pois o SÁBADO os filhos de Israel, celebrando o SÁBADO na sua geração por CONCERTO ETERNO.
        Levíticos 20.8/11-Lembra-te do dia de SÁBADO para santificar seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é SÁBADO do Senhor teu Deus; Não farás nenhuma obra, nem tu nem teu filho, nem tua filha, nem tua serva nem teu servo, nem teu animal nem teu estrangeiro que esta dentro das tuas portas porque em seis dias fez o Senhor os Céus e a terra, o mar e tudo que nele há, e ao sétimo, (SÁBADO), dia descansou; portanto ABENÇOOU O SENHOR o dia de SÁBADO e o Santificou.
        Levíticos 23.3 – Seis dias obra se fará, mas ao sétimo dia será SÁBADO do descanso, santa convocação, nenhuma obras fareis; SÁBADO DO SENHOR É em todas as tuas habitações.
        Deuteronômio 5.12 – Guarda o dia de SÁBADO, para Santificá-lo, como te ordenou o Senhor teu Deus.
        Isaías 58.13/14 – Se desviares o teu pé do SÁBADO, de fazer a tua vontade no MEU SANTO DIA e se chamares o MEU SANTO DIA DELEITOSO, e Santo dia do Senhor DIGNO DE HONRA, e o honrares não segundo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, e nem falar as tuas próprias palavras, então te DELEITARAS NO SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacó; PORQUE A BOCA DO SENHOR DISSE.
        Jeremias 17.21 ao 27 (Santificação do SÁBADO).
        Ezequiel 20.12a,20 – E também lhes dei os Meus SÁBADOS, para que servissem de sinal entre Mim e eles:
        E santificai os Meus SÁBADOS, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu Sou o Senhor vosso Deus.

        OBS.:
        É O ÚNICO DIA SANTO, O DIA DO REPOUSO DO SANTO DOS SANTOS, REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES.

        • Alciones Garcia,

          Entendo o seu ponto de vista, só quero que entenda que o Shabat não está relacionado somente ao dia da Semana, mas as festas, anos, jubileus e ao Milênio. Por isso digo e reafirmo, ninguém guarda o Shabat como se deve, quem se aproxima mais do conceito bíblico é o judeu que mora em Israel, mesmo assim muitos ainda não guardam o ano Sabático e nem mesmo cumprem as ordenanças do Jubileu.Entendeu o meu ponto de vista? Espero que sim!

          A paz esteja contigo!

        • Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

          Mateus 19:12

          Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:

          Isaías 56:4

          • Porque você não completa o Texto de Isaías 56?

            Pois bem olha o que o texto diz: Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
            Isaías 56:4-5

          • Com maior prazer Regino:

            Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte. Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.
            Isaías 56:10-12

            Por isso Israel foi para o exílio, por não terem dado ouvidos a Torah de Adonai e um desses motivos foi o Shabat, veja o que diz o Texto de 2 Crônicas 36:15-21
            O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação. Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio. Ele enviou contra eles o rei dos babilônios, que no santuário matou os seus jovens à espada. Não poupou nem rapazes, nem moças, nem adultos, nem velhos. Deus entregou todos eles nas mãos de Nabucodonosor; este levou para a Babilônia todos os utensílios do templo de Deus, tanto os pequenos como os grandes, juntamente com os tesouros do templo do Senhor, os do rei e os de seus oficiais. Os babilônios incendiaram o templo de Deus e derrubaram o muro de Jerusalém; queimaram todos os palácios e destruíram todos os utensílios de valor que havia neles. Nabucodonosor levou para o exílio, na Babilônia, os remanescentes, que escaparam da espada, para serem seus escravos e dos seus descendentes, até à época do domínio persa.
            A terra desfrutou os seus descansos sabáticos; descansou durante todo o tempo de sua desolação, até que os setenta anos se completaram, em cumprimento da palavra do Senhor anunciada por Jeremias.

            Talvez você tenha que ler mais essa questão para aprender mais e entender que a Palavra de Deus é única e não volta atrás. Deus diz claramente Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? Números 23:19. Agora vá e estude.

  19. Cada um colhe o que semeia.
    Em 1984> no livro “INFORMES SOBRE la FÉ”” do card. Ratzinger– maior teólogo reconhecido a´pos Concilio Vaticano II, pelos lideres das maiores religiões do planeta, faz duas afirmações:
    1)- A Bíblia —é realmente católica.
    2)-Os tradutores PROTESTANTES falam mais de si nas traduções, que o próprio texto.

    Então todo cuidado é pouco, ao ler de modo LITERAL> sem o ESPÍRITO que conduz a toda a verdade e + “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”, “”as coisas do mundo se torna grego para Deus e Deus VIVO, grego para o mundo.

