38 ideias sobre “Como eu faço para aprender e memorizar a Bíblia?

  1. Quatro passos simples para a memorização.

    Há quatro passos simples para a memorização da Escritura. Vamos usar 1 Pedro 2.24 como um exemplo: “e Ele mesmo carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça; porque por suas chagas fostes sarados”.

    Passo 1: Localização

    O primeiro passo é memorizar a localização, não o versículo em si. A razão para isso é que se você esquecer o versículo, mas memorizou a sua localização, poderá sempre localizá-lo.

    Primeiro memorize a localização: “1 Pedro 2.24”. Diga “1 Pedro 2.24” várias vezes. Não se preocupe de início com o que diz a passagem, apenas memorize a sua localização. Tenha certeza de que quando você falar 1 Pedro 2.24 isso flua suavemente dos seus lábios. Pronuncie 1 Pedro 2.24 enfatizando diferentes sílabas. Fale 1 Pedro 2.24, ou 1 Pedro 2.24 ou 1 Pedro 2. 24 ou ainda 1 Pedro 2.24. Mas fale 1 Pedro 2.24 tantas vezes quanto necessário para que quando você disser isso seja tão natural quanto respirar.

    Passo 2: Ponto essencial

    O segundo passo é estudar o ponto essencial ou cerne do versículo. No nosso exemplo ele é muito simples – “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro.” Diga, “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” de diferentes formas. Diga “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro”, ou “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro”, ou “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” etc. Mas fale “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” tantas vezes quanto necessário para que quando você falar “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” isso seja tão natural quanto falar 1 Pedro 2.24 (um tanto repetitivo, não é?).

    Passo 3: Associação

    A terceira parte é mais divertida. É quando você associa os dois numa só coisa. Fale “1 Pedro 2.24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro. Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro é 1 Pedro 2.24. 1 Pedro 2.24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro…” Fale isso muitas vezes, cerca de dez vezes. Se você fizer isso, logo logo irá memorizar.

    Essa parte da associação é importante porque ajuda você a pensar numa das partes sempre que pensar na outra. Por exemplo, se alguém pedir a você “Onde está escrito que Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo?” você imediatamente responderá dizendo “1 Pedro 2.24”. Isso funciona.

    Passo 4: Um pedaço de papel

    O quarto e último passo é pegar um pedaço de papel com linhas, de 8 polegadas e meia por 11 polegadas (N.T.: 1 polegada = 2,54cm) e riscar uma linha vertical de uma polegada a partir do lado esquerdo.

    Escreva a localização do versículo na coluna da esquerda do seu papel e no lado direito escreva o versículo. Faça isso com todos os versículos que desejar memorizar. Dobre o papel, coloque-o em seu bolso ou bolsa e carregue-o aonde quer que você vá. Quando esquecer um versículo ou a sua localização simplesmente tome o papel e refresque a sua memória. Logo você terá memorizado mais de cem versículos.

    A memorização é como um exercício. Quanto mais você o praticar, mais fácil ele se tornará a você; quanto menos você se dedicar a ele mais se tornará árduo. Portanto faça isso. Se você seguir esse procedimento a sua mente se tornará como uma esponja, você acabará memorizando toda espécie de coisas com a maior facilidade, como quantas meias há na sua gaveta, tudo o que está na sua geladeira e mesmo onde estão as chaves do seu carro.

    E mais uma coisa: você ficará espantado como o Senhor usa o que você memorizou.

  2. leia o quanto puder e peça ao ESPIRÍTO SANTO para te ajudar.pode ter certeza que ler é melhor maneira de guardar,agora memorizar tudo impossível,mais vai sempre lembrar algo.

    • tem que memorizar sim. A Bíblia diz em Josue 1.8: “Não se aparte da sua boca o livro desta lei”, ou “Não se aparte da sua boca o livro desta lei” em Josue 1.8, e ainda diz assim em Josue 1.8 “Não se aparte da sua boca o livro desta lei”

  3. Olá amiga, tenho que lhe dizer; a técnica de memorizar bíblia é a mais difícil de todas, porque na memorização aprendemos parte por parte, ou seja do mais fácil ao mais difícil, não se permitindo pular etapas, que são; livrar-se dos males como falta de atenção, de estresse etc para então aprender a memorizar nomes , números e palavras pra depois textos e mais depois ainda a bíblia, porque nela temos; nomes, números, palavras e textos.
    mas vou tentar te explicar assim mesmo:
    Para memorizar a bíblia ou qualquer outro texto é importante você aplicar primeiramente a técnica que chamo de “técnica dos quatro seguimentos”, por se tratarem de quatro partes a serem observadas para se memorizar um texto.
    1- entendê-lo
    2- resumi-lo
    3-dar significado mnemônico -substituir (substituir as palavras abstratas por algumas possíveis de imaginar, ou seja mais concreta).
    4- interligar

    aplicando isso na bíblia:
    João capítulo 14 versículo 15 ” aquele que me ama, guarda os meus mandamentos”
    1-pense nisso, reflita sobre isso em sua vida. para entender pode-se aplicar a técnica dos 5 sentidos (quais os tipos? o que é? fato? características? exemplos?) questione-se sobre o que é mandamento? o que é amor? quais os tipos de amor ou mandamento? lembre ou crie um fato semelhante ao que sugere a idéia do texto para representá-lo. ( no caso nem todos os textos se aplica os 5 sentidos mas em qualquer texto se aplica pelo menos 2, o que ja é o suficiente para entender qualquer palavra ou texto, pense nisso depois…).
    2-resumindo: João 14 15 ama, guarda, mandamentos
    3-substituir palavras escolhidas
    joão= joão,
    14= flexionar,
    15= facão,
    ama= beijar,
    guarda=gaveta
    mandamentos= bíblia.
    Porque 14 e 15 são essas palavras? para qualquer numero ja temos objetos e verbos preparados, só aprendendo a memorizar numeros pra saber mais(mas como estamos pulando etapa considere assim mesmo).(porque numeros são abstratos e objetos e verbos não, assim é mais fácil lembrar).
    4- interligar ( imagine o João flexionando um facão para abrir uma gaveta e após abrir encontra uma bíblia lá dentro então ele decide beija – lá) imagine o João conhecido o facão, a gaveta e a bíblia conhecida nesse pensamento, faça isso agora.
    ao lembrar dessa sena vc ja deveria saber o que significa cada informação (se tivesse aprendido antes) assim seria imediato tanto a recordação quanto a memorização.
    para aprender vc pode comprar o livro do recordista Brasileiro de memorização
    Carlos Figueredo ( ele memoriza 100 passagens bíblicas por hora com essa técnica- pesquise; Carlos Figueredo memorização bíblicas o que equivale a 600 digitos alfa numéricos).

    PROFESSOR DA “MEMORIZE MAIS” ; ROBERTO FERRO

  4. Estou lendo a biblia pela oitava vez, não dá p lembrar de tudo, mas qdo citam certos trechos eu conheço, só não sei o endereço, então procuro na biblia de promessas ou de estudo que acho rapido o que procuro, fica guardada no suconsciente e qdo se procura com a ajuda do pg de estudos, vc acha rapidinho.E tambem, qdo alguem diz algo que não está na biblia o Espirito Santo te faz lembrar.

  5. Muito bom, uma benção essa sua recomendação, tenho dificuldades para decorar, versículos, mais agora vou estudar, e com muita fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, aprenderei.
    Você é uma benção de Deus.

  6. Deus é um Deus que tudo pode para Ele não existe o impossivel, nas horas dificeis faz mistério acontecer, fez do ceu maná cair, e da rocha água sair, água em sangue transformou o mar se abrio e o seu povo passou. Gloria a Deus por seu poder e grandioso amor. Com estas palavras quero eu dizer que memorisar passagens bíblicas não é algo facil mais com a unção de Deus vc as de conseguir. Admirar-te-as de mesmo*sem equecer os métodos ditos pelo Jacinto Rodrigues, Roberto Ferro, etc.* Que Deus venha nos guiar e esteje com todos nós visto que estamos num mundo onde o principe é Satanás.

  7. Nossa, amei esse site e mais ainda pela explicação, uma maneira bem fácil de aprender a memorizar a Bíblia, uma ótima explicação, parabéns!
    Eu tenho muita dificuldade de memorizar cada passagem que leio da Bíblia, de achar um versículo que me tocou muito, agora com essa explicação, vai ser mais fácil, pois é só ficar memorizando cada detalhe….legal, gostei muito, obrigada!

  8. Olá,
    Excelente explicação irmão Jacinto Rodrigues de Moura, eu fiz isso desde a minha conversão em 1983, e funciona até hoje!!! Apenas acrescentei mais dois itens:
    1-Procuro decorar os versos “de madrugada”.
    2-Jamais digo um verso no chute, mas em certeza de livro, capítulo e versículo. Pois a dúvida é um terrível veneno tanto p/ a memória, quanto para a fé.

    Lembrando os irmãos que no Reino de Deus, não há mágicas: Colhe depois, o que tiver plantado antes; ou seja: O Espírito Santo somente fará o cristão “LEMBRAR” depois, o que ele estudou antes!
    “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, E VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO QUANTO VOS TENHO DITO”. Joa 14:26

    Paz seja convosco,
    Jaime Dias

  9. OLA AMIGOS HJE EM DIA É MAIS FACIL PRA QUEM REALMENTE QUER DECORAR VERSICULOS DA BIBLIA ,TA MAIS EM UMA QUESTAO DE VONTADE PROPRIA ,VC TEM CELULAR?ESCREVA O VERCICULO E DEPOIS É SO LER,SE TIRAR UMA FOTO VC PODERAR VER SEMPRE QUE FOR PRECISO,ABRAÇO EM CRISTO

  10. OI BOA NOITE ESTOU MI PREPARANDO PARA O SEMINÁRIO E PRECISO DE AJUDA E QUE OS PASTORES QUE VER ESSA MENSAGEM POSSAM ME DAR FORCA E QUE DEUS ABENÇOE TODOS NOS AMEM

    NIXON R B 14 05 2014 AS 21 22 HÁS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>