    DESDE 1960>>> todas as Bíblias SÃO DO “”texto sinaiticus””> que não contém UM SO MANUSCRITO ANTIGO> inclusive la por 1870, fizeram o Novo Testamento em grego.
    POR QUÊ? va a um sebo e doe 100 biblias do “””TEXTO RECEPTUS””> baseada nos manuscritos antigos ( uns 5 mil)—– e verá que NEM UMA VAI PRA VENDA. Asim com diversos outros livros>>> passa “GENTE RELIGIOSA” compra e ———- QUEIMA____ QUEIMA TUDO. POR QUE???

    Usaram tanto Colossenses cap. 2 que pergunto:
    Em hebraico o que significa SABBAT e e e sabat?
    No concilio de Trento de 1545-1562> ( nada a ver com os irº catolicos e protestantes/evangélicos *’honestos’) quando tudo estava PERDIDO, um bispo levanta a questão”” Se voces REFORMADORES, nos acusam de tantos erros bíblicos, e dizem SOLLA SCRIPTURA, voces deveria GUARDAR O SABBAT biblico… se voces guardam o domingo –ESTÃO HONRANDO O PODER ROMANO”” ( fecha aspas) aí de reforma virou PROTESTO. (A lei de guarda obrigatoria do domingo foi criada por CONSTANTINO em 7 março de 321)
    A Igreja catolica ORTODOXA guardou o sabbat e o domingo ate 1350 dc, quando os que permaneceram fieis ao sabbat foram dizimados por forças religiosas. POR QUE???

    **** QUALQUER PESSOA QUE CURSAR “HISTÓRIA” ou “ADVOGACIA”> sabe disso. Isto se ensina somente para os do CIRCULO INTERNO– de qualquer molde religioso.

    + foi citado o texto TEDENCIOSO de 2 Cor 3:14 >> leia na BIBLIA de JERUSALEM, 2008-Paulus ” Mas seus espíritos se OBSCURECERAM(antigo Israel) SIM; até hoje quando leem o Velho testamento,,,,, este mesmo véu permanece até hoje. NÃO É RETIRADO,,,,,(*) pois é em CRISTO que ele desaparece”. ( quando Cristo morreu, qual VÉU TÍPICO se rasgou, que ele simbolizava) Texto em acordo com A VULGATA de 1871> catolica feita do texto receptus.
    (*) para o cristão COLOSSENSES 3:3 “… morrestes, e tua vida esta escondida em Cristo em Deus”+ cristão deve lutar contra a VELHA NATUREZA para não ser mal educado —

    CONCIÊNCIA: o Dr, Phd em religiosidade judaica, filosofia grega e “”DIREITO ROMANO”” diz:
    “”è INESCUSÁVEL O HOMEM QUE SE FAZ DE JUIZ” e daí vem a lista daquilo que praticamos de ERRO.+ Deus julga seggundo a Verdade e niguém escapará+ Ele não faz acepção de pessoas+
    “””Vs. 13 Não são justos os que ouvem a Lei (moral- 10 mandamentos diz no rodapé),mas OS QUE CUMPREM A LEI
    14-Os gentios, não tendo lei, fazem naturalmente o que é PRESCRITO pela– Lei
    15-os gentios mostram a Lei gravada em seus corações,
    DANDO DISSO TESTEMUNHO___ SUA CONSCIÊNCIA
    e seus pensamentos, que alternadamente “ACUSAM ou DEFENDEM”
    16- no dia em que deus julgará as COISAS OCULTA dos homens, por Cristo Jesus.
    29- verdadeiro judeu é aquele que é no interior.
    Romanos: 2:1-29.

    Não confunda CARATER– com ROTULO de vida.

    Cada ser HUMANO —- sabe quando– está CERTO OU ERRADO.

    Até o ponto em que fique OSBCURECIDA ou CAUTERIZADA, e veja o que se torna ele então>>> nenhum animal fere outros, por prazer sem limites de ver a dor.

    Biblia de Jerusalem, é catolica e se não me falha a memoria concebida pelos jesuitas
    A paz do Cristo, o REDENTOR.

    • Levi,

      Não entendi o seu texto, onde quer chegar? Quer dizer que quem tem razão são os Católicos? E com isso quer dizer que o Domingo é o dia do Senhor?

      O Dia do Senhor é o Shabat e toda a escritura é Judaica, nem o Tanakh e nem o Brit Chadashah são Católicos ou protestantes, mas escritos Judaicos.

        • Não viaja Regino, prove nas escrituras, não devaneie e eu já te disse um monte de vezes que não sou Adventista. Eu leio a bíblia e questões doutrinárias e culturais de Igrejas não me influenciam, o que está escrito é o que vale.

      • Olá Irmão! Estevam

        SABBAT.. é o sétimo dia ( som de b alongado= como carro)
        sabat…(som de b curto: caro). são as festas anuais, marcadas em determinado dia do mes, portanto faziam rodizio dentro dos dias da semana, e não importando o o dia semanal, deveria ser considerado como SABBAT.. por isso no sabado da morte de Jesus..””era grande aquele dia”” era sabado do 7 dia e da Pascoa (saida do Egito)
        Usam 2 Cor. 3:14 traduzido mal intencionado, para desvincular o VT. do NT.. veja que Jesus sempre rebateu os estudiosos religiosos com”” COMO LES como esta escrito, como interpretas> afora diversas citações diretas do VT, se desvincularmos Ele do VT, e cultuarmos apenas a morte na cruz, teremos essas 40 mil religiôes cristas.

        Quanto a Lei m Romanos, creio que Paulo não era Católico ROMANO.. eles mesmo a enaltecem, so
        MUDAM O TEXTO QUE CONVEM

        Consciencia> com conhecimento: quem tem o papel escrito BIBLIA não tem desculpa> tem a letra e a ação do Espirito como campainha, dizendo: isto esta certo, isto errado. Quem não tem a Biblia, sera julgado como atendeu a esta campainha ( não confundir que em certo momento,.será pregado a todo o mundo… temos que acabar com a ideia de santarões, estamos aki para escolher qual lado viver o abor do lado escolhido)

        De 270 a 321 dc. os romanos passaram de adorar o deus MITRA> um os auxiliares de Ahura Madza(deus persa) o qual rebatizaram como SOLLIS INVICTUS. Constantino, ao iludir o cristãos GOVERNISTAS, rebatizou_ AMENIZOU e promulgou o decreto de guarda oficial do domingo em comemoração agora a RESSUREIÇÂO de Jesus. SABBAT e domingo permaneceram na igreja latina ate os anos 600. Na Catolica ortodoxa ate 1350… e nas igrejas catolicas NÃO CALCEDONICAS,. onde hoje estão fazendo uma faxina GEO-religiosa..ha grupos que ate hoje guardam os dois dias.

        Quanto as biblias hoje existentes TODAS provem do tal CODEX SINAITICUS, achado no lixo do mosteiro de S.catarina-no sinai o qual não tem respaldo nenhum de manuscritos usados pela igreja cristã. O rev. Canrigh foi o incunbido a fazer o GREGO do NT. e recebeu como recompensa a Biblia King James de 1611, que pela modelo historico critico a reduziu a lamentavel biblia chamada NEW bible king james atualizada
        Vejo que voce entende bastante de judaismo por assim dizer… mas temos que olhar mais em outras direções, se queremos, veja bem se queremos ver o processo total das principais mudanças… dos tempos e da lei
        Alias, pensamento meu, quando for liberado os escritos da caverna nº 11.,com certeza teremos muitas surpresas.
        Apenas, não sou uma pessoa que aceita CREDOS ARTIFICIAIS, fabricados como MERCADORIA por igrejas
        Fico chateado, com pessoas que atacam ou defendem de forma não racional os conceitos.Isso DIZ qual o decibel da maturidade deles.

        Nota: esta Biblia de Jerusalem, entre as que podemos USAR, pois é ecumenica, é tida por MUITOS estudiosos uma BOA BIBLIA, pois quando o verso esta errado, consertam no rodapé, e vice versa….Os catolicos ROMANOS, para acomodar seus dogmas religiosos, ESTUDARAM MUITO, e encontramos nela uma ótima fonte de CORRELACIONAR os temas e versos. Não podemos defender DOUTRINAS bíblicas por Bíblias que estão fora do mercado.TODOS–TODOS tem que conferir biblicamente
        Outra no BR. é a Palavras chave hebraico-grego da CPAD, com o dicionario de Strong, claro alterado em certas partes pela original americana AMG

        Meus amigos:: ESCAVEM, deixando de lado as ideias pre concebidas, ou seremos meros papagaios.
        A paz do Cristo, o Redentor

        • Levi, a paz esteja contigo,

          A palavra Shabbat שבת vem da raiz shavat que significa descansar e está relacionado com o Sétimo dia, as festas, os Jubileus, os Sábados de Anos e o Milênio. O que envolve descanso relacionado no Contexto bíblico é Shabbat=Descanso.

          A questão dos achados de Qumran trouxeram muita luz em traduções antigas e ainda deve-se entender que os escritos hebraicos foram bem preservados mesmo em meio as perseguições da ICAR aos Judeus.

  20. Claro que é pecado trabalhar no Sábado.
    É o QUARTO MANDAMENTO.
    É a mesma coisa quando a gente pula o muro. Adultera.
    É a mesma coisa quando a gente rouba. Furta
    É a mesma coisa quando a gente tem inveja das coisas dos outros. Cobeça
    É a mesma coisa quando a gente fabrica imagem de escultura. Idolatria…

    O sábado está contido na mesma relação dos outros nove mandamentos…
    Só para lembrá-los…
    Por que as pessoas só arrumam desculpa para o 4º mandamento.
    Dá a impressão que estas pessoas estão EM DIA COM OS OUTROS NOVE.

    Por isso Tiago deixou bem claro que: Quem tropeça em um UNICO MANDAMENTO tornou-se culpado
    de TODOS OS OUTROS.
    É Mole?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *